O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.
O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.
Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.
O livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, publicado pela Editora da UFSC, tem relançamento programado para o sábado, 3 de agosto, na Livraria Desterrados, localizada na Rua Tiradentes, 204, no centro de Florianópolis. O evento ocorrerá das 10h às 12h. A primeira edição do livro foi publicada em setembro de 2011 e a segunda edição revisada aconteceu em julho de 2015.
O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, servidor aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação é baseada no manuscrito elaborado, em 1786, pelo engenheiro militar José Correia Rangel, um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.
O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.
Para mais informações sobre o livro, acesse o link.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.
A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.
Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.
Para mais informações, acesse o site do IELA.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.
Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.
Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC). As atividades começam às 13h45.
Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.
Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.
A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.
O Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica promove na segunda-feira, 7 de outubro, o lançamento do livro O Instituto do Indigenato e Teoria Crítica: fundamento jurídico, territorialidade e processos de luta Guarani, publicado pela Apolodoro Virtual Edições. A obra é resultado da tese de doutorado da pesquisadora do Observatório de Justiça Ecológica Adriana Biller Aparicio, defendida no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a orientação da professora Leticia Albuquerque. O encontro é aberto à comunidade e será realizado das 12h45 às 14h, por meio da plataforma Zoom.
O livro aborda o fortalecimento do Instituto do Indigenato e a efetiva concretização dos direitos territoriais indígenas, essenciais para a justiça social e a preservação das culturas tradicionais. “A defesa desses direitos enfrenta desafios significativos, mas é crucial para assegurar que os povos indígenas possam manter e usufruir de seus territórios de maneira sustentável e em harmonia com sua visão de mundo. A função social do conhecimento em direitos humanos, nesse contexto, é transformar a teoria em práticas efetivas que protejam e promovam os direitos dos povos indígenas no Brasil”, traz o prefácio de autoria da professora Letícia.
> Faça o download da obra no site da editora
O livro está dividido em quatro capítulos. No primeiro, é apresentado o Instituto do Indigenato e a historicidade da categoria jurídica “terra indígena”. No segundo capítulo, a autora destaca a realidade sociojurídica das terras indígenas no Brasil, ressaltando a questão fundiária e, em particular, o caso Raposo Serra do Sol, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O capítulo seguinbte estabelece a ligação entre direito e antropologia, por meio da análise da territorialidade do povo Guarani. E, no capítulo final, a autora propõe a reinvenção do Instituto do Indigenato com base na teoria crítica dos direitos humanos e nos processos de luta do povo Guarani.
Mais informações na página justicaecologica.ufsc.br.
O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.
A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.
Sobre a palestrante
Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.
Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.
Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.
Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.
Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.
O projeto de extensão Meninas na Ciência, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro A historia de Estrela na próxima quarta-feira, 16 de outubro. O evento ocorre das 18h30 às 21h, na sede da APUFSC. O livro é o primeiro da série Meninas Brilhantes, produzido integralmente pelas integrantes do projeto Meninas na Ciência. O evento contará com sessão de autógrafo com as autoras, música, coquetel e sorteio de livros.
Sobre o livro
Estrela é uma jovem curiosa e apaixonada por Astronomia, que adora se divertir com suas amigas na escola. Quando o grupo enfrenta um desafio ao apresentar um projeto de ciências, encontram inspiração na trajetória de uma cientista chamada Jocelyn Bell Burnell para lidar com suas dificuldades, compartilhar suas experiências e dar voz a outras meninas e mulheres na ciência.
O livro pode ser comprado no site ou no dia do evento.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomará as cerimônias de homenagens aos servidores técnicos e docentes aposentados, interrompidas desde a pandemia.
A Cerimônia de Aposentadoria para 333 servidores docentes e técnicos que se aposentaram em 2019 e 2020 ocorre no dia 18 de outubro, às 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Haverá a presença de autoridades e convidados dos aposentados.
