Com o tema Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação, a 14ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 22 de outubro. A palestra de abertura, às 19h, leva o mesmo título do evento e tem como convidada a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa. A mediação será do jornalista Alexandre Gonçalves, curador da newsletter agenteGPT, e do professor do PPGJOR Rogério Christofoletti. Todas as mesas e palestras serão no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A programação vai até quinta-feira, dia 24, e é composta por mesas de debate, nas quais mestrandos e doutorandos apresentarão suas pesquisas sobre as mais diversas temáticas do jornalismo. O tema central do evento, eleito pelo corpo discente, reflete a preocupação cada vez maior sobre o papel da inteligência artificial no jornalismo automatizado e as novas tendências da mídia digital. A Jornada promete ser um espaço de troca de conhecimento e reflexão crítica sobre o futuro da comunicação e do jornalismo, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da área.
Outra atração será a presença da professora Elena Carmelich, da Universidad de Buenos Aires. Sua palestra, sobre o sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico, será na quarta-feira (23), às 19h.
Na segunda-feira, dia 21, algumas atividades de preparação para o evento serão realizadas na Sala Drummond, com a apresentação de palestras sobre preparação de pesquisas para o Comitê de Ética e revisão de literatura acadêmica. Neste dia, também será apresentado o resultado do relatório sobre Jornalismo Local, focado nos hábitos e interesses do público em relação à imprensa de Florianópolis, elaborado pelo projeto de pesquisa LocalJor, coordenado pelo professor Jacques Mick.
A 14ª Jornada Discente é gratuita e aberta à toda comunidade e conta com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), da Editora UFSC e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 21/10 – segunda-feira – atividades de preparação para a Jornada
Sala Drummond
9h às 11h – Comitê de ética/ Plataforma Brasil (Alan Milhomem)
11h às 12h30 – Revisão de literatura em Comunicação (Wagner Concha)
14h às 16h – O que conecta os públicos ao jornalismo local: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis (Prof. Jacques Mick)
17h – Assembleia Discente. Pauta: possibilidade de mudança de datas da Jornada Discente a partir de 2025.
Dia 22/10 -terça-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 12h – Meio ambiente e jornalismo local
Mediação: Carlos Locatelli e Suelyn Luz
Anderson José da Costa Coelho – Amazônia pelo fotojornalismo: Narrativas imagéticas em tempos de devastação
Daniel Cassol – Estratégias de sustentabilidade em jornais baseadas em práticas de governança
Lauriano Atílio Benazzi – Fotojornalismo, sustentabilidade e o ODS nº 13 nas capas do jornalismo impresso
Lucas Santos Carmo Cabral – Potências do Lugar para o Jornalismo Local como um Comum
Wagner Rodrigo Arratia Concha – Debate midiatizado sobre responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho
14h às 16h – Transformações no trabalho jornalístico
Mediação: Beatriz Marocco
Ana Luiza Duarte – O papel do jornalismo na visibilidade de crimes reais
Gustavo Paulo Zonta – A autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo
Marcella Borba da Silva – Práticas de influência no Instagram: Análise de três perfis jornalísticos
16h às 18h30 – Jornalismo e tecnologias
Mediação: Raquel Longhi e Stefanie Silveira
Francilene de Oliveira Silva – IA Generativa: tendências nas pesquisas em jornalismo nos anos de 2023 e 2024
Ivone A. Santos Rocha – A educomunicação e o jornalismo aplicados no ensino básico de Portugal
Jamila Fernanda Carvalho Lima – Slow journalism em nativos digitais: “Manual” e “Nexo” na contramão das hard news
Laura Rayssa de Andrade Cabral – Jornalismo Automatizado e o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil
Mariela Cancelier – Correspondente por acaso: uma análise de influenciadores que praticam jornalismo
18h30 às 19h – coffee break
19h – Palestra de abertura: Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação
Convidada: Natália Leal (Agência Lupa)
Mediação: Alexandre Gonçalves (agenteGPT) e Rogério Christofoletti
DIA 23/10 – Quarta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h30 – Cobertura jornalística e impactos sociais
Mediação: Isabel Colucci e Jorge Ijuim
Diana Mannes Koch – Representações de mulheres agricultoras na cobertura jornalística
Karla Gabriela Quint – Imprensa: escassez de informações sobre a violência psicológica contra a mulher
Patrícia Hadlich Aquino – “Coitados” e “violentos”: Narrativas sobre pessoas em situação de rua em SC
Thais Araujo – Vozes defiças: aleijando representações de mulheres com deficiência no Jornalismo
14h às 16h – Conhecimento e trajetórias profissionais
Mediação: Jessica Gustafson e Márcia Veiga
Aline de Oliveira Rios – Mulheres jornalistas no Sul: uma análise sobre acesso e permanência na profissão
