O projeto de extensão Conexões Inclusivas, vinculado ao Linc Social e coordenado pela professora Karina Roglio, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC promove, no dia 5 de junho, às 19h, um webinar gratuito intitulado “Cultura Inclusiva nas Organizações: Experiências e Tendências”.
Será uma roda de conversa, com duas pessoas com deficiência, Luane Vargas, psicóloga graduada pela UFSC, e Rafael Bonfim, consultor e palestrante em diversidade e inclusão. Durante o encontro, Luane e Rafael compartilharão histórias de vida e experiências de inclusão na sociedade e nas organizações, proporcionando uma visão única e valiosa do ponto de vista das pessoas com deficiência. Dentre as questões centrais para que a pessoa com deficiência possua autonomia e participação social estão o acesso à educação e a sua inserção no mercado de trabalho.
Inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma Sympla. Participantes inscritos receberão Certificado de Horas Complementares. As informações para participar do webinar serão divulgadas após a inscrição.
Saiba mais no perfil do Instagram do Linc Social UFSC.
Pesquisadores e estudantes da área de Psicologia, Educação, Sociologia, Economia, Ciência Política, História, entre outros, irão discutir temas como migração, desigualdade, discriminação, educação de cidadãos, durante evento internacional, na Grécia, que tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 2ª edição do International Conference Political and Economic Self-Constitution: Migration, Inequalities and Discrimination ocorre em 7 e 8 de junho, na Universidade do Peloponeso, na Grécia, mas terá também transmissão online. A conferência é co-organizada por parceiros de 15 países, incluindo o Brasil, via projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC.
As inscrições estão abertas. Outras informações no site do evento.
O Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia (InPETU Hub) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza a Primeira Conferência UFSC de Mobilidade Elétrica.
O objetivo é debater problemas e soluções inovadoras de hardware e software para a Mobilidade Elétrica e potencializar a participação de atores estratégicos do ecossistema de inovação da região.
O evento ocorrerá em 7 de junho, das 8h às 17h, no Auditório do Laboratório Fotovoltaica/UFSC, localizado no centro comercial Sapiens Parque, em Florianópolis.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário. São 70 vagas e haverá emissão de certificado de 8 horas.
Programação completa e mais informações disponíveis no site do InPETU Hub.

O evento online organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) tem participação do pesquisador Vitor Pereira Vaz, doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université du Québec à Montréal (UQAM), além de outros pesquisadores, e discutirá diversas perspectivas relacionadas ao doutorado no exterior, explorando modalidades como doutorado pleno, sanduíche e dupla-titulação.
Os palestrantes compartilharão suas experiências sobre o surgimento de oportunidades, seleção de instituições de ensino e obtenção de financiamento. Além disso, abordarão aspectos profissionais, como colaborações acadêmicas e publicações, e aspectos culturais, como adaptação a novos ambientes e enriquecimento pessoal. O evento será moderado por Brenda Ferreira, graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros palestrantes confirmados são Yan Ranny Machado Gomes, doutorando em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Debora Yumi de Oliveira, pós-doutoranda no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Irvine (UCI).
Mais informações no site.
Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Licenciatura em Geografia: Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente. O evento será de 15 a 18 de outubro, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, além do curso de graduação em Geografia da UFSC e de outras instituições brasileiras. O evento contará com uma programação com diferentes atividades, tais como: palestras, rodas de conversa (apresentação de trabalhos científicos), oficinas, minicursos, saídas de campo e outras. A programação, inscrição e submissão de trabalhos podem ser consultadas no site. Mais informações aqui.
O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com
O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.
O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.
Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 29 de julho a 2 de agosto, a 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero, que já conta com mais de 6 mil inscrições. O evento engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a marcha Mundo de Mulheres.
O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994, e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. A Universidade é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas.

A Feira de Economia Feminista e Solidária do congresso terá yoga, acarajé, e ourtos serviços de gastronomia, além da venda de absorventes ecológicos e de itens de axé, voltados às religiões de matriz africana. A oferta atende trabalhos que visibilizam alternativas que mulheres, mulheres negras, populações indígenas e populações LGBTQIAPN+ vêm construindo.
