Calendário de Eventos UFSC

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

jul
8
seg
Curso de Graduação em Permacultura
jul 8@14:00

O Núcleo de Estudos em Permacultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fará uma apresentação pública da proposta de um curso de Graduação em Permacultura na instituição. Há mais de uma década, o Núcleo trabalha para popularizar a permacultura, uma ciência socioambiental de planejamento de ambientes humanos autossustentáveis.

> Confira o projeto pedagógico do bacharelado em Permacultura

O evento será realizado na segunda-feira, dia 8 de julho, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado na rodovia Admar Gonzaga, nº 1346, bairro Itacorubi, em Florianópolis. A entrada é gratuita e aberta para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Mais informações estão disponíveis no site Permacultura UFSC. 

 

ago
1
qui
Palestra: ‘On the Social Predestination of Failure’
ago 1@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas. 

Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi. 

A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.

Café Com Ciência: Enfermagem Dermatológica
ago 1@18:00 – 19:30

O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.

O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.

Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.

O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.

Mais informações pelo Instagram @grupoedccs

ago
26
seg
Desafios da Comunicação Política
ago 26@9:30 – 16:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na segunda-feira, 26 de agosto, às 9h30, a aula magna Desafios contemporâneos da comunicação política, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça. O evento, que abre o semestre 2024/2 e também faz parte das comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC, será realizado no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e é aberto a todos os interessados. A palestra abordará o ambiente em que as sociedades democráticas do século XXI estão inseridas, considerando as oportunidades e os riscos das mudanças recentes na estrutura e na dinâmica da comunica-ção e da política.

No mesmo dia e local, às 14h, o professor Fabrino apresenta a palestra Algorítimos Institucionais, objeto de seu mais recente livro, com pesquisadores do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP). A atividade também terá acesso liberado ao público.

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).

É um dos autores, com os professores Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), vencedor de melhor livro da ABCP/2024, além de organizador de Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.

> Programação
Dia – 26/08/2024
Local – Auditório do Bloco E – CFH
9h30 às 11h30 – Aula magna: Desafios contemporâneos da comunicação política
14h às 16h – Palestra: Algorítimos Institucionais

ago
29
qui
Palestra: Proposta de valor ao meu negócio
ago 29@19:00 – 21:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.

set
9
seg
Aula Inaugural com filósofo alemão Thomas Pogge, da Yale University
set 9@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro,  às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.

Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.

set
14
sáb
Palestra: ‘Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais’
set 14@14:00 – 16:00

grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.

A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.

Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).

A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.

Acesse a palestra aqui.

Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.

set
17
ter
Redes sociais e formulação de políticas públicas educacionais
set 17@14:00

Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste linkOs participantes têm direito a certificado de 3 horas.

O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP. 

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

set
19
qui
Apresentação da revisão da Resolução Normativa 017
set 19@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.

A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.

A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.

A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.

Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

set
24
ter
Live ‘Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia’, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori
set 24@9:00 – 12:00
Live 'Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia', com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori @ YouTube da TV UFSC

ATV UFSC transmitirá nesta terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a live Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori. A conversa, que será mediada pela ex-senadora Ideli Salvatti, será discutido o papel das redes no atual contexto político no Brasil e no mundo. A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube da TV UFSC,  O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Movimento Humaniza SC.

Live no YouTube:

 

set
25
qua
Palestra: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
set 25@9:00

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorrerá na quarta-feira, 25 de setembro, às 9h, com transmissão pelo link da ConferênciaWeb.

O dia 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficializado pela Lei n. 11.133 em 2005, mas comemorado desde o início dos anos 1980. A data tem o objetivo de reforçar a importância de ações que promovam a acessibilidade, a equidade e a redução de barreiras. Essas ações vão além de leis e decretos, abrangendo práticas e discursos cotidianos que possam impedir a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade.

O CAE destaca o lema do Movimento das Pessoas com Deficiência: “Nada sobre nós sem nós”, que resume o princípio de que as pessoas com deficiência devem participar de todas as decisões e movimentos que envolvam a sua categoria. “A inclusão não deve ser preocupação apenas de um grupo específico, como especialistas ou as próprias pessoas com deficiência. Tornar o mundo mais acessível é uma tarefa de todos!”.

Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

out
1
ter
Pixel Init: 5ª edição
out 1@17:30 – 20:30

A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.

O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.

Mais informações no Instagram ou na página do evento.

out
2
qua
Pixel Init: 5ª edição
out 2@17:30 – 20:30

A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.

O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.

Mais informações no Instagram ou na página do evento.

out
3
qui
Pixel Init: 5ª edição
out 3@17:30 – 20:30

A quinta edição do Pixel Init, evento de tecnologia que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico de forma gratuita para além das salas de aula, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de outubro, das 17h30 às 20h30, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Pixel no YouTube. A Pixel é a empresa júnior dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento contará com palestrantes da área Tech, como Giulia Bordignon, criadora de conteúdo da Space Coding, funcionários das empresas GitHub, WEX Inc., Softplan e Laboratório Bridge e professores da UFSC. Durante as palestras, os telespectadores poderão fazer perguntas aos palestrantes. Haverá também sorteio de bolsas de estudo para os participantes.

O evento tem certificado de 9 horas e é destinado a estudantes da graduação e pessoas interessadas em tecnologia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de outubro no site da Pixel.

Mais informações no Instagram ou na página do evento.

out
8
ter
Palestra: Riscos climáticos em Moçambique
out 8@14:00 – 18:00

Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.

Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.

O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).

Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

out
9
qua
Sessões no Planetário, palestra e observação do céu
out 9@18:30 – 22:30
Sessões no Planetário, palestra e observação do céu @ Planetário da UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 9 de outubro:

18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos

18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo)
Local: Observatório Astronômico

19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos

20h: Palestra com Bruno Ritter, graduando de Física (UFSC)
Desvendando Galáxias: o passo a passo de uma investigação científica sobre o espaço
Local: Sala de aula do Planetário
Duração: 30 minutos

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol. Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.