O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.
Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.
O Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (PriNT/UFSC) realiza o III Seminário Internacional Educação Interprofissional em Saúde nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do curso de Enfermagem, Bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde e, segundo os organizadores, será uma oportunidade para compartilhar os principais resultados alcançados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla. A participação dá direito à certificado de seis horas.
O projeto PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde surgiu na perspectiva de conhecer as condições atuais dos cursos de saúde, no que diz respeito às barreiras e potencialidades para o desenvolvimento da educação interprofissional (EIP) nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia do CCS/UFSC.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorre a sessão de abertura, seguida da palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva internacional, a ser ministrada pelo professor Ricardo Ayala da Universidad de las Americas, do Chile. Na sequência, a coordenadora do projeto, professora Jussara Gue Martini apresentará os principais resultados da pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde realizada nos cursos do CCS/UFSC.
Na sexta-feira, 22 de novembro, as atividades iniciam com o compartilhamento das experiências internacionais de Educação interprofissional vivenciadas durante estágios de doutorado sanduíche pelas doutorandas Ana Caroline Machado, do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), Jaqueline Marcos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), e Franciely Daiana Engel, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
O encerramento será com a palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva nacional, ministrada pela professora Marina Peduzzi da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional na temática.
O Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (PriNT/UFSC) realiza o III Seminário Internacional Educação Interprofissional em Saúde nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do curso de Enfermagem, Bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde e, segundo os organizadores, será uma oportunidade para compartilhar os principais resultados alcançados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla. A participação dá direito à certificado de seis horas.
O projeto PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde surgiu na perspectiva de conhecer as condições atuais dos cursos de saúde, no que diz respeito às barreiras e potencialidades para o desenvolvimento da educação interprofissional (EIP) nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia do CCS/UFSC.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorre a sessão de abertura, seguida da palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva internacional, a ser ministrada pelo professor Ricardo Ayala da Universidad de las Americas, do Chile. Na sequência, a coordenadora do projeto, professora Jussara Gue Martini apresentará os principais resultados da pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde realizada nos cursos do CCS/UFSC.
Na sexta-feira, 22 de novembro, as atividades iniciam com o compartilhamento das experiências internacionais de Educação interprofissional vivenciadas durante estágios de doutorado sanduíche pelas doutorandas Ana Caroline Machado, do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), Jaqueline Marcos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), e Franciely Daiana Engel, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
O encerramento será com a palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva nacional, ministrada pela professora Marina Peduzzi da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional na temática.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no dia 24 de março, a Aula Magna que marca o início do semestre letivo 2025.1. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), ocorrerá às 18h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.
Com o tema De onde eles vêm: uma reflexão sobre a formação de leitores no espaço acadêmico, a aula será ministrada pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 e autor das obras O avesso da pele e De onde eles vêm.
A atividade integra as ações de recepção e acolhimento dos estudantes e tem como proposta estimular uma reflexão sobre a trajetória universitária como um processo de aprendizado coletivo e construção de futuros possíveis. O evento é aberto a estudantes a toda a comunidade e não exige inscrição prévia.
A Prograd reforça a importância da participação da comunidade acadêmica, incentivando docentes a integrarem a atividade aos cronogramas de seus cursos. Além disso, as coordenações de curso são convidadas a orientar os estudantes ingressantes a acessarem a página calouros.ufsc.br, onde estão disponíveis informações sobre outras atividades de recepção.
> Serviço:
Data: 24 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, UFSC – Florianópolis
Palestrante: Jeferson Tenório
Para mais informações, acesse: calouros.ufsc.br.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.
O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.
Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.
Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.
A ação de extensão PartilhARTE: o que pode a Arte na Formação Docente?, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove de forma online a III Aula Aberta: Didática Bruta – Arte e Educação socialmente implicadas, na quarta-feira, 9 de julho, às 19h30. O evento busca refletir sobre os desafios e possibilidades do fazer docente na escola pública, especialmente em contextos marcados por desigualdades sociais.
A aula contará com a participação do professor-artista Alexandre Paes. Atuando há 15 anos em escolas do bairro de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro — região que abriga um dos maiores complexos penitenciários da América Latina —, Alexandre desenvolve uma pesquisa estético-pedagógica sobre as relações entre escola e território em áreas afetadas por violência. Seu trabalho recente tem se aprofundado em processos artísticos e educacionais inseridos no cotidiano escolar dessas comunidades.
A mediação do encontro será realizada pela professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFSC Michele do Amaral. A proposta é tensionar temas como ARTografia, a virada pedagógica da arte na década de 1990, e as formas de inserção da arte no cotidiano escolar, promovendo um espaço de escuta, diálogo e experimentação sensível.
O evento é gratuito, com emissão de certificado pela UFSC, voltado a docentes e técnicos do Colégio de Aplicação, professores da Educação Básica, estudantes de licenciatura e demais interessados.
As inscrições estão abertas de 30 de junho a 7 de julho, pelo link.