A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis.
O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo.
Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.
Sobre a Mostra de Violão Anabá
Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.
Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local.
Diogo Nestor
O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
Mais informações: www.diogonestor.com.br
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a entidade Fazendo Escola, exibe o filme Propriedade (2023), de Daniel Bandeira, na sexta-feira, às 19h, no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sinjusc), localizado na Av. Mauro Ramos, nº 448, no Centro, em Florianópolis. Parte da programação do projeto Sobre Viver: O cinema do trabalhador, esta edição exibirá ainda outros filmes que falam sobre trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência.
Propriedade ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Terror do Brooklyn, realizado nos Estados Unidos. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre no mesmo horário, sendo seguidas de rodas de conversa.
A programação completa e mais informações estão disponíveis na página do Lastro.
O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Encontro com os atores Odilon Wagner e Marcello Airoldi, da peça A última sessão de Freud, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A apresentação e mediação será realizada pelas professoras Gerusa Morgana Bloss e Letícia de Brito Cardoso.
Para mais informações, acesse o site

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.
Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.
Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.
Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.
O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.
A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.
Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.
Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC). As atividades começam às 13h45.
Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.
Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.
A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.
O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE, no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.
Sinopse:
A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.
Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):
A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.
Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.
O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.
A Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma reunião para análise e discussão dos impactos da nova lei da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), Lei 14.914/24. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 17h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Também é possível a participação on-line, pela plataforma Conferência Web.
O objetivo da reunião é apresentar, analisar e discutir os impactos da nova legislação, que regula políticas de assistência estudantil em todo o país. Para facilitar a discussão, a organização recomenda a leitura prévia da lei.
A Rede de Inovação Florianópolis, parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com a Prefeitura de Florianópolis, realiza a primeira edição do encontro Conexão Junior to Senior. O objetivo é proporcionar experiências e conhecimentos a futuros empreendedores sobre como desenvolver negócios desde empresas juniores até o mercado. Com apoio da empresa Monking e do programa Academy UFSC, a atividade ocorre nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 15h, no Centro de Inovação Acate Primavera, na Rodovia José Carlos Daux, 4.150, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.
O evento busca abrir oportunidade de conexão entre estudantes e empresas juniores ao setor de tecnologia da capital. Os participantes poderão conversar com Eduardo Vieira, fundador e CEO da Monking, além de conhecer o espaço e grandes empresas da área.
A programação do evento terá início no Laboratório de Inovação Aberta da Acate, o LinkLab – programa responsável por conectar soluções de startups a desafios de instituições públicas e de médias e grandes empresas. Durante o tour pelo Centro de Inovação, também serão visitadas as empresas de tecnologia Órago e VoltBras.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) exibe, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com o projeto Fazendo Escola, o longa metragem Arábia (2017), dos diretores João Dumas e Afonso Uchoa. O filme integra a edição de 2024 d0 Sobre Viver: o cinema do.a trabalhador.a, que exibe, entre setembro e dezembro, quatro produções audiovisuais brasileiras contemporâneas de baixa circulação nas salas de cinema comerciais, com temáticas voltadas ao trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência. A exibição ocorre às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), na Avenida Mauro Ramos, nº 448, no Centro de Florianópolis.
Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Arábia recebeu o Trófeu Candango, sendo eleito o melhor filme nacional no 50° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2018.
Para assistir o filme presencialmente, não é necessário realizar inscrições. Mas, caso queira acompanhá-lo de forma virtual, é necessário se inscrever pelo formulário on-line.
Para conferir as próximas exibições e mais informações, acesse a página do Lastro.
Trailer – Arábia (2017):
Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Sinopse do filme:
A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.
O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.
Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomará as cerimônias de homenagens aos servidores técnicos e docentes aposentados, interrompidas desde a pandemia.
A Cerimônia de Aposentadoria para 333 servidores docentes e técnicos que se aposentaram em 2019 e 2020 ocorre no dia 18 de outubro, às 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Haverá a presença de autoridades e convidados dos aposentados.
“A expectativa da Prodegesp é de um reencontro entre a instituição e os aposentados, como forma de agradecimento aos serviços prestados e ressaltar que a UFSC pode estar presente nos desafios e belezas que esta nova fase proporcionará em suas vidas. A Prodegesp retoma as cerimônias, inspirada na gestão atual de reconhecimento e valorização de seus servidores que construíram e constroem nossa Universidade singular e plural em sua diversidade”, ressalta a pró-reitora Sandra Regina Carrieri de Souza. Sandra salienta que no primeiro semestre de 2025 será feita a cerimônia para os aposentados dos anos de 2021 e 2022, e no segundo semestre de 2025, está prevista a cerimônia para os aposentados dos anos de 2023 e 2024.
“Estamos preparando uma cerimônia alegre, com muito carinho. Os aposentados receberão um presente personalizado, além da participação do Coral Vozes da Ilha e apresentação de Dança. Serão momentos de integração entre a instituição e os seus aposentados”, convida.
A Cerimônia é organizada pela Prodegesp com a participação da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi).
O CineBuñuel vai exibir Rebelión (2022) nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O longa-metragem é uma cinebiografia de Joe Arroyo, cantor de salsa colombiano, produzido pelo diretor José Luis Rugeles.
A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, uma programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio será o original, em espanhol, com legendas em português.
Mais informações no Instagram ou no Facebook do CineBuñuel.
Sinopse do filme:
Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.
O palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia em 7 de novembro, quinta-feira. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC. Banda Jandaia A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.
Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.
A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.
O Ciné-club Lumière, do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe e debate o filme Acossado (1960), do diretor Jean-Luc Godard, na próxima terça-feira, 12 de novembro. A sessão legendada ocorre das 18h30 às 21h30 na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
O evento é gratuito, não requer inscrição e dá direito a certificado de três horas aos participantes. Durante todo o mês de novembro, o Ciné-club Lumière homenageia o diretor mundialmente reconhecido Jean-Luc Godard.
Sinopse: Em Acossado (À bout de souffle), após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade e, em Paris, persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem (Fonte: Adoro Cinema).
Para mais informações, acesse o Instagram do Ciné-club Lumière.