Gabriela Bregolin Grillo – Parâmetros das epistemologias feministas para a forma de conhecer do Jornalismo
Jaine Araújo – Apontamentos sobre o perfil das jornalistas negras na região Norte do Brasil
Leopoldo Pedro Neto – Jornalistas como trabalhadores de dados: precarização laboral e reificação
16h às 18h30 – Crítica musical e mídias sonoras
Mediação: Aureo Mafra e Valci Zuculoto
Anderson Luiz Condor Baltar – A cobertura radiofônica do Carnaval carioca nos 40 anos da Sapucaí (1984-2024)
Gessiela Nascimento da Silva – A configuração das fontes em podcasts jornalísticos brasileiros
Giovanni de Sousa Vellozo – Funções da crítica musical: proposta de categorias em uma coluna de “O Estado”
Luis David Padilha – A história da Rádio Ponto UFSC e seu papel no ensino, pesquisa e extensão
Matheus Lobo Pismel – Vagalume, Jota Efegê, Francisco Duarte: história do Carnaval e da imprensa
19h – Conferência: O sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico
Palestrante: Elena Carmelich (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Rogério Christofoletti
DIA 24/10 – Quinta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h – Política e processos democráticos
Mediação: Daiane Bertasso
Eduardo Iarek – A imagem pública de Lula em 2023: análise dos portais g1 e UOL Notícias
Renatha M. Giordani – Jornalismo sob cerco algorítmico: fluxos informacionais em campanhas eleitorais
Ricardo Alves Chaves Pereira – Opinião ou desinformação? Imagem pública de Lula nas eleições de 2022 no Estadão
14h às 15h30 – Audiência e jornalismo para telas
Mediação: Fabiana Piccinin
Caroline Westerkamp Costa – Cartografia de repórteres cinematográficas no telejornalismo brasileiro
William Castro Morais – A audiência em 10 anos: as pesquisas no Alcar, Compós, Intercom e SBPJor
Yaskara Ferreira Pinto – Íntimo e pessoal ou público e exposto? A subjetividade no Instagram da RBS TV
15h30 às 18h50 – Roda de conversa de concluintes
Participação: Márcia Veiga e Suelyn Luz
Alan Milhomem da Silva – Na ponta do Bico: o jornalismo local na microrregião do Bico do Papagaio (TO)
Kalianny Bezerra – De abertura a estratégia: adoção de elementos de transparência em reportagens publicadas por veículos independentes
Karin Konzen Franco – A apuração convergente no radiojornalismo na Rádio Super Najuá FM
Letícia de Faria Ávila Santos – Transformações e práticas do jornalismo feminino e do jornalismo feminista
Luiz Henrique Zart – Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa de 2022
Márcio Barbosa Norberto – Fronteiras do Brasil nas dissertações e teses em Jornalismo (2000 a 2020)
Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Informação e entretenimento: o jornalismo de infotenimento no site gshow
Natália Huf – Dilemas éticos, práticas e identidades jornalísticas na era do branded content
Rafael Giovani Venuto – Imagem Exu e jornalismo: subjetivações e RIRsistências com pathos em jogo
Raphaela Xavier de Oliveira Ferro – Narradoras em transmissões de futebol no rádio esportivo brasileiro
Raphaelle Batista – A relação entre ética e credibilidade para jornalistas brasileiros e espanhóis
Victor Vinícius de Santana Palmeira – O uso da narrativa jornalística em conteúdos desinformativos de sites religiosos
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
Com o tema Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação, a 14ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 22 de outubro. A palestra de abertura, às 19h, leva o mesmo título do evento e tem como convidada a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa. A mediação será do jornalista Alexandre Gonçalves, curador da newsletter agenteGPT, e do professor do PPGJOR Rogério Christofoletti. Todas as mesas e palestras serão no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A programação vai até quinta-feira, dia 24, e é composta por mesas de debate, nas quais mestrandos e doutorandos apresentarão suas pesquisas sobre as mais diversas temáticas do jornalismo. O tema central do evento, eleito pelo corpo discente, reflete a preocupação cada vez maior sobre o papel da inteligência artificial no jornalismo automatizado e as novas tendências da mídia digital. A Jornada promete ser um espaço de troca de conhecimento e reflexão crítica sobre o futuro da comunicação e do jornalismo, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da área.
Outra atração será a presença da professora Elena Carmelich, da Universidad de Buenos Aires. Sua palestra, sobre o sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico, será na quarta-feira (23), às 19h.
Na segunda-feira, dia 21, algumas atividades de preparação para o evento serão realizadas na Sala Drummond, com a apresentação de palestras sobre preparação de pesquisas para o Comitê de Ética e revisão de literatura acadêmica. Neste dia, também será apresentado o resultado do relatório sobre Jornalismo Local, focado nos hábitos e interesses do público em relação à imprensa de Florianópolis, elaborado pelo projeto de pesquisa LocalJor, coordenado pelo professor Jacques Mick.
