A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis.
O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo.
Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.
Sobre a Mostra de Violão Anabá
Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.
Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia nesta quarta-feira, 28 de agosto, a 12ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (Siem). Cerca de 1.200 estudantes secundaristas se reunirão para uma simulação da Assembleia Geral da ONU. O evento ocorre das 8h às 18h e contará com algumas sessões paralelas ao longo do dia, como a Sessão da União Africana, a Sessão do Conselho de Segurança e a Sessão da União Europeia. As inscrições para escolas já estão encerradas, mas o evento é aberto a visitantes.
O Siem visa proporcionar uma oportunidade única para estudantes do Ensino Médio vivenciarem uma experiência acadêmica avançada, enquanto aprofundam a sua compreensão do cenário internacional da atualidade. Cada escola ou delegação representa um país e deve defender os interesses de seu país na assembleia. O trabalho com os adolescentes é feito ao longo de um semestre inteiro, e proporciona aprendizados em áreas diversas, como geografia, oratória e diplomacia. A preparação do evento também envolve alunos, técnicos administrativos e professores do curso de Relações Internacionais da UFSC.
No vídeo abaixo, o coordenador-geral do evento, o técnico administrativo do Centro Centro Socioeconômico (CSE) Filipe Dias, explica como funciona a atividade:
Mais informações no site do XII Siem, no Instagram e no Facebook.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.
Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.

Estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de conhecer a infraestrutura e obter informações de 110 graduações presenciais e seis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição da Feira de Cursos, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
Essa será a segunda edição do evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O objetivo da inscrição antecipada é planejar a logística para o desenvolvimento da programação. A 2ª Feira de Cursos da UFSC também será realizada nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As datas e a programação estão em fase de definição e serão disponibilizadas no site do evento.
Como chegar ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Visitas guiadas a laboratórios e informações de intercâmbio
Nos estandes montados, os estudantes conhecerão detalhes das graduações, como disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico e orientação para estágios e intercâmbios.
Haverá ainda visitas guiadas a laboratórios, palestras sobre as graduações, atividades culturais e orientação vocacional para ajudar na escolha do curso superior. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da Universidade. A programação completa do evento pode ser consultada no site feiradecursos.ufsc.br. Para esclarecimento de dúvidas, os organizadores disponibilizaram o e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local.
Diogo Nestor
O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
Mais informações: www.diogonestor.com.br
O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.
O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.
O Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove os eventos 20 anos do PPGC da UFSC e 6° UFSC International Accounting Research Conference entre os dias 16 e 20 setembro, no Campus Trindade da UFSC. Os eventos acontecem de forma concomitante.
A comemoração dos 20 anos do PPGC da UFSC contará com a presença de palestrantes convidados. A programação inclui palestras, discussões com grupos de pesquisa e minicurso. Os eventos são gratuitos e destinados a docentes e estudantes da pós-graduação em Contabilidade.
Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página de eventos do PPGC da UFSC.
O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Encontro com os atores Odilon Wagner e Marcello Airoldi, da peça A última sessão de Freud, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A apresentação e mediação será realizada pelas professoras Gerusa Morgana Bloss e Letícia de Brito Cardoso.
Para mais informações, acesse o site
Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.
Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.
O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.
A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.
Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.
Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.
A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.
Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.
O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.