Calendário de Eventos UFSC

out
31
qui
Lançamento de livro: ‘Injusta agressão’ e outras formas de contar a morte
out 31@19:00 – 21:15

O Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LUPA/UFSC) promove o lançamento do livro “Injusta agressão” e outras formas de contar a morte: uma etnografia do portal de notícias da Polícia Militar de Santa Catarina, de Jo P. Klinkerfus, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) e integrante do laboratório. O lançamento ocorre nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 19h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B.

O evento terá a presença da orientadora do trabalho, Flavia Medeiros, como debatedora, e da revisora da obra, Victória Zanoni Martins, como mediadora.

Mais informações, na página do PPGAS.

Para adquirir o livro, acesse aqui.

nov
8
sex
Espetáculo: Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes)
nov 8@12:00

O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a peça Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes). O espetáculo acontecerá em 8 de novembro, às 12h, no Teatro Carmen Fossari, como parte da programação da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa livre. Não é necessário retirar ingressos previamente.

Sobre o Espetáculo

Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes) leva o público a uma reflexão satírica sobre os rumos da sociedade e o impacto das normas que restringem a expressão da felicidade. A peça acompanha a vida de Chris, um jovem que vive em uma sociedade distópica onde a manifestação de emoções como amor, alegria e solidariedade é proibida por decreto governamental. Em um cenário onde a humanidade se transforma em uma massa obediente e apática, Chris se vê dividido entre seguir as regras ou explorar a liberdade emocional que há muito tempo foi perdida.

A peça conta com momentos de flashbacks e diálogos cômicos e provocativos que “envolvem o público em uma crítica social sobre o impacto de um mundo robotizado e desumanizado. Com toques de poesia e lirismo, o espetáculo intensifica a ideia de um mundo emque o afeto é proibido, desafiando a audiência a refletir sobre a fragilidade da liberdade emocional na sociedade contemporânea”.

nov
11
seg
Palestra e lançamento de livro com Hilan Bensusan
nov 11@14:30
Os Programas de Pós-Graduação em Literatura e o Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra “Espectros: uma linguagem para além da vida e da morte”, com Hilan Bensusan, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).
O evento ocorre nesta segunda-feira, 11 de novembro, às 14h30, na Sala Drummond do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Após a palestra haverá o lançamento do livro “História sul-americana da imortalidade“, de Hilan Bensusan, na livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Participam da organização os grupos de pesquisa ao contrário e PoLíTicas.
dez
6
sex
Lançamento do livro de poemas ‘Muito se teme a mulher que já não teme’
dez 6@18:00 – 19:00

A professora Priscila Finger do Prado, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o livro de poesias Muito se teme a mulher que já não temepela Editora PatuáO evento, que contará com leitura de poemas e apresentações artísticas, ocorre no Espaço Multiuso Zahidé Muzart, em frente à lanchonete do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), das 18h às 19h.

Muito se teme a mulher que já não teme é um livro de poemas que percorre caminhos e vozes da literatura sobre mulheres e feita por mulheres, de modo a destacar temas como o medo e o controle sobre o corpo e a voz feminina e a escrita como possibilidade de contestação e liberdade.

 

Mais informações pelo Instagram da professora

 

dez
9
seg
Lançamento do livro “Contos finais escolhidos” de Franz Kafka
dez 9@19:00

Os tradutores e professores da área de alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Daniel Martineschen, Izabela Drozdowska-Broering e Markus J. Weininger organizam um coquetel de lançamento da coletânea bilíngue Contos finais escolhidos, do autor Franz Kafka, publicada pela editora Estação Liberdade. O evento faz parte das celebrações em memória dos 100 anos de morte do escritor húngaro, famoso por obras como A metamorfose O processo.

O coquetel acontecerá no dia 9 de dezembro às 19h na Sala Pitangueira, localizada no 1º andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Haverá vendas de exemplares pela livraria Livros & Livros, e poderá ser visitada a exposição “Komplett Kafka”, produzida pelo Goethe Instituto e que traz desenhos do cartunista Nicolas Mahler.

Os professores responsáveis também se reunirão em uma roda de conversa sobre a importância da literatura kafkiana, o processo de tradução dos contos, o contexto em que a esta obra se insere e também o que ela representa para a literatura universal. Contos finais escolhidos apresenta traduções de vinte contos curtos e de um fragmento de texto do autor, escritos entre 1919 e 1924, ano de sua morte, e publicados, na sua grande maioria, postumamente. A rigor, esses textos deveriam ter sido destruídos como determinava o testamento do autor — o acesso à sua obra se deu por Max Brod, escritor amigo de Kafka, que desobedeceu o desejo do amigo e preservou os manuscritos à posteridade.

