Calendário de Eventos UFSC

out
14
seg
Reunião para a Elaboração de Demandas e Ações para o Relatório 7 do IPCC
out 14@16:00 – 18:30
Reunião para a Elaboração de Demandas e Ações para o Relatório 7 do IPCC @ Laboratório de Ficologia (Lafic), Departamento de Botânica

O Programa Ecoando Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 16h, uma Reunião para a Elaboração de Demandas e Ações para o Relatório 7 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). A reunião será realizada no Laboratório de Ficologia (Lafic), do Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

A atividade é aberta, sem a necessidade de inscrição prévia, e dá direito a certificado de duas horas. O objetivo, segundo a organização, é “planejar e participar ativamente de todos os caminhos necessários para enfrentar o sistema e o modo de produção e consumo que estão nos levando ao caos”.

Os participantes serão convidados a participar de uma dinâmica de integração de demandas e ideias. Haverá café e chá, solicita-se que as pessoas tragam sua caneca e caso assim desejem, tragam algo para o café colaborativo.

Mais informações no Instagram.

dez
13
sex
Posse e premiação da Academia Catarinense de Letras e Artes
dez 13@19:30

A Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) realizará, no dia 13 de dezembro, a sessão solene para posse de duas novas acadêmicas e a entrega dos prêmios Personalidade do Ano em diversas área. A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a a cantora lírica soprano Kalinka Damiani assumirão as cadeiras 25 e 40, respectivamente. O evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis. 

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA). 

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.

mar
25
ter
Encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
mar 25@15:00

O projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCR’s) e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam, na terça-feira, 25 de março, às 15h, um encontro da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região. A pauta do encontro é o debate do Estatuto da Associação, antes da assembleia de fundação da entidade.

O evento será realizado no Auditório PGA, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, no Itacorubi, em Florianópolis, e contará com transmissão on-line via Google Meet, possibilitando a participação de consumidores e apoiadores de diversas localidades.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs.

Desde então, a comissão tem se reunido regularmente, consolidando os princípios, diretrizes e estatuto da futura entidade. Agora, o evento marca mais um passo rumo à oficialização da associação, com o debate e aprovação do estatuto e a eleição da diretoria e do conselho, passos essenciais para sua consolidação e atuação na sociedade.

Segundo os organizadores, o evento representa um marco na construção da primeira associação de consumidores da Grande Florianópolis, com o propósito de fortalecer a agroecologia, incentivar cadeias curtas de comercialização e democratizar o acesso a alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e oriundos da agricultura familiar.

“A realização deste evento é de extrema relevância para a Universidade e para a sociedade, pois fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um espaço de debate e ação em prol de um consumo mais responsável e sustentável. Além disso, a associação contribuirá diretamente para a valorização da agricultura familiar, a ampliação do acesso a alimentos saudáveis e o incentivo a práticas econômicas mais solidárias e ecológicas”, afirmam.

A organização também ressalta que a participação de consumidores, agricultores, pesquisadores, estudantes e apoiadores é fundamental para consolidar essa iniciativa e fortalecer a construção de um modelo de consumo consciente e de comercialização justa.

Os interessados em acompanhar a organização da Associação e da assembleia de fundação podem obter mais informações por meio do site ou Instagram do Lacaf/UFSC e do Instagram da Célula de Consumidores Responsáveis.

 

maio
22
qui
Sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação do curso de Administração
maio 22@19:00

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, nesta quinta-feira, 22 de maio, às 19h, uma sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação e 50 anos de reconhecimento do curso de Administração da UFSC. O evento será realizado no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, sede da Alesc, em Florianópolis.

A cerimônia celebra a trajetória do curso, homenageando entidades e personalidades que contribuíram para sua consolidação e excelência ao longo das décadas. Com mais de 5 mil bacharéis formados, obteve nota máxima em todas as edições do Enade, foi reconhecido como um dos melhores cursos de Administração do país pelo Guia do Estudante em 2024, e ocupa a sétima posição no Ranking Universitário Folha (RUF), sendo o melhor de Santa Catarina.

O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, com direito a certificado de 3 horas complementares. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo site even3.com.br/60anosadmufsc/.

jun
5
qui
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região
jun 5@18:00 – 21:00
Assembleia de Fundação da Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

A primeira Associação de Consumidores de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos de Florianópolis e Região será oficializada nesta quinta-feira, 5 de junho, com sua Assembleia de Fundação. O encontro ocorre às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, e reunirá consumidores, estudantes, pesquisadores e membros da comunidade interessados em agroecologia e consumo responsável. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line.

A atividade é organizada em parceria com membros do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf/UFSC), ligados ao Projeto Célula de Consumidores Responsáveis (CCRs), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC. As CCRs promovem a venda direta de alimentos agroecológicos entre consumidores e agricultores certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia. A organização também conta com uma comissão de voluntários, composta por pessoas engajadas no consumo responsável.

A programação da assembleia começará com uma fala de boas-vindas, que resgatará o processo de mobilização que deu origem à Associação. Em seguida, será realizada a leitura, a análise e a votação do Estatuto Social, passo fundamental para estabelecer as bases legais e os valores que nortearão as ações. Na terceira etapa, será eleita a diretoria e o conselho fiscal.

A iniciativa é fruto de um processo de mobilização que teve início em dezembro de 2024, com o primeiro Encontro de Consumidores/as da Grande Florianópolis, que reuniu pessoas por uma alimentação saudável, consumo responsável e futuro sustentável. A partir desse encontro, foi formada uma comissão dedicada à estruturação da associação, com o apoio do Lacaf/UFSC e das CCRs. Em março de 2025, outro encontro debateu o estatuto da Associação.

Mais informações pelo site do Lacaf ou pelo Instagram @lacaf_ufsc @ccr_celulasconsumo.