Calendário de Eventos UFSC

jun
21
sáb
2ª Caminhada Fotográfica para a Diversidade de Gênero no Wikimedia Commons
jun 21@9:00

A 2ª Caminhada Fotográfica para a Diversidade de Gênero no Wikimedia Commons ocorre em 21 de junho, sábado, às 9h, no Centro de Florianópolis. O evento tem como objetivo revisitar memórias LGBTQIAPN+ e produzir fotos que serão carregadas no Wikimedia Commons no contexto do projeto Mais Teoria da História na Wiki. É organizado pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e pelo Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (Nepemi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Wikimedia LGBT+.

A iniciativa busca visibilizar a história, politizar e criar memória visual coletiva. Todas as fotos enviadas participarão de um concurso com premiação entre os participantes. A atividade vale como extensão da UFSC, com direito a certificado. As inscrições estão abertas até 20 de junho e podem ser feitas por meio de formulário.

Confira a programação:

9h – 9h10: Boas-vindas e apresentações.
9h10 – 9h20:  Capacitação sobre o Wikimedia Commons e seu aplicativo.
9h20 – 11h30: Caminhada fotográfica com carregamento das fotos tiradas pelas pessoas participantes usando celular.
11h30 – 12h00: Momento de compartilhar suas impressões e finalização da atividade.

O roteiro da caminhada está planejado para durar 3h, compreendendo oito pontos de parada que podem apenas sofrer alteração na ordem:
  1. ADEH – Nostro Mundo (1993) e FAÇA – Fundação Açoriana de Combate à SIDA (1991): organizações não governamentais que atuam na luta por Direitos Humanos, especialmente em relação ao HIV, à população trans e às trabalhadoras do sexo.
  2. Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Lésbicas, Bissexuais, Gays, Transexuais e Travestis da Prefeitura de Florianópolis.
  3. CMDLGBT (2015): conquista do movimento LGBT+ da cidade para implementação de políticas públicas.
  4. Praça XV: centro ao redor do qual se formaram territórios LGBT+ nas décadas de 1970 e 1980, também foi palco de diversos carnavais.
  5. Avenida Hercílio Luz (Antigo Roma Bar, décadas de 1970 a 2010 e bodegas mais recentes como La Kahlo).
  6. Escadaria do Rosário: primeira tentativa de uma Parada Gay em Floripa (1998, 6 pessoas), último local de realização de Ballroom na Maratona Cultural (2024).
  7. Ambulatório Trans (2015): conquista do movimento trans de Florianópolis no que se refere ao direito à saúde dessa população.
  8. Largo da Alfândega: local de encontro de várias mobilizações e manifestações relacionadas às pautas LGBT+ e feministas.

Mais informações no site do LEGH.

jun
27
sex
Exibição e debate: ‘A substância’
jun 27@19:00 – 22:00

O projeto de extensão Cine Ata-me, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS),  do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá uma edição especial com o Núcleo de Estudos em Ensino, Neurodiversidade e Arte (NENA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o encontro Nena Em Cena é aberto a comunidade. Haverá exibição do filme A substância, de Coralie Fargeat, com posterior debate.

O encontro será na próxima sexta-feira, 27 de junho, às 19h, no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

O evento tem o propósito de promover debates sobre saúde mental, enquanto um tema sensível para se pensar na produção social da identidade e da diferença. De acordo com os organizadores, o tema da saúde mental tornou-se urgente para os campos da Educação e da Saúde, principalmente após a pandemia da Covid-19.

Para mais informações acesse a página oficial do museu.