O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Encontro com os atores Odilon Wagner e Marcello Airoldi, da peça A última sessão de Freud, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A apresentação e mediação será realizada pelas professoras Gerusa Morgana Bloss e Letícia de Brito Cardoso.
Para mais informações, acesse o site

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.
O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.
A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.
Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.
Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.
A Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma reunião para análise e discussão dos impactos da nova lei da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), Lei 14.914/24. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 17h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Também é possível a participação on-line, pela plataforma Conferência Web.
O objetivo da reunião é apresentar, analisar e discutir os impactos da nova legislação, que regula políticas de assistência estudantil em todo o país. Para facilitar a discussão, a organização recomenda a leitura prévia da lei.
A Rede de Inovação Florianópolis, parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com a Prefeitura de Florianópolis, realiza a primeira edição do encontro Conexão Junior to Senior. O objetivo é proporcionar experiências e conhecimentos a futuros empreendedores sobre como desenvolver negócios desde empresas juniores até o mercado. Com apoio da empresa Monking e do programa Academy UFSC, a atividade ocorre nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 15h, no Centro de Inovação Acate Primavera, na Rodovia José Carlos Daux, 4.150, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.
O evento busca abrir oportunidade de conexão entre estudantes e empresas juniores ao setor de tecnologia da capital. Os participantes poderão conversar com Eduardo Vieira, fundador e CEO da Monking, além de conhecer o espaço e grandes empresas da área.
A programação do evento terá início no Laboratório de Inovação Aberta da Acate, o LinkLab – programa responsável por conectar soluções de startups a desafios de instituições públicas e de médias e grandes empresas. Durante o tour pelo Centro de Inovação, também serão visitadas as empresas de tecnologia Órago e VoltBras.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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O primeiro encontro do Clube de Leitura Antirracista (Para Aliados) acontece na segunda-feira, dia 11 de novembro, das 17h às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (Central). A atividade tem o apoio da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) e surgiu como iniciativa das estudantes Gencen Abelino, aluna do curso de Ciências da Informação do Centro de Ciências da Educação e Gabriela Garibaldi da Cruz, mestranda no Programa de Pós-Graduação Gestão da Informação (PPGInfo) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O Clube de Leitura foi idealizado e apresentado como projeto final do curso “Leitura Crítica como Estratégia para o Desenvolvimento da Competência em Informação de Mulheres”, promovido pela professora Elizete Vieira Vitorino do Departamento de Ciência da Informação, e pela pós-doutoranda Djuli Machado de Lucca, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Após a conclusão do curso, as alunas decidiram colocar o projeto em prática, criando um espaço de leitura e debate para promover a conscientização e o antirracismo.
A proposta é trazer uma intervenção literária cujo público-alvo sejam os aliados da luta antirracista. A atividade aborda a branquitude dentro do espectro do racismo estrutural, com um enfoque no enfrentamento ao racismo por meio no feminismo negro. A proposta criará um espaço de reflexão e diálogo sobre as questões de raça e gênero, considerando as experiências das pessoas negras em um contexto informacional contemporâneo, marcado por desafios estruturais de exclusão e discriminação.
O Clube de Leitura Antirracista (para Aliados) prevê 12 obras literárias principais e demais obras de suporte para debates mensais. O objetivo é promover a educação antirracista e o letramento racial entre pessoas não-negras por meio da leitura de obras que tratam da temática racial, fomentando a conscientização e o compromisso com a luta antirracista, trazendo sempre sobre feminismo negro como interseccionalidade.
Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações em leituraantirracista.ufsc.br.
Este evento integra a programação do Novembro Negro UFSC. Acompanhe as notícias no site novembronegro.ufsc.br.
O grupo de pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGOV/UFSC) promove o 33º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, das 9h às 17h, de forma on-line no canal no youtube do E-GOV. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. Será fornecido certificado de 12 horas de participação.
O encontro reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, pertencentes a instituições nacionais e internacionais, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências sobre o tema Governo Eletrônico e as Novas Tecnologias de Inteligência Artificial.
Mais informações no site do evento.
O clube de leitura Entre Linhas vai discutir o livro Minha casa é onde estou, de Igiaba Scego, no dia 27 de novembro, quarta-feira, das 17h às 18h30, na livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (Neclit/UFSC), no âmbito do projeto Conectando Culturas do CNPq.
O objetivo é proporcionar um espaço de discussão de temas que afetam a contemporaneidade, a partir de obras da literatura italiana traduzida. Com base no livro “Minha casa é onde estou”, o clube de leitura vai discutir temas como a condição do migrante, a ideia de casa e a relação com as línguas e culturas.
O evento é aberto a todos e não é necessário realizar inscrições.
Mais informações no site do Núcleo de Estudos ou pelo e-mail neclitufsc@gmail.com.
O encontro É claro que estou exposto: conversa sobre literatura e alzheimer ocorre na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 17h, na Livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A conversa é organizada pela livraria e pela Editora Quelônio.
O evento fará uma discussão com leituras do livro Perdi o peão, mas aceito jogar (Quelônio, 2024), e tem como objetivo ser um espaço para falar de literatura e doença, especialmente o Alzheimer, que atinge e corrói a memória e a linguagem do sujeito. O título do encontro tem na sua primeira parte um verso do poeta brasileiro Antonio Cícero, falecido recentemente.
A conversa ficará a cargo dos professores Patricia Peterle e André Carvalho, com mediação do professor Tiago Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.