“A expectativa da Prodegesp é de um reencontro entre a instituição e os aposentados, como forma de agradecimento aos serviços prestados e ressaltar que a UFSC pode estar presente nos desafios e belezas que esta nova fase proporcionará em suas vidas. A Prodegesp retoma as cerimônias, inspirada na gestão atual de reconhecimento e valorização de seus servidores que construíram e constroem nossa Universidade singular e plural em sua diversidade”, ressalta a pró-reitora Sandra Regina Carrieri de Souza. Sandra salienta que no primeiro semestre de 2025 será feita a cerimônia para os aposentados dos anos de 2021 e 2022, e no segundo semestre de 2025, está prevista a cerimônia para os aposentados dos anos de 2023 e 2024.
“Estamos preparando uma cerimônia alegre, com muito carinho. Os aposentados receberão um presente personalizado, além da participação do Coral Vozes da Ilha e apresentação de Dança. Serão momentos de integração entre a instituição e os seus aposentados”, convida.
A Cerimônia é organizada pela Prodegesp com a participação da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi).
O Programa de Educação Tutorial em Metrologia e Automação (PET-MA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do Circuito de Empreendedorismo, nos dias 29 e 30 de outubro, das 18h às 22h, no auditório do Departamento da Mecânica da UFSC. O evento contará com diversas palestras, e para participar é necessário realizar a inscrição através do link.
> Confira o cronograma completo do evento
Dia 29/10 (terça-feira):
- 18h00 – Palestra Da UFSC Para o Mundo, com ex-membros do PET-MA que já passaram por três países diferentes
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados.
- 19h50 – Palestra com Rodolfo Levien, fundador e COO da VoltBras: Como Construir uma Empresa do Zero
Dia 30/10 (quarta-feira):
- 18h00 – Palestra surpresa com participação especial dos grupos PET-MA, PET Produção e PET Elétrica!
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados
- 19h50 – Palestra com Antonio Duarte, co-founder e CEO da Olby e Nekt: De Estudante a Fundador
Para mais informações, acesse o Instagram do PET-MAT.
O Programa de Educação Tutorial em Metrologia e Automação (PET-MA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do Circuito de Empreendedorismo, nos dias 29 e 30 de outubro, das 18h às 22h, no auditório do Departamento da Mecânica da UFSC. O evento contará com diversas palestras, e para participar é necessário realizar a inscrição através do link.
> Confira o cronograma completo do evento
Dia 29/10 (terça-feira):
- 18h00 – Palestra Da UFSC Para o Mundo, com ex-membros do PET-MA que já passaram por três países diferentes
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados.
- 19h50 – Palestra com Rodolfo Levien, fundador e COO da VoltBras: Como Construir uma Empresa do Zero
Dia 30/10 (quarta-feira):
- 18h00 – Palestra surpresa com participação especial dos grupos PET-MA, PET Produção e PET Elétrica!
- 19h10 – Momento de coffee break e networking com os convidados
- 19h50 – Palestra com Antonio Duarte, co-founder e CEO da Olby e Nekt: De Estudante a Fundador
Para mais informações, acesse o Instagram do PET-MAT.
O Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LUPA/UFSC) promove o lançamento do livro “Injusta agressão” e outras formas de contar a morte: uma etnografia do portal de notícias da Polícia Militar de Santa Catarina, de Jo P. Klinkerfus, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) e integrante do laboratório. O lançamento ocorre nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 19h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B.
O evento terá a presença da orientadora do trabalho, Flavia Medeiros, como debatedora, e da revisora da obra, Victória Zanoni Martins, como mediadora.
Mais informações, na página do PPGAS.
Para adquirir o livro, acesse aqui.
A abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre em 26 de novembro, às 16h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis (CFH/UFSC). O tema da edição é “Viver com dignidade é um direito humano”.
Na cerimônia, haverá uma homenagem à montadora Cristina Amaral em uma exibição de curta-metragens que compõem a carreira da cineasta. A programação completa está disponível aqui.
A mostra ocorre em todo o país no mês de novembro. É uma realização dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC.
Mais informações na página do evento.
O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) promove a a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC no dia 27 de novembro, às 13h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições para acompanhar e prestigiar o evento são gratuitas, vão até domingo, 10 de novembro, e podem ser realizadas pelo Sympla.
A premiação busca valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos. O prêmio se divide em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Conheça os finalistas.