A 14ª Jornada Discente é gratuita e aberta à toda comunidade e conta com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), da Editora UFSC e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 21/10 – segunda-feira – atividades de preparação para a Jornada
Sala Drummond
9h às 11h – Comitê de ética/ Plataforma Brasil (Alan Milhomem)
11h às 12h30 – Revisão de literatura em Comunicação (Wagner Concha)
14h às 16h – O que conecta os públicos ao jornalismo local: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis (Prof. Jacques Mick)
17h – Assembleia Discente. Pauta: possibilidade de mudança de datas da Jornada Discente a partir de 2025.
Dia 22/10 -terça-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 12h – Meio ambiente e jornalismo local
Mediação: Carlos Locatelli e Suelyn Luz
Anderson José da Costa Coelho – Amazônia pelo fotojornalismo: Narrativas imagéticas em tempos de devastação
Daniel Cassol – Estratégias de sustentabilidade em jornais baseadas em práticas de governança
Lauriano Atílio Benazzi – Fotojornalismo, sustentabilidade e o ODS nº 13 nas capas do jornalismo impresso
Lucas Santos Carmo Cabral – Potências do Lugar para o Jornalismo Local como um Comum
Wagner Rodrigo Arratia Concha – Debate midiatizado sobre responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho
14h às 16h – Transformações no trabalho jornalístico
Mediação: Beatriz Marocco
Ana Luiza Duarte – O papel do jornalismo na visibilidade de crimes reais
Gustavo Paulo Zonta – A autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo
Marcella Borba da Silva – Práticas de influência no Instagram: Análise de três perfis jornalísticos
16h às 18h30 – Jornalismo e tecnologias
Mediação: Raquel Longhi e Stefanie Silveira
Francilene de Oliveira Silva – IA Generativa: tendências nas pesquisas em jornalismo nos anos de 2023 e 2024
Ivone A. Santos Rocha – A educomunicação e o jornalismo aplicados no ensino básico de Portugal
Jamila Fernanda Carvalho Lima – Slow journalism em nativos digitais: “Manual” e “Nexo” na contramão das hard news
Laura Rayssa de Andrade Cabral – Jornalismo Automatizado e o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil
Mariela Cancelier – Correspondente por acaso: uma análise de influenciadores que praticam jornalismo
18h30 às 19h – coffee break
19h – Palestra de abertura: Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação
Convidada: Natália Leal (Agência Lupa)
Mediação: Alexandre Gonçalves (agenteGPT) e Rogério Christofoletti
DIA 23/10 – Quarta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h30 – Cobertura jornalística e impactos sociais
Mediação: Isabel Colucci e Jorge Ijuim
Diana Mannes Koch – Representações de mulheres agricultoras na cobertura jornalística
Karla Gabriela Quint – Imprensa: escassez de informações sobre a violência psicológica contra a mulher
Patrícia Hadlich Aquino – “Coitados” e “violentos”: Narrativas sobre pessoas em situação de rua em SC
Thais Araujo – Vozes defiças: aleijando representações de mulheres com deficiência no Jornalismo
14h às 16h – Conhecimento e trajetórias profissionais
Mediação: Jessica Gustafson e Márcia Veiga
Aline de Oliveira Rios – Mulheres jornalistas no Sul: uma análise sobre acesso e permanência na profissão
Gabriela Bregolin Grillo – Parâmetros das epistemologias feministas para a forma de conhecer do Jornalismo
Jaine Araújo – Apontamentos sobre o perfil das jornalistas negras na região Norte do Brasil
Leopoldo Pedro Neto – Jornalistas como trabalhadores de dados: precarização laboral e reificação
16h às 18h30 – Crítica musical e mídias sonoras
Mediação: Aureo Mafra e Valci Zuculoto
Anderson Luiz Condor Baltar – A cobertura radiofônica do Carnaval carioca nos 40 anos da Sapucaí (1984-2024)
Gessiela Nascimento da Silva – A configuração das fontes em podcasts jornalísticos brasileiros
Giovanni de Sousa Vellozo – Funções da crítica musical: proposta de categorias em uma coluna de “O Estado”
Luis David Padilha – A história da Rádio Ponto UFSC e seu papel no ensino, pesquisa e extensão
Matheus Lobo Pismel – Vagalume, Jota Efegê, Francisco Duarte: história do Carnaval e da imprensa
19h – Conferência: O sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico
Palestrante: Elena Carmelich (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Rogério Christofoletti
DIA 24/10 – Quinta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h – Política e processos democráticos
Mediação: Daiane Bertasso
