O projeto Práxis Antirracista, vinculado ao Coletivo Veias Abertas, do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA), e ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quinta-feira, 25 de julho, uma oficina de formação antirracista para profissionais da Assistência Social, saúde e demais interessados. O evento será realizado das 9h às 16h, no salão Frei Fidêncio, em Santo Amaro do Imperatriz, na Grande Florianópolis. Para mais informações, entre em contato com o e-mail projetopraxisantirracista@gmail.com.
O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.
A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.
O programa Academy UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, promove a oficina Proatividade x Procrastinação. O evento irá conceituar os termos que dão título à oficina e trazer orientações sobre como caminhar rumo à proatividade e obter melhores resultados pessoais e profissionais.
A atividade ocorrerá na quarta-feira, 14 de agosto, às 19h, de forma online, pelo Canal do Youtube do programa. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado de uma hora e meia.
O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?
A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.

A poetisa e ativista social Énia Lipanga, natural de Moçambique, vem pela primeira vez ao Brasil e estará em Florianópolis para três ações culturais nos dias 11 e 12 de setembro. A turnê Compostas de Ti(s) é composta por uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Lipanga estará na cidade a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) se suas apresentações serão no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus da Trindade, Florianópolis.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 14h, será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e logo depois, às 18h30, a palestra As vozes femininas moçambicanas. No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 18h30, ocorre o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulários eletrônicos. As vagas são limitadas.
Para se inscrever em cada atividade, acesse os respectivos links abaixo:
11/09 | quarta-feira
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
12/09 | quinta-feira
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia está entre as potentes vozes africanas na poesia e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos – esta considerada o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a secretária de Cultura Arte e Esporte da UFSC Eliane Debus, “a poetisa Énia Lipanga, com seus versos fortes e viscerais, tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural tem o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br ou telefone (48) 3721-2376.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.
Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
A 9ª edição do Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.
O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.
Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.
O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
A 9ª edição do Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.
O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.
Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.
O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
A 9ª edição do Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.
O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.
Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.
O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
A 9ª edição do Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.
O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.
Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.
O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.