O projeto de extensão e cultura A edição independente como espaço de trocas e intervenção artística realiza, em 24 de outubro, o evento Conversando sobre edição: a Editora Noa Noa, na sala 236 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Na abertura da atividade, às 16h30, será exibido o documentário Só tenho um norte, que aborda a vida de Cleber Teixeira, fundador da Editora Noa Noa e figura do cenário poético de Florianópolis.
Após a exibição, às 17h30, será realizado um painel de debate sobre edição independente, a Editora Noa Noa, o Instituto Cleber Teixeira e a cena literária florianopolitana. Com mediação do professor do curso de Letras Português Marcelo Lotufo, coordenador do projeto, a conversa contará com a presença de um dos diretores de Só tenho um norte, Demétrio Panarotto, além de Tina Merz e Joaquín Correa.
O evento é aberto à comunidade em geral, não requer inscrição e oferecerá certificado de duas horas aos participantes. Mais informações pelo e-mail marcelo.lotufo@ufsc.br.

O ciclo de cinema em língua alemã (Deutsches Kino) exibe o filme Está Tudo Certo (Alles ist Gut, 2018), dirigido por Eva Trobisch, nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus de Florianópolis.
O filme apresenta a história de Janne, uma mulher sexualmente abusada pelo cunhado de seu chefe e que decide não contar a respeito do ocorrido para ninguém, seguindo a sua vida normalmente. Porém, no decorrer dos dias, ela percebe que o seu silêncio poderá trazer consequências irreversíveis. Confira o trailer:
O ciclo é um projeto de extensão do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes no idioma alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras quinzenalmente. O projeto têm como objetivo, além da divulgação da cultura e história germânica, propiciar contato com a língua alemã e promover diálogos reflexivos a partir de temas abordados nos filmes. A programação pode ser acompanhada no Instagram do curso de Letras Alemão.
O Ciné-club Lumière, do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe e debate o filme Acossado (1960), do diretor Jean-Luc Godard, na próxima terça-feira, 12 de novembro. A sessão legendada ocorre das 18h30 às 21h30 na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
O evento é gratuito, não requer inscrição e dá direito a certificado de três horas aos participantes. Durante todo o mês de novembro, o Ciné-club Lumière homenageia o diretor mundialmente reconhecido Jean-Luc Godard.
Sinopse: Em Acossado (À bout de souffle), após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade e, em Paris, persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem (Fonte: Adoro Cinema).
Para mais informações, acesse o Instagram do Ciné-club Lumière.
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
O PET Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Somos Herança, na Alma, na Voz e na luta Negra, de 12 a 14 de novembro. O evento tem a intenção de promover uma semana de atividades culturais e reflexivas que celebram a história, identidade e contribuições da comunidade afro-brasileira, fortalecendo a conscientização sobre questões raciais e promovendo a inclusão e diversidade. As atividades são abertas a todos.
Programação:
– 12 de novembro, às 19h, na sala 006 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC) – Oficina de turbante com Coletivo Maria Firmino: Troca de experiências e expressões afro-brasileiras.
– 13 de novembro, às 19h30, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC) – Exibição do Filme: Black Rio, Black Power – Emílio Domingos. História e resistência. Roda de conversa aberta com os coletivos negros da UFSC e UDESC.
– Debates: Racismo, identidade e direitos civis.
– 14 de novembro, às 19h, no Teatro Carmen Fossari – Oficina de Teatro e Dança com Cia Nosso Olhar (Vivência Nosso Olhar) com os atores e diretores Leandro Batz e Wally Almeida: Artes Afro-Diaspóricas em movimento.
Mais informações no Instagram do PET pedagogia.
O Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino) vai exibir gratuitamente o filme O Caso Collini (2019), de Marco Kreuzpaintner, na próxima sexta-feira, 22 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto é promovido pelo curso Letras Alemão da UFSC e é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português. As sessões ocorrem a cada 15 dias, nas sextas-feiras.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Sinopse do filme:
O Caso Collini é baseado em uma história real que aconteceu no começo dos anos 2000, na Alemanha. No filme, o jovem advogado Caspar Leinen (Elyas M’Barek) é contratado para fazer a defesa de um caso incomum: Fabrizio Collini (Franco Nero), um trabalhador sem precedentes criminais desde 1970 que, supostamente, assassinou o rico industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka) em uma suíte de hotel em Berlim. Enfrentando um rival que nunca perde casos, Caspar se envolve em um dos maiores escândalos judiciais da história alemã e oculta uma verdade que pode mudar tudo.
Mais informações pelo e-mail do coordenador do projeto daniel.martineschen@ufsc.br.
Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.
Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.
A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.
As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.
Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.
Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.
Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.
A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.
As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.
Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.
A abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre em 26 de novembro, às 16h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis (CFH/UFSC). O tema da edição é “Viver com dignidade é um direito humano”.
Na cerimônia, haverá uma homenagem à montadora Cristina Amaral em uma exibição de curta-metragens que compõem a carreira da cineasta. A programação completa está disponível aqui.
A mostra ocorre em todo o país no mês de novembro. É uma realização dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC.
Mais informações na página do evento.
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre de 26 a 29 de novembro, de terça a sexta-feira, com sessões de filmes e debates, sendo todas as atividades gratuitas e abertas ao público. O evento ocorre no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco E, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A mostra exibirá filmes brasileiros com temas fundamentais aos direitos humanos reunidos em sessões para público geral e específicas para crianças e jovens. O tema desta edição é Viver com dignidade é um direito humano, com homenagem à montadora e realizadora do cinema brasileiro Cristina Amaral. Após cada uma das sessões, haverá debates com convidados para ampliar as perspectivas dos temas.
O objetivo da Mostra é promover o debate, sempre com temas direcionados à reflexão sobre os direitos humanos. A mostra ocorre em todo o país no mês de novembro. É uma realização dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC.
A programação completa está disponível aqui.
Mais informações pelo e-mail mcdh.ufsc@gmail.com
O Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.
Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.
Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.
Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.
Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.
A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.
As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.
Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.
Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.
Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.
A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.
As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.
Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove no dia 28 de novembro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Físico (2013), dirigido por Philipp Stölzl. O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).
Ambientado na Inglaterra do século XI, O Físico oferece um olhar sobre os tratamentos médicos da época e a figura de Ibn Sina (Avicena), um renomado estudioso persa. Após a exibição, haverá um debate.
Sobre o Meridianum:
O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.
Mais informações no site do Meridianum.
Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.
Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.
A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.
As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.
Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.
O projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, no Auditório Elke Hering, que fica na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme começa às 19h, e o auditório será aberto 30 minutos antes.
O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC.
O convidado para o debate é o professor Tiago Guilherme Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC. O evento é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do coordenador do projeto, professor André Carvalho: carvalhoandre@outlook.com.
Sinopse do filme:
O filme documenta os últimos anos de Laura Bonaparte, psicóloga e fundadora das Mães da Praça de Maio, que sofre de Alzheimer. A diretora do filme é neta de Laura e compartilha imagens da família e do arquivo público para recuperar a memória pessoal e coletiva.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas comemora seus 30 anos de atividades na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, das 14h às 18h no Auditório da EPAGRI, localizado à Rod. Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi, Florianópolis.
O evento é gratuito e aberto. Segundo os organizadores, será um “marco especial que representa três décadas de dedicação, aprendizado e colaboração de toda a comunidade acadêmica’.
Durante o evento especial haverá programação para revisitar memórias e reunir diferentes gerações que contribuíram para o sucesso e crescimento do programa.
Mais informações no instagram ou pelo email ppga@contato.ufsc.br.
O projeto Cine Ciência UFSC irá apresentar nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o filme O Dilema das Redes (2020), às 18h, no auditório da Biblioteca Universitária (BU), no Campus Trindade, em Florianópolis. Após a exibição do longa, será realizada uma roda de conversa sobre como a vida virtual afeta a vida real com a professora Jerusa Marchi, do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mais informações no perfil do Instagram @cinecienciaufsc.
Sinopse do filme
O Dilema das Redes nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos. Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida.
Com informações do site Adoro Cinema.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.