Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.
Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.
As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.
O Projeto Cine Ata-me do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Santa Catarina (NOS/UFSC) promove a exibição do documentário “Aqui en la frontera” nesta sexta-feira, 28 de junho, às 19h, no auditório do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita, com limite máximo de 45 pessoas na plateia. A tolerância de atraso após o início da sessão é de até 15 minutos. Os participantes têm direito a certificado de 4 horas.
O evento é uma edição especial em parceria com o Programa Bem Viver do Ministério Público Federal, ONU Migração (OIM) e a Círculos de Hospitalidade, em celebração à Semana Nacional do Migrante e Refugiado, de 19 a 23 de junho.
Sobre o documentário
Filmado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela em meio a uma das maiores crises migratórias da América Latina, Aqui en la Frontera conta a história de três venezuelanos com vivências de acolhida bem distintas. O filme retrata Stephanny, uma jovem mãe de 21 anos que precisa retornar ao país para buscar sua filha; Francis, uma mulher trans e liderança de um abrigo de refugiados militarizado do Governo Brasileiro; e Argenis, que organiza uma ocupação com mais de 300 venezuelanos em Boa Vista, sob ameaça de despejo.
O Laboratório de Estudos em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC), organiza o evento África no Cinema, que acontecerá em 30 de julho, às 19h, no Auditório do SESC Prainha, em Florianópolis.
O encontro será marcado pela exibição do filme: A Árvore Sem Fruto, com inscrições gratuitas e abertas ao público em geral.
O África no Cinema é um projeto de extensão organizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC. Além disso, tem por objetivo a divulgação de filmes africanos e o fomento da cultura cinematográfica na cidade.
Para mais informações, acesse o site.
O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O projeto África no Cinema exibirá gratuitamente no dia 28 de agosto uma sessão do filme “Sobre a Tábua”, de Leïla Kilani, às 19 horas. O evento ocorrerá no Teatro Sesc Prainha, no centro de Florianópolis, e tem como público-alvo a comunidade universitária.
Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.
África no Cinema é uma projeto de extensão universitária do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) do Departamento de História da UFSC, sob a supervisão do professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O projeto conta com o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do SESC.
Sinopse do filme: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Para mais informações, acesse o site.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.
O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.
O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.
O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.
O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.
O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.
Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.
O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.
Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.
Confira a programação:
- 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
- 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
- 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)
Mais informações no Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.
A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.
A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.
Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.
Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

ATV UFSC transmitirá nesta terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a live Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori. A conversa, que será mediada pela ex-senadora Ideli Salvatti, será discutido o papel das redes no atual contexto político no Brasil e no mundo. A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube da TV UFSC, O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Movimento Humaniza SC.
Live no YouTube: