A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.
Com o tema Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação, a 14ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 22 de outubro. A palestra de abertura, às 19h, leva o mesmo título do evento e tem como convidada a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa. A mediação será do jornalista Alexandre Gonçalves, curador da newsletter agenteGPT, e do professor do PPGJOR Rogério Christofoletti. Todas as mesas e palestras serão no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A programação vai até quinta-feira, dia 24, e é composta por mesas de debate, nas quais mestrandos e doutorandos apresentarão suas pesquisas sobre as mais diversas temáticas do jornalismo. O tema central do evento, eleito pelo corpo discente, reflete a preocupação cada vez maior sobre o papel da inteligência artificial no jornalismo automatizado e as novas tendências da mídia digital. A Jornada promete ser um espaço de troca de conhecimento e reflexão crítica sobre o futuro da comunicação e do jornalismo, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da área.
Outra atração será a presença da professora Elena Carmelich, da Universidad de Buenos Aires. Sua palestra, sobre o sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico, será na quarta-feira (23), às 19h.
Na segunda-feira, dia 21, algumas atividades de preparação para o evento serão realizadas na Sala Drummond, com a apresentação de palestras sobre preparação de pesquisas para o Comitê de Ética e revisão de literatura acadêmica. Neste dia, também será apresentado o resultado do relatório sobre Jornalismo Local, focado nos hábitos e interesses do público em relação à imprensa de Florianópolis, elaborado pelo projeto de pesquisa LocalJor, coordenado pelo professor Jacques Mick.
A 14ª Jornada Discente é gratuita e aberta à toda comunidade e conta com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), da Editora UFSC e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 21/10 – segunda-feira – atividades de preparação para a Jornada
Sala Drummond
9h às 11h – Comitê de ética/ Plataforma Brasil (Alan Milhomem)
11h às 12h30 – Revisão de literatura em Comunicação (Wagner Concha)
14h às 16h – O que conecta os públicos ao jornalismo local: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis (Prof. Jacques Mick)
17h – Assembleia Discente. Pauta: possibilidade de mudança de datas da Jornada Discente a partir de 2025.
Dia 22/10 -terça-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 12h – Meio ambiente e jornalismo local
Mediação: Carlos Locatelli e Suelyn Luz
Anderson José da Costa Coelho – Amazônia pelo fotojornalismo: Narrativas imagéticas em tempos de devastação
Daniel Cassol – Estratégias de sustentabilidade em jornais baseadas em práticas de governança
Lauriano Atílio Benazzi – Fotojornalismo, sustentabilidade e o ODS nº 13 nas capas do jornalismo impresso
Lucas Santos Carmo Cabral – Potências do Lugar para o Jornalismo Local como um Comum
Wagner Rodrigo Arratia Concha – Debate midiatizado sobre responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho
14h às 16h – Transformações no trabalho jornalístico
Mediação: Beatriz Marocco
Ana Luiza Duarte – O papel do jornalismo na visibilidade de crimes reais
Gustavo Paulo Zonta – A autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo
Marcella Borba da Silva – Práticas de influência no Instagram: Análise de três perfis jornalísticos
16h às 18h30 – Jornalismo e tecnologias
Mediação: Raquel Longhi e Stefanie Silveira
Francilene de Oliveira Silva – IA Generativa: tendências nas pesquisas em jornalismo nos anos de 2023 e 2024
Ivone A. Santos Rocha – A educomunicação e o jornalismo aplicados no ensino básico de Portugal
Jamila Fernanda Carvalho Lima – Slow journalism em nativos digitais: “Manual” e “Nexo” na contramão das hard news
Laura Rayssa de Andrade Cabral – Jornalismo Automatizado e o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil
Mariela Cancelier – Correspondente por acaso: uma análise de influenciadores que praticam jornalismo
18h30 às 19h – coffee break
19h – Palestra de abertura: Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação
Convidada: Natália Leal (Agência Lupa)
Mediação: Alexandre Gonçalves (agenteGPT) e Rogério Christofoletti
DIA 23/10 – Quarta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h30 – Cobertura jornalística e impactos sociais
Mediação: Isabel Colucci e Jorge Ijuim
Diana Mannes Koch – Representações de mulheres agricultoras na cobertura jornalística
Karla Gabriela Quint – Imprensa: escassez de informações sobre a violência psicológica contra a mulher
Patrícia Hadlich Aquino – “Coitados” e “violentos”: Narrativas sobre pessoas em situação de rua em SC
Thais Araujo – Vozes defiças: aleijando representações de mulheres com deficiência no Jornalismo
14h às 16h – Conhecimento e trajetórias profissionais
Mediação: Jessica Gustafson e Márcia Veiga
Aline de Oliveira Rios – Mulheres jornalistas no Sul: uma análise sobre acesso e permanência na profissão