As inscrições já foram encerradas e o prazo de pagamento encerra-se no dia 5 de julho. O tema da edição de 2024, a primeira presencial pós-pandemia, é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. As inscrições para participação como ouvinte continuam abertas até a data do evento, confira o cronograma.
Segundo as organizadoras, o evento, transnacional e interdisciplinar, irá articular as pessoas participantes para produzir conhecimentos que posicionem o gênero, as sexualidades e as questões feministas no centro das discussões, trocas e debates.
Programação
As quatro conferências ocorrem no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, com quatro mulheres com atuação nos movimentos feministas: Débora Diniz, Mestra Joana (Joana D’arc da Silva Cavalcante), Adriana Arroyo Guzmán, e Amina Mama. Além disso, haverá a marcha Mundo de Mulheres no dia 31 de julho, no centro de Florianópolis, das 16h às 20h, aberta a toda a população.
O Fazendo Gênero também oferecerá um espaço para a realização de rodas de conversa e apresentações culturais: a Tenda Mundos de Mulheres, que contará com uma programação específica. Além disso, há uma comissão preparando atividades para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e haverá ainda: feiras da Economia Feminista e Solidária, Mostra Audiovisual e Fotográfica, e o lançamento de mais de 100 livros durante o congresso.

As conferencistas do Fazendo Gênero 13. Conheça mais no site do evento.
Mais informações:
Programação Completa
Site do evento
Perfil no Instagram e Facebook
O livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, publicado pela Editora da UFSC, tem relançamento programado para o sábado, 3 de agosto, na Livraria Desterrados, localizada na Rua Tiradentes, 204, no centro de Florianópolis. O evento ocorrerá das 10h às 12h. A primeira edição do livro foi publicada em setembro de 2011 e a segunda edição revisada aconteceu em julho de 2015.
O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, servidor aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação é baseada no manuscrito elaborado, em 1786, pelo engenheiro militar José Correia Rangel, um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.
O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.
Para mais informações sobre o livro, acesse o link.
O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.
Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.
A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.
A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.
Mas informações no site do GECAN UFSC, nas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com
O Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto de Comunicação da NOVA (ICNova), da NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, divulgam a mais nova edição da Conferência Internacional Contra-Imagem.
O evento tem inscrição gratuita e ocorrerá nos dias 7 a 9 de agosto na modalidade híbrida (online e presencialmente), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), localizado no campus da UFSC no bairro Trindade, Florianópolis. As submissões de propostas também seguem abertas.
A conferência visa reunir pessoas que pesquisem cultura visual, artes dos media e humanidades de diferentes disciplinas e abordagens acadêmicas. Também são esperadas pessoas artistas, fotógrafas, cineastas, performers, curadoras e jornalistas, entre outras que tenham interesse em debater narrativas e práticas visuais contra-culturais numa perspectiva crítica.
O Departamento de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, representados pela professora Ana Lúcia Mandelli de Marsillac e professor Iacã Maceratta, a Universidade Nova de Lisboa (UNL), representada pela professora Teresa Mendes Flores, além do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC organizam a conferência Counter-Image cultura visual e pensamento ecológico: repensar as relações com o mundo.
A conferência tem como objetivo reunir pesquisadores e artistas em cultura visual, artes midiáticas e humanidades, congregando diferentes campos nesses debates, tais como artes visuais, cinema, psicologia, história, sociologia, antropologia e jornalismo. O seu objetivo é conversar sobre narrativas e práticas visuais contraculturais, visando impactar na criação de ambientes socioculturais justos e sustentáveis.
O evento ocorre de 7 a 9 de agosto, com início às 8h30 e encerramento às 18h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A programação inclui atividades nos auditórios dos blocos B, E, F, no miniauditório, na sala 324 e halls dos blocos A e B. Para participar é preciso inscrever-se por meio de formulário até o dia do início do evento. A inscrição é gratuita e a participação dá direito a certificado de 30h.
A conferência de 2024 tem o tema: “Contra-Imagem, Cultura visual e pensamento ecológico: re-imaginar as relações no mundo” e reunirá 132 pesquisadores de 23 nacionalidades e diversas áreas de conhecimento. Buscará, segundo os organizadores, “discutir, no campo da imagem e da visualidade, quais visualidades e/ou contra-visualidades possibilitam re-imaginar e pôr em ação novas formas relacionais com o mundo, em dissidência às lógicas de acumulação, de monocultura e de extrativismo. Entendendo que as imagens atravessam as relações entre humanos e não humanos e que por isso possuem um poder performativo dessas representações na construção de identidades e mundividências, questiona-se que tipo de produção de imagens está se afirmando na contemporaneidade, e que mundo elas nos incitam a performar”.
