Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
A palestra faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.
Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.
A palestra será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).
Para assistir à palestra, acesse aqui.
Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O projeto de extensão Conexões Inclusivas, vinculado ao Linc Social e coordenado pela professora Karina Roglio, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC promove, no dia 5 de junho, às 19h, um webinar gratuito intitulado “Cultura Inclusiva nas Organizações: Experiências e Tendências”.
Será uma roda de conversa, com duas pessoas com deficiência, Luane Vargas, psicóloga graduada pela UFSC, e Rafael Bonfim, consultor e palestrante em diversidade e inclusão. Durante o encontro, Luane e Rafael compartilharão histórias de vida e experiências de inclusão na sociedade e nas organizações, proporcionando uma visão única e valiosa do ponto de vista das pessoas com deficiência. Dentre as questões centrais para que a pessoa com deficiência possua autonomia e participação social estão o acesso à educação e a sua inserção no mercado de trabalho.
Inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma Sympla. Participantes inscritos receberão Certificado de Horas Complementares. As informações para participar do webinar serão divulgadas após a inscrição.
Saiba mais no perfil do Instagram do Linc Social UFSC.

O evento online organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) tem participação do pesquisador Vitor Pereira Vaz, doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université du Québec à Montréal (UQAM), além de outros pesquisadores, e discutirá diversas perspectivas relacionadas ao doutorado no exterior, explorando modalidades como doutorado pleno, sanduíche e dupla-titulação.
Os palestrantes compartilharão suas experiências sobre o surgimento de oportunidades, seleção de instituições de ensino e obtenção de financiamento. Além disso, abordarão aspectos profissionais, como colaborações acadêmicas e publicações, e aspectos culturais, como adaptação a novos ambientes e enriquecimento pessoal. O evento será moderado por Brenda Ferreira, graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros palestrantes confirmados são Yan Ranny Machado Gomes, doutorando em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Debora Yumi de Oliveira, pós-doutoranda no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Irvine (UCI).
Mais informações no site.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi.
A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.
O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.
O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.
Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.
O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.
Mais informações pelo Instagram @grupoedccs
O 1º Fórum Regional Materno-Estudantil será realizado nos dias 16 (das 18h30 às 21h) e 17 de agosto (das 8h30 às 11h). O evento ocorrerá no formato on-line e tem como objetivo promover discussões sobre a realidade enfrentada por estudantes mães dos cursos de graduação e de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior.
O Fórum visa permitir a participação ativa de estudantes mães, servidoras e parceiras de diversas regiões, com o propósito de compreender melhor a realidade materno-estudantil, debater as políticas de apoio às maternidades no ambiente acadêmico e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho (GT) do MEC, que está discutindo uma Política Nacional de Permanência Materna.
O GT foi criado a partir dos Coletivos Maternos nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do Coletivo MãEstudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Associação de Mães Pesquisadoras, Estudantes e Trabalhadoras (AMPET).
O evento está organizado em quatro eixos de discussão, cada um abordando um aspecto específico da realidade materno-estudantil. As incrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado.
O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.
A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.
O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.
O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.
O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.
O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.
A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.
Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).
A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
Acesse a palestra aqui.
Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste link. Os participantes têm direito a certificado de 3 horas.
O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.
A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.
A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.
Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.
Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.

ATV UFSC transmitirá nesta terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a live Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori. A conversa, que será mediada pela ex-senadora Ideli Salvatti, será discutido o papel das redes no atual contexto político no Brasil e no mundo. A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube da TV UFSC, O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Movimento Humaniza SC.
Live no YouTube:

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.
O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.
A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.
Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br
A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá na quarta-feira, 25 de setembro, às 9h, com transmissão pelo link da ConferênciaWeb.
O dia 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficializado pela Lei n. 11.133 em 2005, mas comemorado desde o início dos anos 1980. A data tem o objetivo de reforçar a importância de ações que promovam a acessibilidade, a equidade e a redução de barreiras. Essas ações vão além de leis e decretos, abrangendo práticas e discursos cotidianos que possam impedir a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade.
O CAE destaca o lema do Movimento das Pessoas com Deficiência: “Nada sobre nós sem nós”, que resume o princípio de que as pessoas com deficiência devem participar de todas as decisões e movimentos que envolvam a sua categoria. “A inclusão não deve ser preocupação apenas de um grupo específico, como especialistas ou as próprias pessoas com deficiência. Tornar o mundo mais acessível é uma tarefa de todos!”.
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.
Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC). As atividades começam às 13h45.
Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.
Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.
A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.
A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.
O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.
Mais informações no Instagram ou na página do evento.