Eduardo Iarek – A imagem pública de Lula em 2023: análise dos portais g1 e UOL Notícias
Renatha M. Giordani – Jornalismo sob cerco algorítmico: fluxos informacionais em campanhas eleitorais
Ricardo Alves Chaves Pereira – Opinião ou desinformação? Imagem pública de Lula nas eleições de 2022 no Estadão
14h às 15h30 – Audiência e jornalismo para telas
Mediação: Fabiana Piccinin
Caroline Westerkamp Costa – Cartografia de repórteres cinematográficas no telejornalismo brasileiro
William Castro Morais – A audiência em 10 anos: as pesquisas no Alcar, Compós, Intercom e SBPJor
Yaskara Ferreira Pinto – Íntimo e pessoal ou público e exposto? A subjetividade no Instagram da RBS TV
15h30 às 18h50 – Roda de conversa de concluintes
Participação: Márcia Veiga e Suelyn Luz
Alan Milhomem da Silva – Na ponta do Bico: o jornalismo local na microrregião do Bico do Papagaio (TO)
Kalianny Bezerra – De abertura a estratégia: adoção de elementos de transparência em reportagens publicadas por veículos independentes
Karin Konzen Franco – A apuração convergente no radiojornalismo na Rádio Super Najuá FM
Letícia de Faria Ávila Santos – Transformações e práticas do jornalismo feminino e do jornalismo feminista
Luiz Henrique Zart – Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa de 2022
Márcio Barbosa Norberto – Fronteiras do Brasil nas dissertações e teses em Jornalismo (2000 a 2020)
Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Informação e entretenimento: o jornalismo de infotenimento no site gshow
Natália Huf – Dilemas éticos, práticas e identidades jornalísticas na era do branded content
Rafael Giovani Venuto – Imagem Exu e jornalismo: subjetivações e RIRsistências com pathos em jogo
Raphaela Xavier de Oliveira Ferro – Narradoras em transmissões de futebol no rádio esportivo brasileiro
Raphaelle Batista – A relação entre ética e credibilidade para jornalistas brasileiros e espanhóis
Victor Vinícius de Santana Palmeira – O uso da narrativa jornalística em conteúdos desinformativos de sites religiosos
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
Com o tema Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação, a 14ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 22 de outubro. A palestra de abertura, às 19h, leva o mesmo título do evento e tem como convidada a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa. A mediação será do jornalista Alexandre Gonçalves, curador da newsletter agenteGPT, e do professor do PPGJOR Rogério Christofoletti. Todas as mesas e palestras serão no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A programação vai até quinta-feira, dia 24, e é composta por mesas de debate, nas quais mestrandos e doutorandos apresentarão suas pesquisas sobre as mais diversas temáticas do jornalismo. O tema central do evento, eleito pelo corpo discente, reflete a preocupação cada vez maior sobre o papel da inteligência artificial no jornalismo automatizado e as novas tendências da mídia digital. A Jornada promete ser um espaço de troca de conhecimento e reflexão crítica sobre o futuro da comunicação e do jornalismo, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da área.
Outra atração será a presença da professora Elena Carmelich, da Universidad de Buenos Aires. Sua palestra, sobre o sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico, será na quarta-feira (23), às 19h.
Na segunda-feira, dia 21, algumas atividades de preparação para o evento serão realizadas na Sala Drummond, com a apresentação de palestras sobre preparação de pesquisas para o Comitê de Ética e revisão de literatura acadêmica. Neste dia, também será apresentado o resultado do relatório sobre Jornalismo Local, focado nos hábitos e interesses do público em relação à imprensa de Florianópolis, elaborado pelo projeto de pesquisa LocalJor, coordenado pelo professor Jacques Mick.
A 14ª Jornada Discente é gratuita e aberta à toda comunidade e conta com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), da Editora UFSC e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 21/10 – segunda-feira – atividades de preparação para a Jornada
Sala Drummond
9h às 11h – Comitê de ética/ Plataforma Brasil (Alan Milhomem)
11h às 12h30 – Revisão de literatura em Comunicação (Wagner Concha)
14h às 16h – O que conecta os públicos ao jornalismo local: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis (Prof. Jacques Mick)
17h – Assembleia Discente. Pauta: possibilidade de mudança de datas da Jornada Discente a partir de 2025.
