O 2º Workshop de Integração Petrobras e Universidades ocorre no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.
O evento anual vai apresentar os resultados dos projetos da Petrobras executados com a UFSC, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre o tratamento de água produzida. A programação incluirá uma visita guiada e apresentações dos projetos temáticos envolvendo as tecnologias mais avançadas e inovadoras desenvolvidas nessas instituições para os representantes da Petrobras.
As inscrições são restritas aos integrantes das equipes participantes. Mais informações pelo Instagram do Projeto Petrobras UFSC, pelo e-mail eqa@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-6340 (WhatsApp) e (48) 3721 4064.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.
O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
O workshop pode ser acessado através do link.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
Formato:
Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.
1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min
- Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
- Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
- Napkin pra deixar esse cronograma legal
2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min
- Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
- Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):
3. Apresentação do Resultado – 5 min
- Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”
Ferramentas utilizadas:
- ChatGPT (ideação e estruturação)
- Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
- Gamma (páginas/posts/sites)
- Napkin (organização de ideias)
O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.
O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas
O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.
O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.
A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.
A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf, fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.
Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.
O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.
A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.
Para assistir ao workshop, acesse aqui.
Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o workshop Tecnologias para Diabetes em LivingLab: Onde a Tecnologia Encontra a Vida Real, que reunirá profissionais de saúde, representante da Anvisa, Inmetro, associações de diabetes, indústria e usuários finais para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para 6 de maio, às 14h, de forma virtual.
O objetivo do workshop é apresentar perspectivas de diferentes áreas para estabelecer estratégias para prevenção de eventos adversos em dispositivos médicos usados por pessoas com diabetes. O evento é voltado a pessoas que têm diabetes, profissionais da saúde, pesquisadores, profissionais que atuam em agências reguladoras, na indústria e demais interessados.
Para mais informações e o recebimento do link do workshop acesse o formulário de inscrição
Será realizado no dia 12 de junho o II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD), das 14h às 18h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A atividade tem como objetivo promover o debate interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade, destacando o papel da educação na redução de riscos e desastres.
As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line até a data do evento. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas.
Programação
14h – Palestra CTS na GIRD:
Palestrante: professora Fabiana Santos Lima.
Professora Visitante PPGECT/ UFSC; Membro CEPED/UDESC; Membro do Centro Técnico Científico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (CTC); Coordenadora da Câmera Técnica de Logística Humanitária do CTC; Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG); Doutora e Mestre em Eng. Produção (UFSC); Área de atuação: Logística Humanitária.
14h30 – Palestra Sem educação, não há Redução de Riscos: A Formação como Pilar das Políticas Públicas para a Sociedade em RRD:
Palestrante: Cleonice Maria Beppler.
Engenheira Florestal/segurança do trabalho/Transportes – Professora Instituto Federal Catarinense (IFC) –Campus Camboriú; Coordenadora Nacional e Institucional do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD; Coordenadora e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD Campus Camboriú; Coordenadora do curso de qualificação de Agente Comunitário em Proteção e Defesa Civil no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Subcoordenadora do Plano de Contingência de Educação no estado de SC (PLANCON EDU) – Plano de contingência escolar para as escolas de SC.
15h – Palestra Programa Brigadas Escolares e a cultura de prevenção e preparação no ambiente escolar
Palestrante: capitã Joyce Andressa de Oliveira Saboia.
Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres, pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Engenharia Civil; MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, pelo CBMPR ; Pós Graduação em Segurança do Trabalho; Curso de Especialização de Sistema de Comando de Incidentes, pelo CBMPR; Pós Graduação em Proteção e Defesa Civil; Atualmente, militar da ativa do CBMPR, atuando na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.
15h30 – Palestra A Geografia Escolar e mudanças climáticas como estratégia para a Redução de Riscos e Desastres
Palestrante: professor André Peron.
Coordenador e Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC), linha de pesquisa: Geografia em processos educativos.
16h30 – Apresentação Aplicativo de Suporte para Professores Aderirem ao Currículo sobre o Tema Desastres
Palestrantes: acadêmicos Elida Marlene Alvarez Medina, Felipe Morais Santos, Nasarita Rohden, Monica Dias Vieira, Rosihene Evelim da Silva Azevedo e Salete Aparecida Martins.