Kafka é notoriamente apontado como uma das maiores influências de escritores contemporâneos, pois soube enxergar e elevar a um nível universal questões e inquietações do mundo moderno que vieram à tona com ainda mais força nas décadas após a sua morte.

dez
11
qua
Lançamento do livro ‘Por que a democracria brasileira não morreu?’
dez 11@14:00

O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.

Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.

dez
17
ter
Lançamento de livro: ‘O diabo na noite de Natal’
dez 17@15:00

A editora Katarina Kartonera promove o lançamento do livro O diabo na noite de Natal, de Osman Lins, no dia 17 de dezembro, às 15h, no Espaço Multiuso Zaidhé Lupinacci Muzart do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação, uma obra cartonera com tiragem limitada, é ilustrada e voltada para o público infantojuvenil. O lançamento faz parte das comemorações pelo centenário de nascimento do autor pernambucano, celebrado ao longo de 2024 em todo o Brasil.

Essa edição especial conta com a autorização de Ângela Lins, filha do escritor, e foi desenvolvida sob orientação de Ana Luiza Andrade, professora em Literatura Brasileira na graduação e pós-graduação da UFSC. 

Os livros da Katarina Kartonera são basicamente feitos à mão, capas que não se repetem, exclusivos, frutos de uma consciência social de inclusão, que recicla materiais como os papelões, vinculando na produção e circulação a participação de catadores, escritores, educadores, estudantes, pesquisadores e artistas.

Para mais informações, acesse o Instagram da editora.

mar
17
seg
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 17@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
18
ter
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 18@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
19
qua
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 19@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
20
qui
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 20@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
21
sex
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 21@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
28
sex
21 anos do Catarina e 51 da enchente de Tubarão: lançamento de livro sobre o Catarina
mar 28@19:00

O Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza um evento especial que marca os 21 anos do Furacão Catarina e os 51 anos da inundação em Tubarão, dois dos maiores desastres naturais que atingiram Santa Catarina. A atividade, que ocorre no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da UFSC, nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, é aberta ao público e contará com o lançamento do livro Harmonia e Tempestade: Minha Jornada ao Olho do Catarina, do professor Reinaldo Haas.

Segundo Haas, o Furacão Catarina (2004), que resultou em 11 fatalidades, e a Inundação de Tubarão (1974), que registrou 199 vítimas confirmadas, com estimativas não oficiais de aproximadamente 1.000 fatalidades, são eventos marcantes na história do estado. O professor destaca que, no caso do furacão, apesar de estimativas de meteorologistas dos EUA indicarem um número maior de vítimas, a preparação e os alertas foram fundamentais para reduzir as perdas. “Esse fato demonstra o avanço da meteorologia e a importância das lições aprendidas com eventos passados, que foram essenciais para minimizar os impactos”, diz Haas.

 

abr
4
sex
Cerimônia de homenagem a servidores aposentados
abr 4@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.

abr
10
qui
Lançamento do livro ‘A questão da universidade’
abr 10@18:30 – 22:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC) promove o lançamento do livro A questão da Universidade (Editora Insular, 2025), de Álvaro Vieira Pinto, no dia 10 de abril, quinta-feira, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A obra será apresentada por Nildo Ouriques, presidente do IELA, Dauto da Silveira, que escreveu o prefácio, e Renato Ramos Milis, diretor do Sintufsc. A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A questão da Universidade é o décimo volume da Coleção Pátria Grande, que integra a Biblioteca do Pensamento crítico do IELA, e foi editado no começo dos anos 1960. O autor, Álvaro Vieira Pinto, carioca do bairro Botafogo, nasceu em 1909 e morreu em 1987. Era diplomado em Medicina com doutorado em Filosofia, Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do Paraguay, professor de História da Filosofia na Universidade Nacional de Filosofia e chefe do departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Revolucionário marxista e crítico do subdesenvolvimento e do imperialismo, é autor de uma volumosa obra. Escreveu “O Conceito de Tecnologia” e “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos”, ambas obras póstumas.

Mais informações na página do IELA ou pelo e-mail iela@contato.ufsc.br  ou telefone (48) 3721-6483

abr
14
seg
Lançamento do livro ‘Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva’, de Juliana Dal Piva
abr 14@18:00

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.

A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.

Jornalista Juliana Dal Piva se formou na UFSC em 2009. Foto: Custódio Coimbra

Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.

