O projeto de extensão Conexões Inclusivas, vinculado ao Linc Social e coordenado pela professora Karina Roglio, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC promove, no dia 5 de junho, às 19h, um webinar gratuito intitulado “Cultura Inclusiva nas Organizações: Experiências e Tendências”.
Será uma roda de conversa, com duas pessoas com deficiência, Luane Vargas, psicóloga graduada pela UFSC, e Rafael Bonfim, consultor e palestrante em diversidade e inclusão. Durante o encontro, Luane e Rafael compartilharão histórias de vida e experiências de inclusão na sociedade e nas organizações, proporcionando uma visão única e valiosa do ponto de vista das pessoas com deficiência. Dentre as questões centrais para que a pessoa com deficiência possua autonomia e participação social estão o acesso à educação e a sua inserção no mercado de trabalho.
Inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma Sympla. Participantes inscritos receberão Certificado de Horas Complementares. As informações para participar do webinar serão divulgadas após a inscrição.
Saiba mais no perfil do Instagram do Linc Social UFSC.

O evento online organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) tem participação do pesquisador Vitor Pereira Vaz, doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université du Québec à Montréal (UQAM), além de outros pesquisadores, e discutirá diversas perspectivas relacionadas ao doutorado no exterior, explorando modalidades como doutorado pleno, sanduíche e dupla-titulação.
Os palestrantes compartilharão suas experiências sobre o surgimento de oportunidades, seleção de instituições de ensino e obtenção de financiamento. Além disso, abordarão aspectos profissionais, como colaborações acadêmicas e publicações, e aspectos culturais, como adaptação a novos ambientes e enriquecimento pessoal. O evento será moderado por Brenda Ferreira, graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros palestrantes confirmados são Yan Ranny Machado Gomes, doutorando em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Debora Yumi de Oliveira, pós-doutoranda no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Irvine (UCI).
Mais informações no site.
O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.
Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.
O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).
Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.
O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.
O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.
Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.
O livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, publicado pela Editora da UFSC, tem relançamento programado para o sábado, 3 de agosto, na Livraria Desterrados, localizada na Rua Tiradentes, 204, no centro de Florianópolis. O evento ocorrerá das 10h às 12h. A primeira edição do livro foi publicada em setembro de 2011 e a segunda edição revisada aconteceu em julho de 2015.
O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, servidor aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação é baseada no manuscrito elaborado, em 1786, pelo engenheiro militar José Correia Rangel, um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.
O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.
Para mais informações sobre o livro, acesse o link.
Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.
O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.
*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43.

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.
O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.
O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.
Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com
O 1º Fórum Regional Materno-Estudantil será realizado nos dias 16 (das 18h30 às 21h) e 17 de agosto (das 8h30 às 11h). O evento ocorrerá no formato on-line e tem como objetivo promover discussões sobre a realidade enfrentada por estudantes mães dos cursos de graduação e de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior.
O Fórum visa permitir a participação ativa de estudantes mães, servidoras e parceiras de diversas regiões, com o propósito de compreender melhor a realidade materno-estudantil, debater as políticas de apoio às maternidades no ambiente acadêmico e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho (GT) do MEC, que está discutindo uma Política Nacional de Permanência Materna.
O GT foi criado a partir dos Coletivos Maternos nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do Coletivo MãEstudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Associação de Mães Pesquisadoras, Estudantes e Trabalhadoras (AMPET).
O evento está organizado em quatro eixos de discussão, cada um abordando um aspecto específico da realidade materno-estudantil. As incrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.
A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.
Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.
Para mais informações, acesse o site do IELA.
A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).
O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.
A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.
Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
O Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica promove na segunda-feira, 7 de outubro, o lançamento do livro O Instituto do Indigenato e Teoria Crítica: fundamento jurídico, territorialidade e processos de luta Guarani, publicado pela Apolodoro Virtual Edições. A obra é resultado da tese de doutorado da pesquisadora do Observatório de Justiça Ecológica Adriana Biller Aparicio, defendida no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a orientação da professora Leticia Albuquerque. O encontro é aberto à comunidade e será realizado das 12h45 às 14h, por meio da plataforma Zoom.
O livro aborda o fortalecimento do Instituto do Indigenato e a efetiva concretização dos direitos territoriais indígenas, essenciais para a justiça social e a preservação das culturas tradicionais. “A defesa desses direitos enfrenta desafios significativos, mas é crucial para assegurar que os povos indígenas possam manter e usufruir de seus territórios de maneira sustentável e em harmonia com sua visão de mundo. A função social do conhecimento em direitos humanos, nesse contexto, é transformar a teoria em práticas efetivas que protejam e promovam os direitos dos povos indígenas no Brasil”, traz o prefácio de autoria da professora Letícia.
> Faça o download da obra no site da editora
O livro está dividido em quatro capítulos. No primeiro, é apresentado o Instituto do Indigenato e a historicidade da categoria jurídica “terra indígena”. No segundo capítulo, a autora destaca a realidade sociojurídica das terras indígenas no Brasil, ressaltando a questão fundiária e, em particular, o caso Raposo Serra do Sol, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O capítulo seguinbte estabelece a ligação entre direito e antropologia, por meio da análise da territorialidade do povo Guarani. E, no capítulo final, a autora propõe a reinvenção do Instituto do Indigenato com base na teoria crítica dos direitos humanos e nos processos de luta do povo Guarani.
Mais informações na página justicaecologica.ufsc.br.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.