“Ante a um tecido social afetado pela violência, pelas diversas formas de segregação e intolerância, mas também ante a destruição da natureza e do território que habitamos, propomos esse evento que, este ano, com a ajuda dos participantes, apresenta um programa que nos entusiasma, com propostas artísticas e académicas refletindo sobre as mais recentes teorias e práticas da ecologia, organizadas em 30 painéis, 8 performances, 2 ateliês e mostras de filmes dos autores e autoras presentes”, complementam. A organização do evento também divulga um espaço para lançamento de livros recentes de participantes, além de uma banca de artes indígenas.
“Analisar as contra imagens, reparar a história, a memória ante ao traumático é extremamente relevante. Idealizamos, dessa forma, colocar em cena outras visualidades, modos de vida e formas de cuidado, incluir as verdades subjetivas, que promovam outras formas de laço social, articuladas ao território, à diversidade ambiental e cultural. Cabe destacar as dimensões políticas das imagens e, em última instância, construir novos horizontes”, ressaltam.
A edição reúne participantes de cinco continentes oriundos de África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Eslovenia, EUA, Gabão, Gana, Índia, Irão, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia e Turquia (inclui países das instituições de origem e nacionalidade dos/das participantes). São 129 autores e autoras e 3 oradores/as principais.
Mais informações:
Site do Evento
Instagram
Facebook
Página do Lapcip
O 1º Fórum Regional Materno-Estudantil será realizado nos dias 16 (das 18h30 às 21h) e 17 de agosto (das 8h30 às 11h). O evento ocorrerá no formato on-line e tem como objetivo promover discussões sobre a realidade enfrentada por estudantes mães dos cursos de graduação e de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior.
O Fórum visa permitir a participação ativa de estudantes mães, servidoras e parceiras de diversas regiões, com o propósito de compreender melhor a realidade materno-estudantil, debater as políticas de apoio às maternidades no ambiente acadêmico e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Grupo de Trabalho (GT) do MEC, que está discutindo uma Política Nacional de Permanência Materna.
O GT foi criado a partir dos Coletivos Maternos nas Instituições de Ensino Superior, com a participação do Coletivo MãEstudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Associação de Mães Pesquisadoras, Estudantes e Trabalhadoras (AMPET).
O evento está organizado em quatro eixos de discussão, cada um abordando um aspecto específico da realidade materno-estudantil. As incrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado.
O Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial (COBBIND) de 25 a 28 de agosto de 2024 no Costão do Santinho Resort, no bairro Santinho, Florianópolis. As inscrições custam de R$340 a R$ 1900 reais, conforme essa tabela. Será fornecido certificado de 40 horas de participação.
O objetivo do evento é discutir a dimensão da amplitude da biotecnologia industrial, que se constitui em um desafio, com potencial para atingir resultados relevantes para a área, criando uma agenda científica e tecnológica mais multidisciplinar e rica. Agregar novas abordagens em microbiologia industrial e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios recentes na área.
O uso da Biotecnologia Industrial como uma importante ferramenta multidisciplinar de desenvolvimento de tecnologias baseados nos processos biomoleculares e celulares, envolvendo tecnologias enzimáticas, química sustentável, engenharia bioquímica e bioinovação permite criar ou modificar produtos e resolver necessidades da sociedade.
As áreas temáticas do I COBBIND permitem contemplar as perspectivas de discussões de alto nível que serão propostas: Microbiologia industrial: prospecção e biologia molecular aplicada; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Bioprodutos; Enzimologia Industrial; Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade; Biotecnologia Ambiental.
A Comissão Organizadora do I COBBIND tem a honra de convidar a comunidade a participar desse importante evento, que acontecerá no período de 25 a 28 de agosto de 2024, no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC.
Mais informações página do evento.

O Ciclo de Conferências “Do Museu do Outro ao Museu de Si” é uma atividade de extensão universitária organizada pelo Laboratório de Estudos em História da África do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) que ocorre uma vez por mês, nos dias 29 de agosto, 25 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro de 2024. As conferências são realizadas sempre às 19h no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).
