Calendário de Eventos UFSC

jun
3
seg
Roda de Conversa na horta do Neamb
jun 3@10:00

O Núcleo de Estudo em Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 3 de junho, às 10h, uma roda de conversa sobre a greve e manejo agroecológicos na horta do Neamb, com a participação do professor Paulo Horta, coordenador do projeto de extensão Mãos à Horta. A atividade irá ocorrer na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Mais informações no Instagram do NEAmb.

jun
13
qui
Conversa com Roberto Menescal
jun 13@15:00 – 17:00

Roberto Menescal, hoje aos 86 anos, virá a Florianópolis para um show com Leila Pinheiro, em homenagem à Bossa Nova. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio da Secretaria de Cultura Arte e Esporte (SeCArtE), trará o músico carioca Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, para uma roda de conversa, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo na quinta-feira, 13 de junho, às 15h.

A participação é gratuita, aberta e não é necessário inscrever-se. Durante o evento, o músico fará uma conversa descontraída com a comunidade, e responderá às perguntas dos participantes. 

Aos 86 anos, Roberto Menescal segue como um dos principais compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o mar”, “Ah, se eu pudesse”, “Rio”, entre outras. 

Segundo a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Eliane Debus, a expectativa é trazer para a comunidade universitária da UFSC e de toda a cidade um pouco da experiência musical e histórias de uma expressão artística verdadeiramente brasileira. “Menescal é um dos maiores músicos brasileiros, memória viva de um movimento. Estamos muito felizes que ele possa vir falar à comunidade sobre sua carreira e sua arte,” salienta. 

Menescal virá a Florianópolis para apresentar, também na UFSC, o show Bossa Nova 65 Anos, com Leila Pinheiro e quarteto de músicos, como parte de 4ª Mostra de Violão Anabá.

Saiba mais no instagram do evento.

 

set
5
qui
Roda de conversa ‘O ensino de língua polonesa no Brasil: contextos, desafios e reflexões’
set 5@14:00

O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 14h, a roda de conversa O ensino da língua polonesa no Brasil: contextos, desafios e reflexões. Com a mediação das professoras Cristine Severo (UFSC) e Maria Luiza Barbosa (UAB/UFSC), o evento conta com a participação dos professores Adriano Malikoski (UCS) e Sonia Eliane Niewiadomski (UFPR) e discute as implicações do ensino do polonês no contexto brasileiro.

A roda integra o projeto Multilinguismos (CNPq), coordenado pela professora Cristine Severo, com vistas à valorização de línguas minorizadas no Brasil e à divulgação de grupos e pesquisadoras/es envolvidas/os com as línguas e comunidades linguísticas minorizadas. Também busca a difusão e a reflexão sobre as  línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani e o reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes comunidades minorizadas no Brasil.

Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. Os eventos ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidos pelo canal no Youtube do grupo PoLiTicas.

Acesse o link do transmissão da roda de conversa.

set
11
qua
Énia Lipanga na UFSC
set 11@14:00 – set 12@12:30
Énia Lipanga na UFSC

A poetisa e ativista social Énia Lipanga, natural de Moçambique, vem pela primeira vez ao Brasil e estará em Florianópolis para três ações culturais nos dias 11 e 12 de setembro. A turnê Compostas de Ti(s) é composta por uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Lipanga estará na cidade a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) se suas apresentações serão no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus da Trindade, Florianópolis.

No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 14h, será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e logo depois, às 18h30, a palestra As vozes femininas moçambicanas. No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 18h30, ocorre  o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulários eletrônicos. As vagas são limitadas.

Para se inscrever em cada atividade, acesse os respectivos links abaixo:

11/09 | quarta-feira

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas

12/09 | quinta-feira

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo

Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia está entre as potentes vozes africanas na poesia e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos – esta considerada o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a secretária de Cultura Arte e Esporte da UFSC Eliane Debus, “a poetisa Énia Lipanga, com seus versos fortes e viscerais, tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural tem o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br ou telefone (48) 3721-2376.

set
12
qui
Debate: Nova Resolução para professores
set 12@14:00

O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.

O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.

Para participar não é necessário inscrição prévia.

Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.

Roda de conversa: A língua árabe no contexto educacional brasileiro
set 12@14:00
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza em 12 de setembro, às 14h, a roda de conversa online “A língua árabe no contexto educacional brasileiro”. Com a mediação da professora Cristine Severo (UFSC), o evento conta com a participação de Paula da Costa Caffaro (UFRJ) e Suely Ferreira Lima (UFRJ).

A roda integra o projeto Multilinguismos (CNPq), coordenado pela professora Cristine Severo (DLLV/PPGL/DICH) com vistas à valorização de línguas minorizadas no Brasil; divulgação de grupos e pesquisadoras/es envolvidas/os com as línguas e comunidades linguísticas minorizadas; difusão e reflexão sobre as  línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani; reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes comunidades minorizadas no Brasil.

Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. As rodas ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidas pelo Canal no YouTube do grupo PoLiTicas.
set
13
sex
Ciclo de Cinema em Alemão: ‘Terra de minas’
set 13@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

set
16
seg
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 16 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
17
ter
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 17 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
18
qua
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 18 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
19
qui
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 19 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

Roda de conversa ‘Meu mundo: o hebraico e o iídishe’
set 19@14:00
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza em 19 de setembro, às 14h, a roda de conversa online Meu mundo: o hebraico e o iídishe. Com mediação da professora Cristine Severo (UFSC), o evento conta com a participação de Leonor Scliar-Cabral (professora Emérita da UFSC) e Éthel Jane Scliar-Cabral (União Israelita do Vale da Região do Itajaí).
A roda integra o projeto Multilinguismos (CNPq), coordenado pela professora Cristine Severo, com vistas à valorização de línguas minorizadas no Brasil e à divulgação de grupos e pesquisadoras/es envolvidas/os com as línguas e comunidades linguísticas minorizadas. Também busca a difusão e a reflexão sobre as  línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani e o reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes comunidades minorizadas no Brasil.

Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. Os eventos ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidos pelo canal no Youtube do grupo PoLiTicas.

Acesse o link do transmissão da roda de conversa.

Roda de Conversa: 200 anos da colonização alemã no Brasil
set 19@18:00 – 20:00

A Biblioteca Pública de Santa Catarina promoverá na próxima quinta-feira, 19 de setembro, das 18h às 20h, uma roda de conversa intitulada 200 anos da colonização alemã no Brasil: contribuições científicas e culturais de Fritz Müller, seguida pela apresentação do Coral Alemão Deutscher Chor, de Florianópolis. A entrada para o evento é gratuita.

A roda de conversa contará com a participação de docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mediação será realizada por Alberto Lindner e terá a participação de Mário Steindel, Marcondes Marchetti e Lauro E. BaccaO debate destacará as contribuições do naturalista Fritz Müller para a ciência mundial, com foco em seu trabalho realizado em Santa Catarina.

Além disso, em celebração ao bicentenário da imigração alemã no Brasil (1824-2024), a biblioteca organiza a exposição “Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil: Histórias, Memórias e Legados em SC”, aberta para visitação até o dia 30 de setembro. A mostra, localizada no hall de entrada da instituição, estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e apresenta livros e documentos raros, mapas, trajes típicos alemães, vídeos e banners sobre a história de São Pedro de Alcântara, primeira colônia alemã de Santa Catarina.

Para mais informações, acesse o site.

set
20
sex
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 20 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
22
dom
Experimenta UFSC – Cirandar as Ruas
set 22@8:00 – 20:00

A 9ª edição do  Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.

Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.

O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

set
23
seg
Experimenta UFSC – Cirandar as Ruas
set 23@8:00 – 20:00

A 9ª edição do  Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.

Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.

O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

set
24
ter
Experimenta UFSC – Cirandar as Ruas
set 24@8:00 – 20:00

A 9ª edição do  Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.

Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.

O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

set
25
qua
Experimenta UFSC – Cirandar as Ruas
set 25@8:00 – 20:00

A 9ª edição do  Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.

Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.

O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Palestra: Murilo Mendes crítico de arte
set 25@18:30 – 21:30
Palestra: Murilo Mendes crítico de arte @ Sala Hassis - Centro de Comunicação e Expressão

A palestra Murilo Mendes crítico de arte ocorre nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 18h30, na Sala Hassis do Centro de Comunicação e Expressão (CCE – bloco B). A atividade será ministrada pela professora Maria Betânia Amoroso, que abordará a experiência de curadoria da exposição Murilo Mendes Poeta Crítico, organizada por ela no MAM-SP e ganhadora do prêmio APCA de melhor exposição de arte de 2023.

Na quinta-feira, 26 de setembro, haverá uma conversa com a professora para a discussão da carreira do poeta e curador Murilo Mendes, a partir de textos do próprio Murilo Mendes, de Mário Pedrosa e de Giuliu Argan. As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 6 horas de participação para as duas atividades (3 horas para cada). O evento é organizado por professores do curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações pelo e-mail marcelo.lotufo@ufsc.br

set
26
qui
Experimenta UFSC – Cirandar as Ruas
set 26@8:00 – 20:00

A 9ª edição do  Experimenta – Cirandar as Ruas reunirá, de 22 a 27 de setembro, mais de 80 ações em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. O evento contará com produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, rodas de conversa, entre outras atrações.

Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais. A programação da 9ª edição do Experimenta – “Cirandar as Ruas” está disponível na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/experimenta.

Para a professora Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, o Experimenta se constitui como um espaço de socialização das ações de Cultura e Arte da UFSC, agregando nos últimos dois anos as ações de Esporte, Cultura e Lazer. A chamada de 2024, “Cirandar as Ruas”, metaforiza a coletividade de mãos dadas no rodopio do saber e fazer artístico-cultural, especialmente com aqueles que dialogam com os diferentes espaços da rua: Hip hop, Slam, Lambe-lambe, Grafite, entre outros.

O Experimenta é aberto ao público, gratuito, e é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).