O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.

abr
22
ter
Lançamento do livro ‘Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina’
abr 22@18:30

Primeiro volume da série temática Moradia e habitação em Santa Catarina, o livro Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina será lançado em 22 de abril, terça-feira, às 18h30, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc (PPGPLAN), do Observatório das Migrações/SC, do Instituto Cidade e Território (ITCidades) e do Laboratório de Relações de Gênero e Família.

Com distribuição gratuita, 13 artigos e 300 páginas, o livro foi organizado pelo professor da Udesc Francisco Canella e pelo professor aposentado da UFSC e presidente do ITCidades, Lino Peres. A iniciativa surge em um período de agravamento das condições sociais e econômicas nos últimos anos, com consequente intensificação das lutas populares por moradia no estado e no país.

O livro, afirma Peres, avalia as políticas habitacionais, particularmente em Santa Catarina, considerando a ausência ou insuficiência de programas habitacionais promovidos tanto pelo governo do Estado quanto pelas prefeituras. Há grandes municípios em SC que até agora não têm programa habitacional. Esta ausência ou insuficiência ocasionaram, somadas ao processo inflacionário e ao aumento do custo de vida dos últimos anos, a explosão das ocupações, situação agravada pela pandemia de covid-19.

Para Canella, o livro fortalece o compromisso de disseminar o debate e dar visibilidade às lutas por direitos sociais, envolvendo lideranças de movimentos sociais e pesquisadores das universidades. Por se tratar de uma série, o presente volume representa o primeiro passo de um processo que deve consolidar o diálogo entre a universidade e a sociedade, especialmente com aqueles setores sociais economicamente mais vulneráveis.
O lançamento, com a presença de autores, será uma oportunidade de aprofundar a compreensão do tema em um estado com os alugueis e preços dos imóveis entre os mais caros do país.

abr
25
sex
Lançamento do livro ‘Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira’
abr 25@19:00

O lançamento do livro Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira, publicação de uma coletânea em homenagem aos 30 anos de A miséria do Mundo, de Pierre Bourdieu, será realizado no dia 25 de abril, às 19h, no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis. Organizada pela professora Ione Ribeiro Valle, do Departamento de Estudos Especializados em Educação, a obra teve como referência estudos desenvolvidos a partir de entrevistas no quadro de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação é da Editora da UFBA.

O livro foi dividido em seis partes. A primeira delas – Fazer Sociologia da Educação com Pierre Bourdieu – situa a leitura na obra de Pierre Bourdieu, no quadro da dinâmica reflexiva e analítica adotada por ele e por seus colaboradores em A Miséria do Mundo. Já na segunda parte – Políticas Neoliberais, Educação e Pós-Graduação – os autores abordam mudanças introduzidas no campo educacional, a partir de “novos” modelos de gestão, envolvendo a qualidade e a internacionalização, além das ambiguidades entre as conquistas e as misérias vividas e sentidas ao longo do percurso doutoral. A terceira parte – Profissionais da Educação: ‘A Mão Esquerda do Estado’ – traz as dificuldades enfrentadas para exercer os diferentes métiers no campo educacional, e isso desde a formação universitária, decorrentes da “demissão do Estado”, das próprias políticas de ação afirmativa, e de armadilhas impostas atualmente pelas redes sociais.

A quarta parte – Limites e Contradições da Democratização da Educação – oferece a análise de obstáculos às políticas de expansão das oportunidades educacionais, enredadas em dinâmicas institucionais que distanciam os percursos escolares e que favorecem os mais favorecidos, assim como a ausência de expectativas para os que acessam tardiamente a escolarização e vislumbram novas oportunidades profissionais. A quinta parte – Magistério como Estratégia de Inserção e Progressão Profissional – analisa maneiras postas em prática para construir uma carreira no magistério tendo em vista a necessidade de se reclassificar ou de evitar a desclassificação social, assim como as condições adversas enfrentadas durante as trajetórias escolares e de progressão profissional. E na sexta e última parte – As violências se multiplicam, se diversificam, se sobrepõem e atravessam fronteiras – são postos em evidência os impactos da distribuição desigual dos diferentes capitais, promotora de formas de discriminação, de violências e de exclusão social e profissional.

A obra se encerra com um texto de Nonna Mayer, traduzido para português, intitulado: A entrevista segundo Pierre Bourdieu. Análise crítica de A Miséria do mundo, publicado pela Revista Francesa de Sociologia em 1995.

Mais informações no site da EdUFBA.

abr
28
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
7
qua
Colóquio ‘Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações’
maio 7@8:00 – 12:00

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.

O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.

Programação:

  • O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
  •  Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
  •  Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
  •  Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).

Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.