Dia 22/10 -terça-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 12h – Meio ambiente e jornalismo local
Mediação: Carlos Locatelli e Suelyn Luz
Anderson José da Costa Coelho – Amazônia pelo fotojornalismo: Narrativas imagéticas em tempos de devastação
Daniel Cassol – Estratégias de sustentabilidade em jornais baseadas em práticas de governança
Lauriano Atílio Benazzi – Fotojornalismo, sustentabilidade e o ODS nº 13 nas capas do jornalismo impresso
Lucas Santos Carmo Cabral – Potências do Lugar para o Jornalismo Local como um Comum
Wagner Rodrigo Arratia Concha – Debate midiatizado sobre responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho
14h às 16h – Transformações no trabalho jornalístico
Mediação: Beatriz Marocco
Ana Luiza Duarte – O papel do jornalismo na visibilidade de crimes reais
Gustavo Paulo Zonta – A autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo
Marcella Borba da Silva – Práticas de influência no Instagram: Análise de três perfis jornalísticos
16h às 18h30 – Jornalismo e tecnologias
Mediação: Raquel Longhi e Stefanie Silveira
Francilene de Oliveira Silva – IA Generativa: tendências nas pesquisas em jornalismo nos anos de 2023 e 2024
Ivone A. Santos Rocha – A educomunicação e o jornalismo aplicados no ensino básico de Portugal
Jamila Fernanda Carvalho Lima – Slow journalism em nativos digitais: “Manual” e “Nexo” na contramão das hard news
Laura Rayssa de Andrade Cabral – Jornalismo Automatizado e o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil
Mariela Cancelier – Correspondente por acaso: uma análise de influenciadores que praticam jornalismo
18h30 às 19h – coffee break
19h – Palestra de abertura: Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação
Convidada: Natália Leal (Agência Lupa)
Mediação: Alexandre Gonçalves (agenteGPT) e Rogério Christofoletti
DIA 23/10 – Quarta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h30 – Cobertura jornalística e impactos sociais
Mediação: Isabel Colucci e Jorge Ijuim
Diana Mannes Koch – Representações de mulheres agricultoras na cobertura jornalística
Karla Gabriela Quint – Imprensa: escassez de informações sobre a violência psicológica contra a mulher
Patrícia Hadlich Aquino – “Coitados” e “violentos”: Narrativas sobre pessoas em situação de rua em SC
Thais Araujo – Vozes defiças: aleijando representações de mulheres com deficiência no Jornalismo
14h às 16h – Conhecimento e trajetórias profissionais
Mediação: Jessica Gustafson e Márcia Veiga
Aline de Oliveira Rios – Mulheres jornalistas no Sul: uma análise sobre acesso e permanência na profissão
Gabriela Bregolin Grillo – Parâmetros das epistemologias feministas para a forma de conhecer do Jornalismo
Jaine Araújo – Apontamentos sobre o perfil das jornalistas negras na região Norte do Brasil
Leopoldo Pedro Neto – Jornalistas como trabalhadores de dados: precarização laboral e reificação
16h às 18h30 – Crítica musical e mídias sonoras
Mediação: Aureo Mafra e Valci Zuculoto
Anderson Luiz Condor Baltar – A cobertura radiofônica do Carnaval carioca nos 40 anos da Sapucaí (1984-2024)
Gessiela Nascimento da Silva – A configuração das fontes em podcasts jornalísticos brasileiros
Giovanni de Sousa Vellozo – Funções da crítica musical: proposta de categorias em uma coluna de “O Estado”
Luis David Padilha – A história da Rádio Ponto UFSC e seu papel no ensino, pesquisa e extensão
Matheus Lobo Pismel – Vagalume, Jota Efegê, Francisco Duarte: história do Carnaval e da imprensa
19h – Conferência: O sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico
Palestrante: Elena Carmelich (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Rogério Christofoletti
DIA 24/10 – Quinta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h – Política e processos democráticos
Mediação: Daiane Bertasso
Eduardo Iarek – A imagem pública de Lula em 2023: análise dos portais g1 e UOL Notícias
Renatha M. Giordani – Jornalismo sob cerco algorítmico: fluxos informacionais em campanhas eleitorais
Ricardo Alves Chaves Pereira – Opinião ou desinformação? Imagem pública de Lula nas eleições de 2022 no Estadão
14h às 15h30 – Audiência e jornalismo para telas
Mediação: Fabiana Piccinin
Caroline Westerkamp Costa – Cartografia de repórteres cinematográficas no telejornalismo brasileiro
William Castro Morais – A audiência em 10 anos: as pesquisas no Alcar, Compós, Intercom e SBPJor
Yaskara Ferreira Pinto – Íntimo e pessoal ou público e exposto? A subjetividade no Instagram da RBS TV
15h30 às 18h50 – Roda de conversa de concluintes
Participação: Márcia Veiga e Suelyn Luz
Alan Milhomem da Silva – Na ponta do Bico: o jornalismo local na microrregião do Bico do Papagaio (TO)
Kalianny Bezerra – De abertura a estratégia: adoção de elementos de transparência em reportagens publicadas por veículos independentes
Karin Konzen Franco – A apuração convergente no radiojornalismo na Rádio Super Najuá FM
Letícia de Faria Ávila Santos – Transformações e práticas do jornalismo feminino e do jornalismo feminista
Luiz Henrique Zart – Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa de 2022
Márcio Barbosa Norberto – Fronteiras do Brasil nas dissertações e teses em Jornalismo (2000 a 2020)
Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Informação e entretenimento: o jornalismo de infotenimento no site gshow
Natália Huf – Dilemas éticos, práticas e identidades jornalísticas na era do branded content
Rafael Giovani Venuto – Imagem Exu e jornalismo: subjetivações e RIRsistências com pathos em jogo
Raphaela Xavier de Oliveira Ferro – Narradoras em transmissões de futebol no rádio esportivo brasileiro
Raphaelle Batista – A relação entre ética e credibilidade para jornalistas brasileiros e espanhóis
Victor Vinícius de Santana Palmeira – O uso da narrativa jornalística em conteúdos desinformativos de sites religiosos
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 23 de outubro:
18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos
18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo)
Local: Observatório Astronômico
19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos
20h: Palestra com Bruna Pacheco, mestre em Física
Supernovas: o fim e o início das estrelas
Local: Sala de aula do Planetário
Duração: 30 minutos
Sobre o Observatório
O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol. Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.
Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail
Com o tema Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação, a 14ª edição da Jornada Discente do Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começa na próxima terça-feira, 22 de outubro. A palestra de abertura, às 19h, leva o mesmo título do evento e tem como convidada a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa. A mediação será do jornalista Alexandre Gonçalves, curador da newsletter agenteGPT, e do professor do PPGJOR Rogério Christofoletti. Todas as mesas e palestras serão no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A programação vai até quinta-feira, dia 24, e é composta por mesas de debate, nas quais mestrandos e doutorandos apresentarão suas pesquisas sobre as mais diversas temáticas do jornalismo. O tema central do evento, eleito pelo corpo discente, reflete a preocupação cada vez maior sobre o papel da inteligência artificial no jornalismo automatizado e as novas tendências da mídia digital. A Jornada promete ser um espaço de troca de conhecimento e reflexão crítica sobre o futuro da comunicação e do jornalismo, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes da área.
Outra atração será a presença da professora Elena Carmelich, da Universidad de Buenos Aires. Sua palestra, sobre o sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico, será na quarta-feira (23), às 19h.
Na segunda-feira, dia 21, algumas atividades de preparação para o evento serão realizadas na Sala Drummond, com a apresentação de palestras sobre preparação de pesquisas para o Comitê de Ética e revisão de literatura acadêmica. Neste dia, também será apresentado o resultado do relatório sobre Jornalismo Local, focado nos hábitos e interesses do público em relação à imprensa de Florianópolis, elaborado pelo projeto de pesquisa LocalJor, coordenado pelo professor Jacques Mick.
A 14ª Jornada Discente é gratuita e aberta à toda comunidade e conta com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), da Editora UFSC e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Dia 21/10 – segunda-feira – atividades de preparação para a Jornada
Sala Drummond
9h às 11h – Comitê de ética/ Plataforma Brasil (Alan Milhomem)
11h às 12h30 – Revisão de literatura em Comunicação (Wagner Concha)
14h às 16h – O que conecta os públicos ao jornalismo local: hábitos, interesses, sustentabilidade, engajamento e participação em Florianópolis (Prof. Jacques Mick)
17h – Assembleia Discente. Pauta: possibilidade de mudança de datas da Jornada Discente a partir de 2025.
Dia 22/10 -terça-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 12h – Meio ambiente e jornalismo local
Mediação: Carlos Locatelli e Suelyn Luz
Anderson José da Costa Coelho – Amazônia pelo fotojornalismo: Narrativas imagéticas em tempos de devastação
Daniel Cassol – Estratégias de sustentabilidade em jornais baseadas em práticas de governança
Lauriano Atílio Benazzi – Fotojornalismo, sustentabilidade e o ODS nº 13 nas capas do jornalismo impresso
Lucas Santos Carmo Cabral – Potências do Lugar para o Jornalismo Local como um Comum
Wagner Rodrigo Arratia Concha – Debate midiatizado sobre responsabilidade no rompimento da barragem em Brumadinho
14h às 16h – Transformações no trabalho jornalístico
Mediação: Beatriz Marocco
Ana Luiza Duarte – O papel do jornalismo na visibilidade de crimes reais
Gustavo Paulo Zonta – A autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo
Marcella Borba da Silva – Práticas de influência no Instagram: Análise de três perfis jornalísticos
16h às 18h30 – Jornalismo e tecnologias
Mediação: Raquel Longhi e Stefanie Silveira
Francilene de Oliveira Silva – IA Generativa: tendências nas pesquisas em jornalismo nos anos de 2023 e 2024
Ivone A. Santos Rocha – A educomunicação e o jornalismo aplicados no ensino básico de Portugal
Jamila Fernanda Carvalho Lima – Slow journalism em nativos digitais: “Manual” e “Nexo” na contramão das hard news
Laura Rayssa de Andrade Cabral – Jornalismo Automatizado e o uso de Inteligência Artificial (IA) no Brasil
Mariela Cancelier – Correspondente por acaso: uma análise de influenciadores que praticam jornalismo
18h30 às 19h – coffee break
19h – Palestra de abertura: Impactos e potencialidades do uso da inteligência artificial no combate à desinformação
Convidada: Natália Leal (Agência Lupa)
Mediação: Alexandre Gonçalves (agenteGPT) e Rogério Christofoletti
DIA 23/10 – Quarta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h30 – Cobertura jornalística e impactos sociais
Mediação: Isabel Colucci e Jorge Ijuim
Diana Mannes Koch – Representações de mulheres agricultoras na cobertura jornalística
Karla Gabriela Quint – Imprensa: escassez de informações sobre a violência psicológica contra a mulher
Patrícia Hadlich Aquino – “Coitados” e “violentos”: Narrativas sobre pessoas em situação de rua em SC
Thais Araujo – Vozes defiças: aleijando representações de mulheres com deficiência no Jornalismo
14h às 16h – Conhecimento e trajetórias profissionais
Mediação: Jessica Gustafson e Márcia Veiga