Gabriela Bregolin Grillo – Parâmetros das epistemologias feministas para a forma de conhecer do Jornalismo
Jaine Araújo – Apontamentos sobre o perfil das jornalistas negras na região Norte do Brasil
Leopoldo Pedro Neto – Jornalistas como trabalhadores de dados: precarização laboral e reificação
16h às 18h30 – Crítica musical e mídias sonoras
Mediação: Aureo Mafra e Valci Zuculoto
Anderson Luiz Condor Baltar – A cobertura radiofônica do Carnaval carioca nos 40 anos da Sapucaí (1984-2024)
Gessiela Nascimento da Silva – A configuração das fontes em podcasts jornalísticos brasileiros
Giovanni de Sousa Vellozo – Funções da crítica musical: proposta de categorias em uma coluna de “O Estado”
Luis David Padilha – A história da Rádio Ponto UFSC e seu papel no ensino, pesquisa e extensão
Matheus Lobo Pismel – Vagalume, Jota Efegê, Francisco Duarte: história do Carnaval e da imprensa
19h – Conferência: O sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico
Palestrante: Elena Carmelich (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Rogério Christofoletti
DIA 24/10 – Quinta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h – Política e processos democráticos
Mediação: Daiane Bertasso
Eduardo Iarek – A imagem pública de Lula em 2023: análise dos portais g1 e UOL Notícias
Renatha M. Giordani – Jornalismo sob cerco algorítmico: fluxos informacionais em campanhas eleitorais
Ricardo Alves Chaves Pereira – Opinião ou desinformação? Imagem pública de Lula nas eleições de 2022 no Estadão
14h às 15h30 – Audiência e jornalismo para telas
Mediação: Fabiana Piccinin
Caroline Westerkamp Costa – Cartografia de repórteres cinematográficas no telejornalismo brasileiro
William Castro Morais – A audiência em 10 anos: as pesquisas no Alcar, Compós, Intercom e SBPJor
Yaskara Ferreira Pinto – Íntimo e pessoal ou público e exposto? A subjetividade no Instagram da RBS TV
15h30 às 18h50 – Roda de conversa de concluintes
Participação: Márcia Veiga e Suelyn Luz
Alan Milhomem da Silva – Na ponta do Bico: o jornalismo local na microrregião do Bico do Papagaio (TO)
Kalianny Bezerra – De abertura a estratégia: adoção de elementos de transparência em reportagens publicadas por veículos independentes
Karin Konzen Franco – A apuração convergente no radiojornalismo na Rádio Super Najuá FM
Letícia de Faria Ávila Santos – Transformações e práticas do jornalismo feminino e do jornalismo feminista
Luiz Henrique Zart – Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa de 2022
Márcio Barbosa Norberto – Fronteiras do Brasil nas dissertações e teses em Jornalismo (2000 a 2020)
Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Informação e entretenimento: o jornalismo de infotenimento no site gshow
Natália Huf – Dilemas éticos, práticas e identidades jornalísticas na era do branded content
Rafael Giovani Venuto – Imagem Exu e jornalismo: subjetivações e RIRsistências com pathos em jogo
Raphaela Xavier de Oliveira Ferro – Narradoras em transmissões de futebol no rádio esportivo brasileiro
Raphaelle Batista – A relação entre ética e credibilidade para jornalistas brasileiros e espanhóis
Victor Vinícius de Santana Palmeira – O uso da narrativa jornalística em conteúdos desinformativos de sites religiosos
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
O Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestra Gestão do conhecimento no varejo: inovação e execução para impactar o consumo, nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 10 horas, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no Campus de Florianópolis. O evento contará com a presença de Felipe Votisch e Eduardo Correia, que são, respectivamente, diretor nacional e gerente-executivo de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil.
Os palestrantes abordarão estratégias de gestão do conhecimento no setor varejista, focando em como a execução eficiente pode influenciar diretamente o comportamento de consumo. O evento promete ser uma oportunidade de aprendizado para estudantes e profissionais interessados em marketing e gestão empresarial.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Corpos Escuros X Buracos Negros, nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 20h, no Planetário da UFSC. A atividade é gratuita e aberta a todos.
O palestrante será Antônio Lucena, membro do GEA, que abordará sobre os chamados buracos negros, objetos icônicos da atualidade. Estes objetos são previstos pela Teoria da Relatividade Geral (TRG), de Albert Einstein, publicada em 1915. São entendidos, em termos simples, como objetos cuja massa está tão compactada que nem a luz pode escapar da sua atração gravitacional.
No final do século XVIII, cientistas como John Mitchell e Pierre S. de Laplace, já haviam conjecturado sobre a existência de tais objetos, as chamadas estrelas negras, baseando-se na Teoria da Gravitação Universal, formulada por Isaac Newton em finais do século XVII.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site geaufsc.paginas.ufsc.br.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.