Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
A palestra faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.
Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.
A palestra será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).
Para assistir à palestra, acesse aqui.
Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis.
O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo.
Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.
Sobre a Mostra de Violão Anabá
Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.
Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi.
A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.
O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.
O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.
Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.
O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.
Mais informações pelo Instagram @grupoedccs
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.
A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local.
Diogo Nestor
O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
Mais informações: www.diogonestor.com.br
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.
A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.
Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).
A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
Acesse a palestra aqui.
Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste link. Os participantes têm direito a certificado de 3 horas.
O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

ATV UFSC transmitirá nesta terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a live Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori. A conversa, que será mediada pela ex-senadora Ideli Salvatti, será discutido o papel das redes no atual contexto político no Brasil e no mundo. A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube da TV UFSC, O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Movimento Humaniza SC.
Live no YouTube:
A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá na quarta-feira, 25 de setembro, às 9h, com transmissão pelo link da ConferênciaWeb.
O dia 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficializado pela Lei n. 11.133 em 2005, mas comemorado desde o início dos anos 1980. A data tem o objetivo de reforçar a importância de ações que promovam a acessibilidade, a equidade e a redução de barreiras. Essas ações vão além de leis e decretos, abrangendo práticas e discursos cotidianos que possam impedir a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade.
O CAE destaca o lema do Movimento das Pessoas com Deficiência: “Nada sobre nós sem nós”, que resume o princípio de que as pessoas com deficiência devem participar de todas as decisões e movimentos que envolvam a sua categoria. “A inclusão não deve ser preocupação apenas de um grupo específico, como especialistas ou as próprias pessoas com deficiência. Tornar o mundo mais acessível é uma tarefa de todos!”.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.
Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.
O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.
Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.
O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).
Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza o “I Seminário Internacional Meridianum UFSC: Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Conhecimento e Culturas Entrelaçadas do Medievo”, de forma online, reunindo pesquisadores do Brasil, México e Espanha para discutir as relações entre cristãos, judeus e muçulmanos na Idade Média.
O I Seminário Internacional Meridianum UFSC ocorre na segunda-feira, 14 de outubro, ao vivo, com transmissão pelo YouTube no canal Meridianum UFSC, com a possibilidade de participação do público pelo chat. A programação terá início às 10h (15h na Espanha e 7h no México). O link de inscrição para certificados de participação será disponibilizado no dia do evento.
De acordo com a professora Aline Dias da Silveira, uma das coordenadoras do Meridianum, a proposta do evento é promover uma troca acadêmica e científica sobre os entrelaçamentos culturais no Medievo. “Coexistência? Conflito? Colaboração? Fusões? Transformações? Todos esses elementos permeiam as relações entre cristãos, judeus e muçulmanos na Idade Média fazem parte das discussões dos estudos de História Medieval”, destaca.
Confira a programação completa:
10h no Brasil (15h Espanha |7h México) – Abertura
10h15 no Brasil (15h15 Espanha |7h15 México) – “Quando nem tudo era ódio: filosofia e poesia judaica no medievo Islâmico” – Cecília Cavaleiro de Macedo (Universidade Federal de São Paulo)
10h45 no Brasil (15h45 Espanha |7h45 México) – “Los cristianos de al-Andalus y la creación de una comunidad multiconfesional: imaginarios y realidades” – Javier Albarrán Iruela (Universidad Autónoma de Madrid)
11h15 no Brasil (16h15 Espanha |8h15 México) – “Cohexistencia y conflicto entre cristianos y musulmanes en la Castilla medieval (s. XIII-XV)” – Martín Saloma Ríos (Universidad Autónoma de México)
11h45 no Brasil (16h45 Espanha |8h45 México) – Perguntas/Debate
Mais informações no Site do Meridianum.
A conferência virtual em inglês Últimas notícias sobre o acordo Mercosul-UE e o crescimento da extrema-direita no Parlamento Europeu vai ocorrer no dia 15 de outubro, das 12h30 às 14h. O evento é promovido pelo Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O palestrante será o pesquisador Oliver Costa, professor em Sciences Po Paris e especialista em integração europeia e estudos parlamentares.
O evento é gratuito e destinado à toda comunidade acadêmica. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário. As vagas são limitadas e os inscritos vão receber o link para a sala virtual.
Mais informações no site do palestrante Oliver Costa ou na página do Curso de Relações Internacionais.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.