A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis.
O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo.
Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.
Sobre a Mostra de Violão Anabá
Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.
Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local.
Diogo Nestor
O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
Mais informações: www.diogonestor.com.br
A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.
Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.
O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.
A Cooperativa Central da Reforma Agrária de Santa Catarina (CCRA-SC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária e Economia Solidária (Unicafes), organiza a Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento ocorre de 7 a 9 de novembro na Praça da Cidadania da UFSC, em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC).
Além dos expositores, que oferecem produtos in natura, agroindustrializados, artesanato, gastronomia, fitoterápicos, sementes crioulas e outros produtos da agricultura familiar camponesa, a feira contará com seminários e mesas de diálogo sobre temas relevantes à produção agroecológica e os desafios de se produzir na atual conjuntura, frente às crises sociais, econômica e climática. As inscrições para seminários e mesas de diálogo são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3.
No período da noite e também no sábado (9) de manhã, atrações culturais fazem parte da programação, como a Roda de Samba do Grupo Geosamba, Choro Mulheril e Africatarina. Confira a programação completa no site da CCRA-SC.
O evento tem patrocínio do Sebrae, do Banco do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Mais informações estão disponíveis no perfil da feira no Instagram.
O palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia em 7 de novembro, quinta-feira. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC. Banda Jandaia A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.
Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.
A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.
O projeto Somos Lagoa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Feira de Educação Ambiental – 2º Encontro UFSC com a Lagoa, no sábado, dia 30 de novembro, das 9h às 17h, na Praça da Lagoa Bento Silverio, Lagoa da Conceição, Florianópolis. O evento traz uma programação que integra ciência, arte e educação. A participação no evento dará direito a um certificado de cinco horas, sem necessidade de inscrição prévia.
A programação é voltada à promoção da saúde ambiental e da governança participativa na Lagoa da Conceição. Haverá estandes interativos com exposições de projetos de alunos e professores da UFSC e escolas locais, apresentando as atividades de educomunicação ambiental realizadas ao longo do ano. Estão previstas ainda: palestras e debates com especialistas da UFSC sobre o ecossistema da Lagoa da Conceição e as ações de preservação; oficinas práticas e rodas de conversa sobre a recuperação e saúde da Lagoa, gestão integrada e sustentabilidade; atividades culturais, como mural de grafite, oficina de breaking, contação de histórias, roda de conversa e apresentações musicais com a comunidade local; e espaço para interação e troca de ideias, incentivando a participação ativa da comunidade na proteção e em iniciativas sustentáveis.
A Feira de Educação Ambiental – 2º Encontro UFSC com a Lagoa é realizada pelo Somos Lagoa, que tem como objetivo engajar a comunidade na preservação da Lagoa da Conceição por meio de ações de educação ambiental e sanitária. A iniciativa inclui desenvolvimento de projetos de saneamento e a construção participativa de um Plano de Educomunicação Socioambiental.
Coordenado pelos professores Paulo Belli e Rodrigo Mohedano, o projeto conta ainda com uma equipe formada por Valentina Müller Piffero, Muriell Bernardo, Marcos Júnior, Gabriela Valença, Maria Luiza Dale e Eduardo Moure. O evento tem apoio da Universidade, da Casan, da Feesc e da Fapesc, além de contar com a participação de diversas instituições educacionais e de pesquisa, assim como parceiros comunitários comprometidos com a preservação e recuperação da Lagoa da Conceição.
> Confira a programação
Sábado – 30/11/2024
9h às 17h – ESTANDES
Projetos laboratoriais da UFSC
Projetos escolares
Exposição SOMOS Lagoa
Instituto Fauna Brasil
Projeto Tamar
Associação R3 Animal
Associação Eco Paerve
9h – ABERTURA
Mural de Grafitti com Rodrigo Rizo
10h – Contação de História e Oficina de Desenho e Pintura: Leitura da Paisagem com Instituto Çarakura
11h – Oficina de breaking com Escola VLP BACK SPIN
12h – VISITA À FEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
13h – Oficina de Instrumentos Musicais Reciclados com Tato Palhaço
14h – Apresentação de Teatro com 6º ano da EB Henrique Veras
Grupo Turma da Lagoa com 9º ano da EB Henrique Veras
15h – Roda de breaking com David Botelho
16h – Roda de Conversa: Ser Lagoa
17h – ENCERRAMENTO com Recicleide
Mais informações no instagram do projeto.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas comemora seus 30 anos de atividades na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, das 14h às 18h no Auditório da EPAGRI, localizado à Rod. Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi, Florianópolis.
O evento é gratuito e aberto. Segundo os organizadores, será um “marco especial que representa três décadas de dedicação, aprendizado e colaboração de toda a comunidade acadêmica’.
Durante o evento especial haverá programação para revisitar memórias e reunir diferentes gerações que contribuíram para o sucesso e crescimento do programa.
Mais informações no instagram ou pelo email ppga@contato.ufsc.br.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
Os do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
O Centro Tecnológico (CTC) sedia na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, a XVII Feira de Exposição dos Projetos dos(as) Calouros(as) – Expolouro. Organizado pelos professores responsáveis pela disciplina Introdução à Engenharia de Controle e Automação, Felipe Gomes de Oliveira Cabral e Hector Bessa Silveira, a iniciativa apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da turma de 2024-2 da primeira fase do curso. O evento será realizado no hall do CTC, no bloco A, das 10h às 12h, e é aberto ao público.