Aline de Oliveira Rios – Mulheres jornalistas no Sul: uma análise sobre acesso e permanência na profissão
Gabriela Bregolin Grillo – Parâmetros das epistemologias feministas para a forma de conhecer do Jornalismo
Jaine Araújo – Apontamentos sobre o perfil das jornalistas negras na região Norte do Brasil
Leopoldo Pedro Neto – Jornalistas como trabalhadores de dados: precarização laboral e reificação
16h às 18h30 – Crítica musical e mídias sonoras
Mediação: Aureo Mafra e Valci Zuculoto
Anderson Luiz Condor Baltar – A cobertura radiofônica do Carnaval carioca nos 40 anos da Sapucaí (1984-2024)
Gessiela Nascimento da Silva – A configuração das fontes em podcasts jornalísticos brasileiros
Giovanni de Sousa Vellozo – Funções da crítica musical: proposta de categorias em uma coluna de “O Estado”
Luis David Padilha – A história da Rádio Ponto UFSC e seu papel no ensino, pesquisa e extensão
Matheus Lobo Pismel – Vagalume, Jota Efegê, Francisco Duarte: história do Carnaval e da imprensa
19h – Conferência: O sistema jornalístico na Argentina no atual contexto político e econômico
Palestrante: Elena Carmelich (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Rogério Christofoletti
DIA 24/10 – Quinta-feira
Auditório Henrique Fontes (CCE)
9h30 às 11h – Política e processos democráticos
Mediação: Daiane Bertasso
Eduardo Iarek – A imagem pública de Lula em 2023: análise dos portais g1 e UOL Notícias
Renatha M. Giordani – Jornalismo sob cerco algorítmico: fluxos informacionais em campanhas eleitorais
Ricardo Alves Chaves Pereira – Opinião ou desinformação? Imagem pública de Lula nas eleições de 2022 no Estadão
14h às 15h30 – Audiência e jornalismo para telas
Mediação: Fabiana Piccinin
Caroline Westerkamp Costa – Cartografia de repórteres cinematográficas no telejornalismo brasileiro
William Castro Morais – A audiência em 10 anos: as pesquisas no Alcar, Compós, Intercom e SBPJor
Yaskara Ferreira Pinto – Íntimo e pessoal ou público e exposto? A subjetividade no Instagram da RBS TV
15h30 às 18h50 – Roda de conversa de concluintes
Participação: Márcia Veiga e Suelyn Luz
Alan Milhomem da Silva – Na ponta do Bico: o jornalismo local na microrregião do Bico do Papagaio (TO)
Kalianny Bezerra – De abertura a estratégia: adoção de elementos de transparência em reportagens publicadas por veículos independentes
Karin Konzen Franco – A apuração convergente no radiojornalismo na Rádio Super Najuá FM
Letícia de Faria Ávila Santos – Transformações e práticas do jornalismo feminino e do jornalismo feminista
Luiz Henrique Zart – Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa de 2022
Márcio Barbosa Norberto – Fronteiras do Brasil nas dissertações e teses em Jornalismo (2000 a 2020)
Maria Clara Guimarães da Costa Moura – Informação e entretenimento: o jornalismo de infotenimento no site gshow
Natália Huf – Dilemas éticos, práticas e identidades jornalísticas na era do branded content
Rafael Giovani Venuto – Imagem Exu e jornalismo: subjetivações e RIRsistências com pathos em jogo
Raphaela Xavier de Oliveira Ferro – Narradoras em transmissões de futebol no rádio esportivo brasileiro
Raphaelle Batista – A relação entre ética e credibilidade para jornalistas brasileiros e espanhóis
Victor Vinícius de Santana Palmeira – O uso da narrativa jornalística em conteúdos desinformativos de sites religiosos
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
A roda de conversa Língua e cultura Yiddish: história e resistência vai ocorrer no dia 24 de outubro, com início às 14h, através de transmissão pelo YouTube. O evento é promovido pelo grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As palestrantes da roda de conversa serão Sonia Kramer, Eliane Pszczol, Marcia Antabi, Alice Fucs, do Núcleo Viver com Yiddish da PUC-Rio, com mediação da professora Cristine Severo, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (LLV) da UFSC.
As Rodas de Conversa do grupo PoLiTicas buscam construir um espaço de diálogo e visibilidade sobre políticas linguísticas educacionais, além da interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página do grupo PoLiTicas.
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas traz o espetáculo Revista Íntima, que será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, sempre às 20h30 com entrada gratuita e classificação de 16 anos. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama fala sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
Saiba mais informações no site da Companhia La Vaca de Artes Cênicas e no Instagram @cialavaca
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
O Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestra Gestão do conhecimento no varejo: inovação e execução para impactar o consumo, nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 10 horas, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no Campus de Florianópolis. O evento contará com a presença de Felipe Votisch e Eduardo Correia, que são, respectivamente, diretor nacional e gerente-executivo de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil.