As inscrições são gratuitas, abertas a todos, e devem ser feitas pelo formulário on-line. Será fornecido certificado de participação. O evento conta com o apoio do Núcleo de Ação Educativa do MASC. As conferências abordarão os seguintes temas: “As coleções africanas em museus do Brasil”; “Matrioshka ou da história de encaixes do MASC”; “O modelo negro no acervo do MASC”; “O modelo negro no atelier de Martinho de Haro”. A programação completa está disponível aqui.
A pesquisa “Do Museu do Outro ao Museu de Si” fez parte das atividades de pós-doutorado do professor da UFSC Sílvio Marcus de Souza Correa, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (USP). Em 2023, o pesquisador coletou dados de uma dezena de museus no Brasil, que contêm aproximadamente 5 mil objetos de arte africana. O estudo também foi realizado em museus de Portugal, França, Bélgica e Senegal durante um estágio no exterior. A pesquisa segue em andamento em 2024 e uma última etapa está prevista para 2025 no Instituto Nacional de História da Arte (INHA) de Paris, França.
Mais informações na página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.
A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.
Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.
Para mais informações, acesse o site do IELA.
A III Mostra Científica do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina ocorrerá nos dias 11 a 13 de setembro. O evento se propõe a divulgar a produção científica e tecnológica desenvolvida entre a comunidade acadêmica dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, visando ampliar a integração acadêmica para incentivar colaborações e cooperações com outras instituições de ensino e pesquisa. A programação está prevista para ser realizada entre 9h e 16h 30 min, no prédio CBS01 da UFSC de Curitibanos.
Pretende-se também, com o evento, aproximar produtores e empresas da área às inovações produzidas no campus, visando estimular parcerias, visto que o tema do evento é “Tecnologias e inovações agrárias”.
Na oportunidade, haverá a exposição de mais de 70 trabalhos dos cursos de graduação e pós-graduação das ciências agrárias do campus, da UFSC, outras instituições de ensino e pesquisa e empresas.
A programação contemplará também um workshop sobre o cultivo do alho, cultura importante para a região, com especialistas renomados.
Programação do evento:
Horário
|
Descrição da atividade
|
Local
|
---|---|---|
09:00 – 09:40
|
Palestra – Bruno Polli Domanowski – “Inteligência de Mercado Florestal da Suzano Papel e Celulose”
|
Auditório CBS01
|
09:50 – 10:20
|
Roda de conversa
|
Auditório CBS01
|
10:30 – 11:00
|
Exposição de empresas
|
Hall do CBS01
|
14:00 – 15:00
|
Exposição de banners (Graduação e PG em Agronomia/Eng. Florestal da UFSC Curitibanos e empresas)
|
Hall do CBS01
|
14:00 – 15:00
|
Apresentação oral dos resumos selecionados – (Graduação e PG em Med. veterinária da UFSC Curitibanos)
|
Auditório CBS01
|
15:15 – 18:00
|
Workshop “Cultivo do alho: inovações para reestruturação.”
|
CC1102 no CBS01
|
Horário
|
Descrição da atividade
|
Local
|
---|---|---|
09:00 – 09:40
|
Palestra “Inovações na Medicina Veterinária” – a confirmar
|
Auditório CBS01
|
09:50 – 10:20
|
Roda de conversa
|
Auditório CBS01
|
10:30 – 11:30
|
Exposição de banners (Graduação e PPGMVCI da UFSC Curitibanos, outras Instituições e empresas)
|
Hall do CBS01
|
10:30 – 11:30
|
Apresentação oral dos resumos selecionados (Graduação e PG em Agronomia/Eng. Florestal da UFSC Curitibanos)
|
Auditório CBS01
|
13:30
|
Entrega de prêmios e Encerramento
|
Auditório CBS01
|
As inscrições no evento e de orientações para submissão de resumos estão abertas em https://contech-2024.web.app/
Como fazer minha inscrição no evento?
