Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Licenciatura em Geografia: Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente. O evento será de 15 a 18 de outubro, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, além do curso de graduação em Geografia da UFSC e de outras instituições brasileiras. O evento contará com uma programação com diferentes atividades, tais como: palestras, rodas de conversa (apresentação de trabalhos científicos), oficinas, minicursos, saídas de campo e outras. A programação, inscrição e submissão de trabalhos podem ser consultadas no site. Mais informações aqui.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 29 de julho a 2 de agosto, a 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero, que já conta com mais de 6 mil inscrições. O evento engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a marcha Mundo de Mulheres.
O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994, e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. A Universidade é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas.

A Feira de Economia Feminista e Solidária do congresso terá yoga, acarajé, e ourtos serviços de gastronomia, além da venda de absorventes ecológicos e de itens de axé, voltados às religiões de matriz africana. A oferta atende trabalhos que visibilizam alternativas que mulheres, mulheres negras, populações indígenas e populações LGBTQIAPN+ vêm construindo.
As inscrições já foram encerradas e o prazo de pagamento encerra-se no dia 5 de julho. O tema da edição de 2024, a primeira presencial pós-pandemia, é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. As inscrições para participação como ouvinte continuam abertas até a data do evento, confira o cronograma.
Segundo as organizadoras, o evento, transnacional e interdisciplinar, irá articular as pessoas participantes para produzir conhecimentos que posicionem o gênero, as sexualidades e as questões feministas no centro das discussões, trocas e debates.
Programação
As quatro conferências ocorrem no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, com quatro mulheres com atuação nos movimentos feministas: Débora Diniz, Mestra Joana (Joana D’arc da Silva Cavalcante), Adriana Arroyo Guzmán, e Amina Mama. Além disso, haverá a marcha Mundo de Mulheres no dia 31 de julho, no centro de Florianópolis, das 16h às 20h, aberta a toda a população.
O Fazendo Gênero também oferecerá um espaço para a realização de rodas de conversa e apresentações culturais: a Tenda Mundos de Mulheres, que contará com uma programação específica. Além disso, há uma comissão preparando atividades para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e haverá ainda: feiras da Economia Feminista e Solidária, Mostra Audiovisual e Fotográfica, e o lançamento de mais de 100 livros durante o congresso.

As conferencistas do Fazendo Gênero 13. Conheça mais no site do evento.
Mais informações:
Programação Completa
Site do evento
Perfil no Instagram e Facebook
O Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial (COBBIND) de 25 a 28 de agosto de 2024 no Costão do Santinho Resort, no bairro Santinho, Florianópolis. As inscrições custam de R$340 a R$ 1900 reais, conforme essa tabela. Será fornecido certificado de 40 horas de participação.
O objetivo do evento é discutir a dimensão da amplitude da biotecnologia industrial, que se constitui em um desafio, com potencial para atingir resultados relevantes para a área, criando uma agenda científica e tecnológica mais multidisciplinar e rica. Agregar novas abordagens em microbiologia industrial e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios recentes na área.
O uso da Biotecnologia Industrial como uma importante ferramenta multidisciplinar de desenvolvimento de tecnologias baseados nos processos biomoleculares e celulares, envolvendo tecnologias enzimáticas, química sustentável, engenharia bioquímica e bioinovação permite criar ou modificar produtos e resolver necessidades da sociedade.
As áreas temáticas do I COBBIND permitem contemplar as perspectivas de discussões de alto nível que serão propostas: Microbiologia industrial: prospecção e biologia molecular aplicada; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Bioprodutos; Enzimologia Industrial; Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade; Biotecnologia Ambiental.
A Comissão Organizadora do I COBBIND tem a honra de convidar a comunidade a participar desse importante evento, que acontecerá no período de 25 a 28 de agosto de 2024, no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC.
Mais informações página do evento.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na segunda-feira, 26 de agosto, às 9h30, a aula magna Desafios contemporâneos da comunicação política, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça. O evento, que abre o semestre 2024/2 e também faz parte das comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC, será realizado no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e é aberto a todos os interessados. A palestra abordará o ambiente em que as sociedades democráticas do século XXI estão inseridas, considerando as oportunidades e os riscos das mudanças recentes na estrutura e na dinâmica da comunica-ção e da política.
No mesmo dia e local, às 14h, o professor Fabrino apresenta a palestra Algorítimos Institucionais, objeto de seu mais recente livro, com pesquisadores do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP). A atividade também terá acesso liberado ao público.
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).
É um dos autores, com os professores Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), vencedor de melhor livro da ABCP/2024, além de organizador de Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.
> Programação
Dia – 26/08/2024
Local – Auditório do Bloco E – CFH
9h30 às 11h30 – Aula magna: Desafios contemporâneos da comunicação política
14h às 16h – Palestra: Algorítimos Institucionais

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.
Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) e o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia sobre Saúde, Enfermagem e Reabilitação (RE(HABILITAR)) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Reabilitação. O evento tem como temática central Perspectivas e desafios da Enfermagem de Reabilitação no Brasil: construindo o caminho e receberá palestrantes do Brasil, México, Espanha e Portugal. A iniciativa é feita com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento ocorrerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, no Campus de Florianópolis, de 19 a 21 de setembro, das 9h às 19h. As inscrições variam conforme o lote e podem ser feitas pelo site até o primeiro dia do congresso.
Maia informações estão disponíveis no Instagram .
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPLIN) e o Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Foucault PorVir. O evento ocorre de 25 a 26 de setembro, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário, até 24 de setembro. Os participantes tem direito a um certificado de 15 horas.
O evento visa reunir pesquisadores para refletir sobre a atualidade do pensamento de Michel Foucault, e explorar novas leituras de seus escritos. A atividade conta com a participação do professor Edgardo Castro, conhecido estudioso de Michel Foucault.
Confira a programação:
25 de setembro
- 10h – Palestra de abertura e Lançamento do livro
Edgardo Castro – Professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad de Buenos Aires (UBA) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
- 14h mesa – O discurso filosófico e outros discursos (15 a 20 minutos por fala)
Doutorando Natan Kremer (mediação)
Professor Edgardo Castro – UBA
Professor Atilio Butturi – UFSC
Professor Fabio Francisco Feltrin de Souza – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
26 de setembro
- Oficina: 8h às 10h – Genealogia do arquivo Foucault e as publicações futuras
Edgardo Castro, no Auditório do CCE
Mais informações no Instagram.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens, transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.
O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.
A aula magna terá certificado de quatro horas.
Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 9 de outubro:
18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos
18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo)
Local: Observatório Astronômico
19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos
20h: Palestra com Bruno Ritter, graduando de Física (UFSC)
Desvendando Galáxias: o passo a passo de uma investigação científica sobre o espaço
Local: Sala de aula do Planetário
Duração: 30 minutos
Sobre o Observatório
O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol. Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.
Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.