
A Empresa Júnior Integrada de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (EJIFAR/UFSC) promove o I Curso de Primeiros Socorros nos dias 27 e 28 de maio, das 18h às 22h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC). O curso é aberto a todos e as inscrições custam de R$ 30 a R$ 50. As inscrições devem ser feitas no formulário on-line até 27 de maio. Será fornecido certificado de 8 horas de participação. As aulas serão presenciais.
Sobre o curso
Os primeiros socorros são essenciais para preservar vidas e minimizar danos em emergências. Fornecer assistência imediata pode estabilizar a condição da vítima e até mesmo prevenir complicações futuras, destacando a importância universal desta habilidade em qualquer contexto. Apesar disso, são poucos os que têm o conhecimento necessário sobre o assunto. O curso será ministrado pelo bombeiro e fisioterapeuta Marcos Aurelio Lima.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações no Instagram da EJIFAR.

A Empresa Júnior de Fonoaudiologia da da Universidade Federal de Santa Catarina (Qualifon JR/UFSC) promove o curso on-line de Comunicação Eficiente no dia 06 de junho, às 19h30. A atividade é aberta a todos e as inscrições custam R$ 55.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 05 de junho. Acesse aqui. Será fornecido certificado de 2h de participação.
O objetivo da capacitação é desenvolver ou aprimorar habilidades de comunicação. O curso será via Google Meet com duração média de 1 hora e 30 minutos. Serão abordados os seguintes temas: Oratória, Expressividade (entonação, pausa, ênfase, contato visual e gestos/postura corporal), Nervosismo, Dicção e Comunicação Não Violenta. Também será enviado aos participantes um material de apoio sobre o conteúdo.
Mais informações com Sara Manoá pelo telefone (73) 98834-4066 ou e-mail saramanoa@qualifonjr.com
O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.
O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Para a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.
Mais informações no Instagram do projeto.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Dalla Instituto, organiza o curso de extensão “Endocanabinologia para profissionais de saúde”. O objetivo é capacitar profissionais e estudantes sobre o sistema endocanabinóide e suas diversas formas de modulação para atuarem em suas áreas com esse conhecimento. Os coordenadores do evento são o professor Rui Prediger, do Centro de Ciências Biológicas, e a professora Dalla Colletta, do Dalla Instituto.
O curso será on-line e terá duração de oito semanas, com início em 1º de julho até 30 de agosto. Após esse período, as aulas ainda ficarão disponíveis para revisão até 31 de outubro na plataforma Eduzz/Nutror.
As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser realizadas pelo site do evento. Para a comunidade da UFSC e do HU/UFSC/EBSERH (alunos, TAEs, professores e profissionais) a inscrição é gratuita, mediante comprovação de vínculo com a instituição. Demais profissionais devem pagar o valor de R$960 e alunos externos, R$480.
Serão oito módulos com mais de 70 aulas. Ao final do curso haverá emissão de certificado de 120 horas pela UFSC, após uma avaliação do conteúdo apresentado.
Mais informações estão disponíveis no mesmo site da inscrição.

O Academy UFSC, programa da Universidade Federal de Santa Catarina que faz parte do INOVA UFSC, criado pelo Departamento de Inovação (SINOVA/UFSC), promove o evento Hackeando os estudos: Os Segredos e Truques de IA dos Estudantes no dia 9 de julho, às 14h. A atividade é uma capacitação exclusiva aos professores da universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui.
O objetivo da atividade é desvendar as maneiras que os alunos utilizam as IA nos estudos, além fornecer conhecimentos e ferramentas que irão ajudar a navegar neste novo cenário da história da educação. A capacitação ocorre no Laboratório de Informática (LABINFO) do Centro Socioeconômico (CSE).
Mais informações na página das inscrições ou pelo Instagram.
O projeto Práxis Antirracista, vinculado ao Coletivo Veias Abertas, do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA), e ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quinta-feira, 25 de julho, uma oficina de formação antirracista para profissionais da Assistência Social, saúde e demais interessados. O evento será realizado das 9h às 16h, no salão Frei Fidêncio, em Santo Amaro do Imperatriz, na Grande Florianópolis. Para mais informações, entre em contato com o e-mail projetopraxisantirracista@gmail.com.
O programa Academy UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, promove a oficina Proatividade x Procrastinação. O evento irá conceituar os termos que dão título à oficina e trazer orientações sobre como caminhar rumo à proatividade e obter melhores resultados pessoais e profissionais.
A atividade ocorrerá na quarta-feira, 14 de agosto, às 19h, de forma online, pelo Canal do Youtube do programa. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado de uma hora e meia.
O projeto Fortalecendo a Economia Solidária no Distrito do Pântano do Sul (Florianópolis) mediante o estimulo de empreendedorismo e inovação social, coordenado pelo professor Fernando Ostuni Gauthier, do Departamento de Engenharia do Conhecimento, do Centro Tecnológico da UFSC, promove, neste sábado, 24 de agosto, o II Workshop FESINOVA-PS, com a temática de Inovação Social.
O evento ocorre de 14h30 às 17h30, na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), localizado na Estr. João Belarmino da Silva, 2528 – Pântano do Sul, Florianópolis. É aberto à comunidade mediante inscrições pelo link.
O workshop é preparatório para o Curso “Empreendedorismo e Projetos Sociais: Da Ideia à Transformação Comunitária”, a ser oferecido pelo FESINOVA. Conta com o apoio institicional da SINOVA-UFSC e PROEX-UFSC.
Programação:
• Workshop sobre Inovação social, Palestrante e Mediadora: Marcia Prim – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC/UFSC
• Apresentação do Curso, Palestrante: Professor Fernando Gauthier – EGC/UFSC
Mais informações: https://fesinova.ufsc.br/
O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.
O Departamento de Inovação (SINOVA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem o evento SINOVA UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2024/2, entre 2 de setembro a 6 de dezembro, de forma remota.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do formulário entre 5 de julho até 8 de setembro. Além disso, o evento também disponibiliza um certificado de 60 horas aos inscritos.
O evento possui a duração de 15 semanas e contará com sete blocos temáticos para o desenvolvimento do negócio. Cada bloco temático é desenvolvido a partir de conteúdos específicos para uma prática mão na massa considerando a ideia de negócio.
Para mais informações, acesse o edital disponível em https://sinova.ufsc.br/sinova-ufsc-startup-mentoring ou envie um e-mail para o sinova.ufsc@gmail.com.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.
O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.
O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.
O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.
A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.
A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.
Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.
O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.
A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.
Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.
Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC). As atividades começam às 13h45.
Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.
Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.
A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.