O valor das inscrições como participante e, consequentemente como apresentador são dividas nas seguintes categorias:
- Estudantes de graduação – R$20,00
- Estudantes de pós-graduação – R$30,00
- Profissionais – R$50,00
- Acompanhantes – R$15,00 (sem certificado)
Procedimento para realização das inscrições:
- Efetuar o pagamento por meio do PIX para a chave 51.401.978/0001-04 (Empresa – MARTINI MAFRA PROJETOS E PRODUCOES LTDA).
- Em seguida, envie o comprovante para o e-mail
para que o link da inscrição seja enviado ao seu e-mail.
Você pode enviar seu resumo para a III Mostra Científica e Tecnológica da UFSC – campus Curitibanos.
Quer saber como? Faça o seguinte:
- Baixar o modelo na aba de “Modelo de Resumo”
- Adaptar seu resumo ao modelo
- Preencher o formulário de inscrição no ConTech
- Ler o Termo de Permissão e Sigilo e caso concorde, e caso concorde, aceite-o
- Pronto! Sua inscrição está reservada! Agora falta só efetuar o pagamento, conforme a aba “Como fazer minha inscrição no evento?”
Datas Importantes:
-
Inscrições
09/07/2024 a 11/09/2024 até 8:30
-
Submissão de Resumos
09/07/2024 até 23/08/2024 (inscrições prorrogadas!)
-
Divulgação dos Resumos Aprovados
30/08/2024
-
Divulgação dos Trabalhos Selecionados para Apresentação Oral
30/08/2024
-
Evento
11/09/2024 a 13/09/2024
-
Premiação
13/09/2024
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) e o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia sobre Saúde, Enfermagem e Reabilitação (RE(HABILITAR)) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Reabilitação. O evento tem como temática central Perspectivas e desafios da Enfermagem de Reabilitação no Brasil: construindo o caminho e receberá palestrantes do Brasil, México, Espanha e Portugal. A iniciativa é feita com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento ocorrerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, no Campus de Florianópolis, de 19 a 21 de setembro, das 9h às 19h. As inscrições variam conforme o lote e podem ser feitas pelo site até o primeiro dia do congresso.
Maia informações estão disponíveis no Instagram .
O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPLIN) e o Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Foucault PorVir. O evento ocorre de 25 a 26 de setembro, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário, até 24 de setembro. Os participantes tem direito a um certificado de 15 horas.
O evento visa reunir pesquisadores para refletir sobre a atualidade do pensamento de Michel Foucault, e explorar novas leituras de seus escritos. A atividade conta com a participação do professor Edgardo Castro, conhecido estudioso de Michel Foucault.
Confira a programação:
25 de setembro
- 10h – Palestra de abertura e Lançamento do livro
Edgardo Castro – Professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad de Buenos Aires (UBA) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
- 14h mesa – O discurso filosófico e outros discursos (15 a 20 minutos por fala)
Doutorando Natan Kremer (mediação)
Professor Edgardo Castro – UBA
Professor Atilio Butturi – UFSC
Professor Fabio Francisco Feltrin de Souza – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
26 de setembro
- Oficina: 8h às 10h – Genealogia do arquivo Foucault e as publicações futuras
Edgardo Castro, no Auditório do CCE
Mais informações no Instagram.
Florianópolis será a sede da sexta edição da Conferência Íbero-americana de Tecnologias de Oxidação Avançada (CIPOA), organizada pelo Departamento de Química e pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento abordará as mais recentes aplicações de processos de oxidação avançada – como o uso de ozônio, luz UV e solar, plasma, ultrassom e peróxido de hidrogênio – em diversas áreas, como tratamento de água e efluentes, produção de combustíveis renováveis, saúde, construção civil e indústria.
Esta edição recebeu um número recorde de trabalhos a serem apresentados e contará com a presença de setores da indústria em uma mesa-redonda, além da programação de um debate sobre a publicação científica numa sessão especial com editores de periódicos internacionais da Elsevier. A conferência terá a participação de pesquisadores e profissionais de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, China, Colômbia, República Checa, Equador, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, México, Peru, Portugal, Sérvia, Eslovênia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos da América e Uruguai.
A CIPOA será realizada entre os dias 7 e 11 de outubro, no Centro de Eventos Oceania, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e servidores. As inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até o dia 6 de outubro neste link.
Mais informações pelo site www.cipoa.org, pelo e-mail cipoa2024@contato.ufsc.br ou no perfil do evento no Instagram (@cipoa2024).