Calendário de Eventos UFSC

mar
10
seg
Batalha do Conviva
mar 10@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá nesta segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação contará com a discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é gratuita e aberta ao público.

Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Batalha do Conviva 
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade   
Informações: @batalhadoconviva

mar
13
qui
Igrejinha Musical: Orquestra Filarmônica Catarinense
mar 13@19:00

Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). Foto: Divulgação

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), retorna nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 19h, na Igrejinha da UFSC, com a apresentação do concerto O Despertar de Vênus pela Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A atração homenageia as mulheres, trazendo um programa inteiramente dedicado às compositoras da música clássica e do romantismo europeu até a música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O programa conta com obras de Ethel Smyth, uma das principais vozes do movimento sufragista no Reino Unido, e Grace Williams, compositora inglesa do início do século XX, com a suíte orquestral Sea Sketches (Episódios do Mar), que será executada pela primeira vez em Santa Catarina; além das compositoras contemporâneas Daphne Tayo e Elodie Bouny. O concerto também destaca o grande legado da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, pioneira na música popular e erudita nacional.

“A história da música não seria a mesma sem as obras e vidas dessas mulheres, que romperam barreiras e deixaram um legado criativo, sensível e pujante. O concerto é uma celebração da criatividade e da força feminina na música”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

Orquestra Filarmônica Catarinense

A Associação Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a cultura musical em todas as suas formas e correlações, dando incentivo à música brasileira, estando entre as suas prioridades a manutenção da Orquestra Filarmônica Catarinense.

Em 2024, a Orquestra iniciou uma nova fase de programas culturais e sociais. A instituição conta com um amplo e diversificado portfólio desenvolvido desde 2005, quando foi fundada sob a denominação de R&R Classic. Durante todo esse período, atuou fortemente na área de produção artística, gerindo projetos diferenciados e eventos culturais de alta qualidade sonora no Estado de Santa Catarina.

Com intuito de incentivar uma maior inclusão cultural utilizando a música e as artes como ferramentas, a OFiC promoverá à sociedade o acesso aos bens culturais, por meio de ingressos acessíveis e/ou gratuitos, em todas as atividades realizadas por ela nesta temporada.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, o projeto Igrejinha Musical busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

As apresentações do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço:

O quê: Igrejinha Musical | Orquestra Filarmônica Catarinense – Concerto O Despertar de Vênus
Quando: 13/03/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto a comunidade – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Mídias sociais Orquestra Filarmônica Catarinense: Instagram | Facebook | YouTube

abr
11
sex
Roda de Choro na Igrejinha
abr 11@18:00

A Igrejinha recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 18h . O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

> Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Mais informações no site dac.ufsc.br ou pelo e-mail dac@contato.ufsc.br.

abr
26
sáb
Homenagem a Eglê Malheiros
abr 26@14:30

A Universidade Federal de Santa Catarina será palco, neste sábado, 26 de abril, de um encontro de familiares, amigos e admiradores que vai homenagear Eglê Malheiros, pioneira em diversas áreas, da cultura à política, que faleceu em dezembro de 2024, aos 96 anos, em Brasília. Única mulher a participar de todo o percurso do Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul, coletivo que marcou as artes catarinenses entre os anos 1940 e 1950, foi casada com o escritor Salim Miguel e deixou um grande legado onde atuou.

A programação da homenagem começa a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari (UFSC), com a exibição do documentário “EGLÊ” (82 min, 2023, coprodução Margot Filmes/Lilás Filmes/Calendula Filmes). O filme, que faz um percurso pela história da primeira mulher roteirista de cinema em Santa Catarina, foi produzido por uma equipe só de mulheres, reverenciando o pioneirismo de Eglê no cinema.

Logo depois, às 16h, na Igrejinha da UFSC, acontece um momento de depoimentos da família, amigos e pesquisadores da obra de Eglê, junto a uma exposição de documentos e escritos da homenageada. A pianista e compositora Denise de Castro, que foi aluna de Eglê Malheiros no Instituto Estadual de Educação (IEE), vai tocar a Valsa para Eglê, composta especialmente para o documentário “EGLÊ”.

O evento, organizado pela família de Eglê Malheiros, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SECARTE/UFSC) e do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel (IDCH/FAED).

abr
28
seg
UFSC em Dança: A dança em suas dimensões afrodiaspóricas
abr 28@10:00 – 20:30

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) realizará a primeira edição do UFSC em Dança. Com o tema “A dança em suas dimensões afrodiaspóricas”, o evento oferece, nos dias 28 e 29 de abril, oficinas, painéis e apresentações artísticas gratuitas.

O UFSC em Dança reunirá estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança ao redor do mundo, impulsionadas pela diáspora africana.

A temática explora a diáspora negra como um motor de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, nas artes, na música, no teatro e na dança. Reafirmando o compromisso da UFSC com a preservação e valorização da cultura negra, não apenas como presente, mas como parte integrante da Universidade, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com o tema, promovendo a integração da comunidade universitária e local.

O evento contará com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Companhia de Dança UFSC. Aproveitando a oportunidade, serão comemorados também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina (Aprodança).

Programação

28 de abril de 2025 | segunda-feira

10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1

12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca

14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2

16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3

18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.

18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e  Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa


29 de abril de 2025 | terça-feira

10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4

11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5

14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6

16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance,  sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7

18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca

20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC

A programação está sujeita a alterações.

Mais informações no e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Com informações da SeCArtE UFSC

2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

abr
29
ter
UFSC em Dança: A dança em suas dimensões afrodiaspóricas
abr 29@10:00 – 20:30

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) realizará a primeira edição do UFSC em Dança. Com o tema “A dança em suas dimensões afrodiaspóricas”, o evento oferece, nos dias 28 e 29 de abril, oficinas, painéis e apresentações artísticas gratuitas.

O UFSC em Dança reunirá estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança ao redor do mundo, impulsionadas pela diáspora africana.

A temática explora a diáspora negra como um motor de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, nas artes, na música, no teatro e na dança. Reafirmando o compromisso da UFSC com a preservação e valorização da cultura negra, não apenas como presente, mas como parte integrante da Universidade, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com o tema, promovendo a integração da comunidade universitária e local.

O evento contará com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Companhia de Dança UFSC. Aproveitando a oportunidade, serão comemorados também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina (Aprodança).

Programação

28 de abril de 2025 | segunda-feira

10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1

12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca

14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2

16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3

18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.

18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e  Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa


29 de abril de 2025 | terça-feira

10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4

11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5

14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6

16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance,  sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7

18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca

20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC

A programação está sujeita a alterações.

Mais informações no e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Com informações da SeCArtE UFSC

maio
7
qua
Colóquio ‘Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações’
maio 7@8:00 – 12:00

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.

O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.

Programação:

  • O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
  •  Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
  •  Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
  •  Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).

Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.

 

maio
26
seg
Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

jun
13
sex
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 13@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

jun
14
sáb
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 14@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

ago
19
ter
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 19 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
20
qua
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 20 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
21
qui
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 21 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
22
sex
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 22 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.