Segundo os organizadores, a exposição é uma excelente oportunidade para que a sociedade e a comunidade acadêmica conheçam mais sobre a Engenharia de Controle e Automação. Nesta edição da Expolouro, 11 projetos serão apresentados:
- Alert Driver: Sistema inteligente de prevenção de acidentes para motoristas de caminhões
- Aquabot: Navegação autônoma com visão computacional para deteccção de obstáculos
- Colmeia Inteligente: Monitoramento do bem-estar das abelhas e da qualidade da produção de mel
- Educat: Aplicativo educacional lúdico para crianças
- Eletric Bike – Geração de energia automatizada em bicicletas
- GlicoPro: Dispositivo inteligente de monitoramento do nível de glicose de pessoas com diabetes
- Mente Ativa: Aplicativo para desacelerar o declínio cognitivo em pessoas idosas
- NeoGrid: Protótipo de braço mecânico
- PreservaBilro: Dispositivo para ensinar técnicas de renda de bilro a pessoas leigas
- Safe Travel: Sistema inteligente anti-assédio em elevadores
- Trier: Triagem hospitalar automatizada
Para mais informações, acesse o @ecaufscfloripa no Instagram.
O projeto de extensão UFSC Sem Fronteiras, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organiza uma confraternização para os estudantes de graduação e pós-graduação migrantes, refugiados(as) e internacionais.
O encontro acontecerá na terça-feira, dia 10 de dezembro, das 11h às 13h, na sala 206 do bloco B do Centro de Ciências Tecnológicas (CTC) da UFSC, no campus da Trindade, em Florianópolis. Os estudantes são convidados a levar algo para comer ou beber que represente o seu país de origem, mas não é obrigatório.
O projeto UFSC Sem Fronteiras visa reunir estudantes migrantes, refugiados(as), solicitantes de refúgio e internacionais da UFSC para realização de ações de acolhimento, integração acadêmica, acompanhamento das trajetórias estudantis, ações culturais e artísticas, entre outras atividades que contribuam para a permanência e também para a vinculação acadêmica destes estudantes na universidade.
Além disso, o projeto busca promover ações junto à comunidade externa divulgando as vagas para ingresso na graduação da UFSC e contribuindo para a conscientização sobre os direitos humanos, bem como para a internacionalização de nossa universidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail janaina.santos@ufsc.br
O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.
> Confira a programação:
14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h o show da banda Linha Vermelha. A apresentação é gratuita sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
Linha Vermelha é uma banda formada no ano de 2019 em Florianópolis. Focada inicialmente em versões de clássicos, bem como obscuridades do rock, em 2022 seus integrantes Tommy Ho (vocais), Louis Law (baixo), Mary Moon (bateria), Bruno Blast e Bispo Mauricio (guitarras) entraram no estúdio para a gravação do primeiro EP autoral: As Aventuras do Eliminista na Terra do Mandamatá. Nesse primeiro trabalho, a banda pretende desviar a sua atenção para a visão musical sintetizada na proposta do Progressista-Macabro, ou simplesmente “Prog-Macabro”.
>> Serviço
O quê: apresentação Linha Vermelha
Quando: 07/02/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada franca – abertura do Teatro às 19h
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Brazilian Research Institute on Digital Convergence (INCoD), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Nvidia e a Versatus HPC, realiza o evento de inauguração do Laboratório Virtual Multiusuário de Ensino, Extensão e Pesquisa (VLAB@UFSC) na quarta-feira, 23 de abril, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
O laboratório, financiado pela Fapesc, foi equipado com o DGX H100, um servidor da Nvidia que acelera o desenvolvimento de técnicas e aplicações de Inteligência Artificial (IA), oferecendo uma infraestrutura multiusuário de alto desempenho voltada para o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerado o padrão-ouro para infraestruturas de IA, o DGX H100 maximiza o desempenho em Computação de Alto Desempenho (HPC), oferecendo aos utilizadores a performance necessária para resolverem desafios com IA e acelerarem as suas pesquisas.
As inscrições para o evento de inauguração estão disponíveis pelo formulário on-line.
O Grupo de Pesquisa TransformaJor do Laboratório de Pesquisa sobre Transformações Estruturais no Jornalismo realiza o evento Jornalismo local e democracia: como Floripa se informa? nesta quarta, dia 23 de abril. O evento será realizado às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A UFSC realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de informação jornalística em Florianópolis e chegou a descobertas sobre os temas que a população espera encontrar na cobertura local, razões para consumir notícias ou desistir delas.
O estudo foi liderado pela pesquisadora de pós-doutorado Andressa Kikuti e pelos pesquisadores Jacques Mick e Samuel Pantoja Lima, todos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Neste debate público, a equipe detalhará os resultados da primeira etapa empírica da pesquisa, que consiste de uma enquete com amostra representativa da população de Florianópolis. Foram realizadas 604 entrevistas com moradores de todos os bairros, entre maio e junho de 2024. O objetivo é aprofundar o conhecimento e buscar soluções inovadoras e efetivas para o fortalecimento do jornalismo local, focado no interesse público e refletindo as necessidades de informação de cidadãos e cidadãs.
Para mais informações transformajor.ufsc.br e a compra do ingresso gratuito no Sympla
O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppi/UFSC) realiza o evento PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual – uma imersão no papel da Propriedade Intelectual no universo musical nesta quarta-feira, 23 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A atividade será um debate entre músicos e estudiosos do Direito Autoral e contará com a presença de artistas como Guilherme Coutinho, Lucas Duarte (@lucassduarte_ ) e MC Versa (@salveversa). As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line.
Também ocorrerá, durante o evento, o lançamento do projeto Autoria Marginal (@autoriamarginal), que marca a abertura das vendas de uma obra voltada à amplificação do debate e à reescrita da legislação brasileira de Direitos Autorais.
Para mais informações, acesse o site do Nuppi/UFSC.
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.
Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.
O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.