O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a peça Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes). O espetáculo acontecerá em 8 de novembro, às 12h, no Teatro Carmen Fossari, como parte da programação da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa livre. Não é necessário retirar ingressos previamente.
Sobre o Espetáculo
Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes) leva o público a uma reflexão satírica sobre os rumos da sociedade e o impacto das normas que restringem a expressão da felicidade. A peça acompanha a vida de Chris, um jovem que vive em uma sociedade distópica onde a manifestação de emoções como amor, alegria e solidariedade é proibida por decreto governamental. Em um cenário onde a humanidade se transforma em uma massa obediente e apática, Chris se vê dividido entre seguir as regras ou explorar a liberdade emocional que há muito tempo foi perdida.
A peça conta com momentos de flashbacks e diálogos cômicos e provocativos que “envolvem o público em uma crítica social sobre o impacto de um mundo robotizado e desumanizado. Com toques de poesia e lirismo, o espetáculo intensifica a ideia de um mundo emque o afeto é proibido, desafiando a audiência a refletir sobre a fragilidade da liberdade emocional na sociedade contemporânea”.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas comemora seus 30 anos de atividades na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, das 14h às 18h no Auditório da EPAGRI, localizado à Rod. Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi, Florianópolis.
O evento é gratuito e aberto. Segundo os organizadores, será um “marco especial que representa três décadas de dedicação, aprendizado e colaboração de toda a comunidade acadêmica’.
Durante o evento especial haverá programação para revisitar memórias e reunir diferentes gerações que contribuíram para o sucesso e crescimento do programa.
Mais informações no instagram ou pelo email ppga@contato.ufsc.br.
Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.
Programação cultural
A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammer, slammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.
Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.
Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.
Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.
Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.
A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.
A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
Comemoração dos 64 anos da UFSC
Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicas, música, Orquestra e exposição. Confira a programação completa.
>> Serviço
O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302
A TV UFSC transmitirá ao vivo o show Ícones da banda Dazaranha nesta terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 20h, pelo canal 63.1, aberto e digital, na Grande Florianópolis. A apresentação ocorre no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra a agenda festiva de comemoração dos 64 anos da Universidade, que inclui outras atrações artísticas e vai até quinta-feira, 19 de dezembro.
> Confira a programação artística e cultural completa
Turnê Ícones – Dazaranha
Dazaranha é uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, com a apresentação de sua nova turnê, Ícones, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.
Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit Vagabundo Confesso, de 1998, regravado por diversos artistas.
Agora, a turnê Ícones surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
> Clique aqui para conferir a programação completa.
Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.
O projeto de extensão Atividades Físicas Para Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fará o lançamento das comemorações de seus 40 anos de atuação no dia 25 de março às 14h30 no auditório do Centro de Desportos (CDS), Bloco 5.
Na ocasião, ocorrerá uma palestra sobre envelhecimento saudável ministrada pela médica geriátrica Virginia Satuf.
Comemorações
Durante o todo semestre acontecerão atividades comemorativas todos os meses, sempre na última sexta-feira do mês, no Centro de Desportos (CDS). O intuito é divulgar as experiências dos 40 anos de trabalho com idosos, oferecendo tarefas comemorativas nas áreas de atividade física e envelhecimento.
As atividades terão início em março e serão finalizadas em agosto. Haverá dois grupos de atividades, um para a organização das atividades com idosos, e uma atividade paralela chamada 40 anos caminhando com a UFSC.
Os Autores do projeto são Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Carolina Fernandes da Silva, Jucemar Benedet e Lara Elena Gomes Marquardt, contando com a participação de alunos.
Mais informações @terceira.idade.ufsc
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.
O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).
O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).
O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.
O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.
Saiba mais na página da Sinter.
Neste 2 de maio, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), completa 45 anos de funcionamento, tanto na assistência à saúde da população quanto na formação de profissionais das diversas áreas da Saúde. A data especial será celebrada na próxima terça-feira, 6 de maio, com uma programação que inclui exposição histórica, entrega de reforma e ampliação na UTI Adulto, solenidade com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi.
Programação especial em comemoração os 45 anos do HU-UFSC
6 de maio
11h – Apresentação Musical – Em frente ao Ambulatório do HU-UFSC
14h – Solenidade de abertura – Auditório Central do HU-UFSC – participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza
15h – Confraternização 45 anos HU-UFSC – Refeitório do HU-UFSC – animação musical: Duda Medeiros – voz e violão
6 a 20 de maio
Exposição “Memórias que inspiram”, no hall de entrada do HU-UFSC
O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.
Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.
Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.
O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.
Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.
Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.
O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.
Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.
Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.
Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.
Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.
O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.
Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.
Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.