Para a diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, o prêmio reforça o compromisso da Universidade com a comunidade e também valoriza todo o potencial dos pesquisadores. “Queremos dar luz ao que vem sendo feito e como a pesquisa, a criatividade, a inovação e a tecnologia são motores de transformação para a sociedade”, destaca.
Mais informações na página da Sinova.
A professora Priscila Finger do Prado, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o livro de poesias Muito se teme a mulher que já não teme, pela Editora Patuá. O evento, que contará com leitura de poemas e apresentações artísticas, ocorre no Espaço Multiuso Zahidé Muzart, em frente à lanchonete do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), das 18h às 19h.
Muito se teme a mulher que já não teme é um livro de poemas que percorre caminhos e vozes da literatura sobre mulheres e feita por mulheres, de modo a destacar temas como o medo e o controle sobre o corpo e a voz feminina e a escrita como possibilidade de contestação e liberdade.
Mais informações pelo Instagram da professora.
Os tradutores e professores da área de alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Daniel Martineschen, Izabela Drozdowska-Broering e Markus J. Weininger organizam um coquetel de lançamento da coletânea bilíngue Contos finais escolhidos, do autor Franz Kafka, publicada pela editora Estação Liberdade. O evento faz parte das celebrações em memória dos 100 anos de morte do escritor húngaro, famoso por obras como A metamorfose e O processo.
O coquetel acontecerá no dia 9 de dezembro às 19h na Sala Pitangueira, localizada no 1º andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Haverá vendas de exemplares pela livraria Livros & Livros, e poderá ser visitada a exposição “Komplett Kafka”, produzida pelo Goethe Instituto e que traz desenhos do cartunista Nicolas Mahler.
Os professores responsáveis também se reunirão em uma roda de conversa sobre a importância da literatura kafkiana, o processo de tradução dos contos, o contexto em que a esta obra se insere e também o que ela representa para a literatura universal. Contos finais escolhidos apresenta traduções de vinte contos curtos e de um fragmento de texto do autor, escritos entre 1919 e 1924, ano de sua morte, e publicados, na sua grande maioria, postumamente. A rigor, esses textos deveriam ter sido destruídos como determinava o testamento do autor — o acesso à sua obra se deu por Max Brod, escritor amigo de Kafka, que desobedeceu o desejo do amigo e preservou os manuscritos à posteridade.
Kafka é notoriamente apontado como uma das maiores influências de escritores contemporâneos, pois soube enxergar e elevar a um nível universal questões e inquietações do mundo moderno que vieram à tona com ainda mais força nas décadas após a sua morte.
O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.
Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.

A Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Final do Programa Sinova UFSC Startup Mentoring 2024/2 na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Sapiens Parque – Parque de Inovação de Florianópolis, no bairro Canasvieiras.
O evento reunirá finalistas do programa, mentores, jurados, e toda a comunidade interessada em inovação e empreendedorismo. Na ocasião, os participantes terão a chance de apresentar suas ideias de negócio e concorrer ao reconhecimento por seus esforços, criatividade e impacto no ecossistema empreendedor.
Além da apresentação dos projetos finalistas desenvolvidos ao longo do programa, haverá oportunidade de networking com especialistas e empreendedores e premiação para os melhores projetos. O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e empreendedores.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário.
Mais informações no site da Sinova.
A editora Katarina Kartonera promove o lançamento do livro O diabo na noite de Natal, de Osman Lins, no dia 17 de dezembro, às 15h, no Espaço Multiuso Zaidhé Lupinacci Muzart do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação, uma obra cartonera com tiragem limitada, é ilustrada e voltada para o público infantojuvenil. O lançamento faz parte das comemorações pelo centenário de nascimento do autor pernambucano, celebrado ao longo de 2024 em todo o Brasil.
Essa edição especial conta com a autorização de Ângela Lins, filha do escritor, e foi desenvolvida sob orientação de Ana Luiza Andrade, professora em Literatura Brasileira na graduação e pós-graduação da UFSC.
Os livros da Katarina Kartonera são basicamente feitos à mão, capas que não se repetem, exclusivos, frutos de uma consciência social de inclusão, que recicla materiais como os papelões, vinculando na produção e circulação a participação de catadores, escritores, educadores, estudantes, pesquisadores e artistas.
Para mais informações, acesse o Instagram da editora.