Calendário de Eventos UFSC

nov
4
seg
Audiência pública: Extensão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029
nov 4@15:00 – 17:00
Audiência pública: Extensão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029 @ Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan)

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma audiência pública de elaboração das ações estratégicas relativas às temáticas da extensão universitária no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC, o PDI 2025-2029. A atividade ocorre na próxima segunda-feira, 4 de novembro, das 15h às 17h, na Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), localizada na Rua Desembargador Vitor Lima, nº 222 – 7º andar, sala 702, no prédio da Reitoria 2, no bairro Trindade, em Florianópolis.

A audiência é voltada a coordenadores de extensão de departamento, unidades de ensino e unidades administrativas; coordenadores e participantes de ações de extensão; alunos; técnicos administrativos e demais pessoas interessadas em contribuir com a extensão universitária.

nov
19
ter
Audiência Pública: Combate ao Racismo Institucional na UFSC
nov 19@18:00 – 21:00

Promovida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), a Audiência Pública marcada para o dia 19 de novembro, às 18h, reunirá a comunidade universitária para conhecer e discutir as propostas de ações para combater o racismo institucional na UFSC. O evento será na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

A audiência pública terá transmissão ao vivo, pelo YouTube da TV UFSC.

Durante a Audiência, a Comissão nomeada a fim de elaborar uma revisão à Resolução Normativa Nº 34/CUn/2013, deve apresentar propostas. A comissão estuda mudanças às normas para o ingresso na carreira do magistério superior na UFSC, buscando ampliar a contratação de servidores docentes negros na instituição.

Segundo apontou o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC, ações do tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% de servidores negros estipulado por lei.

A vice-reitora Joana Célia dos Passos afirmou que essa é a principal pauta do Novembro Negro UFSC. “São muitas as pautas em que precisamos avançar, a principal delas sendo as questões levantadas no Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC. Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupaçao de vagas para docentes negros, a nossa gestão nomeou uma comissão para formular propostas que respondam a esse desafio. As propostas têm sido discutidas nas unidades de ensino e serão apresentadas à comunidade em geral. Todos(as) são convidados a participar”, reforça.

Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves, ao longo dos últimos anos, a UFSC conseguiu entregar à comunidade universitária uma Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional que previa inclusive esse diagnóstico demonstrado no Relatório.

“Agora temos a oportunidade de implementar uma nova ação, desta vez por meio da revisão de nosso regramento, para que a UFSC deixe de figurar entre as instituições que não atingiram esse percentual mínimo exigido por lei. Já tivemos grandes avanços até aqui para demonstrar que a UFSC quer ser uma instituição antirracista. Acredito que conseguiremos promover a equidade também nos concursos públicos, aprimorando a maneira como as ações afirmativas são aplicadas. É muito importante a participação de toda a comunidade nesta Audiência Pública”, disse Leslie.

Após a apresentação em Audiência Pública, as propostas serão reunidas e encaminhadas para apreciação do Conselho Universitário.

Serviço:

O quê: Audiência Pública para discutir combate ao racismo institucional na UFSC
Quando: 19 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde: Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

>> Conheça o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
>> Saiba mais na notícia UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório

nov
22
sex
Reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural da UFSC
nov 22@18:00

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.

Programação

Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC

Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853

mar
14
sex
Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidade
mar 14@11:00

Reabertura celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será reaberto na sexta-feira, 14 de março, às 11h, na rua Desembargador Vitor Lima, nº 54 (em frente à Praça do Pida), no bairro Trindade, em Florianópolis. A programação contará com a cerimônia de inauguração, com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos, da deputada estadual Luciane Carminatti, e da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), além do descerramento da placa de reinauguração. O evento Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidades celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. A reabertura é organizada pelo ECGD/UFSC em parceria com o IEG. 

Após um processo de revitalização e modernização, o espaço foi restaurado para manter as características arquitetônicas originais e modernizado para atender às necessidades atuais, com reconfiguração da instalação elétrica e sanitários adaptados para acessibilidade. Os serviços de restauração, iniciados em agosto de 2024, buscaram preservar a arquitetura colonial moderna original da primeira metade do século XX. Foram mantidos elementos como a alvenaria de tijolos maciços queimados, as esquadrias (portas, janelas e aberturas) e os madeirames de sustentação do teto.  A pintura foi realizada em cores básicas da época (branco para as alvenarias e azul para as esquadrias), e o piso foi recuperado por meio de lixamento e calafetação.

O prédio que abriga o ECGD foi inaugurado em 20 de março de 1938 como Grupo Escolar Olívio Amorim, originalmente destinado ao Curso Primário Complementar. Em 1952, passou a oferecer também o Curso Normal Brigadeiro Silva Paes, que formava professores para o ensino primário. Com a transferência da escola para um novo endereço em 1975, a edificação foi incorporada ao patrimônio da UFSC, abrigando inicialmente o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e, mais tarde, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Em 2017, parte do prédio foi cedida ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) para a criação do Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD/UFSC), um local dedicado a atividades artísticas, culturais e acadêmicas com perspectiva de gênero e diversidade.

O ECGD será um espaço multiuso, destinado a atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, com foco em temas relacionados a gênero e diversidade. A programação incluirá exposições, palestras, workshops e eventos culturais.

Mais informações no site do IEG.

jun
12
qui
Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo
jun 12@18:30

O Grupo de Estudos, Educação Ambiental e Agroecologia da Biologia (GEABio) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o projeto Ecoando Sustentabilidade promovem a Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo nesta quinta-feira, 12 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em Florianópolis. O evento é aberto ao público geral.

Segundo os organizadores, a ameaça da expansão da exploração de petróleo na costa catarinense acende um alerta entre comunidades tradicionais, pescadores, especialistas em meio ambiente e ativistas ambientais. A atividade que ocorre em Florianópolis nesta quinta faz parte de um movimento que também realiza na segunda-feira, 9 de junho, a audiência SOS Litoral Sul – SC: Garopaba diz não ao petróleo, na Câmara de Vereadores de Garopaba.

As audiências públicas em Garopaba e Florianópolis têm como objetivo promover um debate qualificado, regional e participativo, ancorado em dados técnicos, na vivência da comunidade local e no reconhecimento da urgência de decisões políticas compatíveis com a emergência climática. A presença e o engajamento da sociedade são fundamentais para fortalecer a mobilização coletiva em defesa do litoral catarinense e contra os impactos da exploração petrolífera.

Ainda conforme a organização, as audiências públicas também ocorrem em um contexto de ataques legislativos à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por meio de dois projetos apresentados pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC): o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a redução da faixa territorial da APA, e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 130/2025, que visa revogar o decreto de criação da unidade de conservação. Ambos os projetos foram amplamente criticados por representantes das comunidades tradicionais, pesquisadores, ambientalistas e parlamentares comprometidos com a preservação do litoral catarinense.

Para mais informações, acesse o Instagram do Ecoando Sustentabilidade.