Os palestrantes abordarão estratégias de gestão do conhecimento no setor varejista, focando em como a execução eficiente pode influenciar diretamente o comportamento de consumo. O evento promete ser uma oportunidade de aprendizado para estudantes e profissionais interessados em marketing e gestão empresarial.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Corpos Escuros X Buracos Negros, nesta sexta-feira, 25 de outubro, às 20h, no Planetário da UFSC. A atividade é gratuita e aberta a todos.
O palestrante será Antônio Lucena, membro do GEA, que abordará sobre os chamados buracos negros, objetos icônicos da atualidade. Estes objetos são previstos pela Teoria da Relatividade Geral (TRG), de Albert Einstein, publicada em 1915. São entendidos, em termos simples, como objetos cuja massa está tão compactada que nem a luz pode escapar da sua atração gravitacional.
No final do século XVIII, cientistas como John Mitchell e Pierre S. de Laplace, já haviam conjecturado sobre a existência de tais objetos, as chamadas estrelas negras, baseando-se na Teoria da Gravitação Universal, formulada por Isaac Newton em finais do século XVII.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site geaufsc.paginas.ufsc.br.
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas traz o espetáculo Revista Íntima, que será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, sempre às 20h30 com entrada gratuita e classificação de 16 anos. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama fala sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
Saiba mais informações no site da Companhia La Vaca de Artes Cênicas e no Instagram @cialavaca
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas traz o espetáculo Revista Íntima, que será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, sempre às 20h30 com entrada gratuita e classificação de 16 anos. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama fala sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
Saiba mais informações no site da Companhia La Vaca de Artes Cênicas e no Instagram @cialavaca
O Grupo de Pesquisa em Computação Quântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a sétima edição do Workshop de Computação Quântica de 29 de outubro a 1º de novembro, das 8h às 18h, no Auditório Prof Hermann Adolf Harry Lucke no Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico (CTC), no Campus da Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e dá direito a certificado de 24 horas.
Para acompanhar as palestras e minicursos, é necessário realizar a inscrição até 29 de outubro pelo site do evento. A programação está disponível na mesma página. As palestras também terão transmissão ao vivo pelo Youtube.
Mais informações no site workshop-cq.ufsc.br ou pelo Instagram @gcq_ufsc.
O Programa de Educação Tutorial em Metrologia e Automação (PET-MA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do Circuito de Empreendedorismo, nos dias 29 e 30 de outubro, das 18h às 22h, no auditório do Departamento da Mecânica da UFSC. O evento contará com diversas palestras, e para participar é necessário realizar a inscrição através do link.
> Confira o cronograma completo do evento
Dia 29/10 (terça-feira):
- 18h00 – Palestra Da UFSC Para o Mundo, com ex-membros do PET-MA que já passaram por três países diferentes
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados.
- 19h50 – Palestra com Rodolfo Levien, fundador e COO da VoltBras: Como Construir uma Empresa do Zero
Dia 30/10 (quarta-feira):
- 18h00 – Palestra surpresa com participação especial dos grupos PET-MA, PET Produção e PET Elétrica!
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados
- 19h50 – Palestra com Antonio Duarte, co-founder e CEO da Olby e Nekt: De Estudante a Fundador
Para mais informações, acesse o Instagram do PET-MAT.
O Grupo de Pesquisa em Computação Quântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a sétima edição do Workshop de Computação Quântica de 29 de outubro a 1º de novembro, das 8h às 18h, no Auditório Prof Hermann Adolf Harry Lucke no Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico (CTC), no Campus da Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e dá direito a certificado de 24 horas.
Para acompanhar as palestras e minicursos, é necessário realizar a inscrição até 29 de outubro pelo site do evento. A programação está disponível na mesma página. As palestras também terão transmissão ao vivo pelo Youtube.
Mais informações no site workshop-cq.ufsc.br ou pelo Instagram @gcq_ufsc.
Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o professor José Antonio Flores Fárfan, do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (Ciesas), realiza uma palestra sobre a história da tradução no México, com destaque para as línguas nativas, na sala 408 do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será composto por uma exposição de materiais e livros indígenas, às 17h15, e uma palestra, das 18h às 20h.
Fárfan discutirá as diferentes políticas de tradução no México, explorando dois modelos principais: o modelo de subordinação e o modelo de emancipação. Ele abordará como esses modelos, concebidos em estado de fluxo, revelam-se como um continuum que permite desconstruir as dinâmicas de poder envolvidas na tradução de línguas nativas. Ao longo da palestra, serão analisados exemplos históricos e contemporâneos, incluindo a multivocalidade de La Malinche, as adaptações da tradução cultural em contexto (pós)colonial e as contradições enfrentadas pelo Estado moderno em relação à luta dos tradutores nativos pela preservação de suas línguas e culturas minoritárias.
O evento também pretende destacar a tradução como um exercício de práticas multifacetadas, apresentando desafios específicos para as línguas nativas. Todos os participantes receberão certificado de participação com carga horária de duas horas.