O Núcleo de Estudo em Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 3 de junho, às 10h, uma roda de conversa sobre a greve e manejo agroecológicos na horta do Neamb, com a participação do professor Paulo Horta, coordenador do projeto de extensão Mãos à Horta. A atividade irá ocorrer na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.
Mais informações no Instagram do NEAmb.

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.
Para assistir, acesse aqui.
Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br

Roberto Menescal, hoje aos 86 anos, virá a Florianópolis para um show com Leila Pinheiro, em homenagem à Bossa Nova. (Foto: Divulgação)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio da Secretaria de Cultura Arte e Esporte (SeCArtE), trará o músico carioca Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, para uma roda de conversa, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo na quinta-feira, 13 de junho, às 15h.
A participação é gratuita, aberta e não é necessário inscrever-se. Durante o evento, o músico fará uma conversa descontraída com a comunidade, e responderá às perguntas dos participantes.
Aos 86 anos, Roberto Menescal segue como um dos principais compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o mar”, “Ah, se eu pudesse”, “Rio”, entre outras.
Segundo a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Eliane Debus, a expectativa é trazer para a comunidade universitária da UFSC e de toda a cidade um pouco da experiência musical e histórias de uma expressão artística verdadeiramente brasileira. “Menescal é um dos maiores músicos brasileiros, memória viva de um movimento. Estamos muito felizes que ele possa vir falar à comunidade sobre sua carreira e sua arte,” salienta.
Menescal virá a Florianópolis para apresentar, também na UFSC, o show Bossa Nova 65 Anos, com Leila Pinheiro e quarteto de músicos, como parte de 4ª Mostra de Violão Anabá.
Saiba mais no instagram do evento.
Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.
Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.
As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 20 anos de existência com uma edição especial das Jornadas Bolivarianas, com uma série de atividades.
No dia 12 de setembro haverá um debate sobre a questão nacional com a presença de Antonio Risério, antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. A conferência pública será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 9h.
Antônio nasceu em Salvador, Bahia, integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa e as fundações Ondazul e Gregório de Matos, durante o governo municipal de Mário Kertész. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Risério tem vários livros sobre cultura brasileira, história da Bahia e também sobre a realidade brasileira.
Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Instituto, com um convite do professor Nildo Ouriques.
Mais informações estão disponíveis no site do IELA.
O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 16h, o Fórum Universidade em Debate. Com o tema Desafios da Avaliação e da Garantia de Qualidade no Ensino Superior, o evento terá a participação dos professores Dilvo Ilvo Ristoff e Juan Samaniego, com mediação do professor Thiago Henrique Almino Francisco.
O evento será realizado em formato remoto e terá transmissão pelo canal do Inpeau/UFSC no YouTube. Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.
O Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos apoiadores do evento Debatendo a Propriedade Intelectual, a ser realizado na quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h, no auditório da Unisul, no Centro de Florianópolis. Promovido pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), o evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e é necessário fazer inscrição antecipada na plataforma Sympla. A programação prevê painéis que irão abordar os seguintes temas: Os principais erros cometidos pelos solicitantes junto ao Inpi; Violação de patente por contribuição; e Inteligência Artificial e Propriedade Industrial (PI).
Entre os participantes do evento, estão confirmados os nomes da advogada e perita judicial em PI, Francyelle Bueno Tork Schlemper; o chefe da seção de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Santa Catarina, Araken Lima; o advogado João Paulo de Mello Filippin, presidente da Comissão de Direito do Iasc; a doutora em Direito Civil, especialista em PI e professora da Mackenzie Rio, Lívia Barboza Lima; a advogada Maria Eduarda Lima, da Comissão de Combate à Pirataria da OAB/SC, e a advogada Laura Zandavalle Zopelaro, especialista em inteligência artificial.
Além do Sinova, o debate conta com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi) Sul. “Renomados profissionais de área vão participar como expositores para trazer o que há de mais atual na matéria sobre propriedade intelectual e inovação nesta área”, destaca o presidente do Iasc, Gilberto Lopes Teixeira.
Mais informações no endereço https://tinyurl.com/IascDebatePI.

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia nesta quarta-feira, 28 de agosto, a 12ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (Siem). Cerca de 1.200 estudantes secundaristas se reunirão para uma simulação da Assembleia Geral da ONU. O evento ocorre das 8h às 18h e contará com algumas sessões paralelas ao longo do dia, como a Sessão da União Africana, a Sessão do Conselho de Segurança e a Sessão da União Europeia. As inscrições para escolas já estão encerradas, mas o evento é aberto a visitantes.
O Siem visa proporcionar uma oportunidade única para estudantes do Ensino Médio vivenciarem uma experiência acadêmica avançada, enquanto aprofundam a sua compreensão do cenário internacional da atualidade. Cada escola ou delegação representa um país e deve defender os interesses de seu país na assembleia. O trabalho com os adolescentes é feito ao longo de um semestre inteiro, e proporciona aprendizados em áreas diversas, como geografia, oratória e diplomacia. A preparação do evento também envolve alunos, técnicos administrativos e professores do curso de Relações Internacionais da UFSC.
No vídeo abaixo, o coordenador-geral do evento, o técnico administrativo do Centro Centro Socioeconômico (CSE) Filipe Dias, explica como funciona a atividade:
Mais informações no site do XII Siem, no Instagram e no Facebook.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 14h, a roda de conversa O ensino da língua polonesa no Brasil: contextos, desafios e reflexões. Com a mediação das professoras Cristine Severo (UFSC) e Maria Luiza Barbosa (UAB/UFSC), o evento conta com a participação dos professores Adriano Malikoski (UCS) e Sonia Eliane Niewiadomski (UFPR) e discute as implicações do ensino do polonês no contexto brasileiro.
Esta é uma das três rodas promovidas pelo grupo em setembro. Os eventos ocorrem às quintas-feiras, às 14h, e são transmitidos pelo canal no Youtube do grupo PoLiTicas.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.
Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.

Estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de conhecer a infraestrutura e obter informações de 110 graduações presenciais e seis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição da Feira de Cursos, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
Essa será a segunda edição do evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O objetivo da inscrição antecipada é planejar a logística para o desenvolvimento da programação. A 2ª Feira de Cursos da UFSC também será realizada nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As datas e a programação estão em fase de definição e serão disponibilizadas no site do evento.
Como chegar ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Visitas guiadas a laboratórios e informações de intercâmbio
Nos estandes montados, os estudantes conhecerão detalhes das graduações, como disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico e orientação para estágios e intercâmbios.
Haverá ainda visitas guiadas a laboratórios, palestras sobre as graduações, atividades culturais e orientação vocacional para ajudar na escolha do curso superior. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da Universidade. A programação completa do evento pode ser consultada no site feiradecursos.ufsc.br. Para esclarecimento de dúvidas, os organizadores disponibilizaram o e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br.
O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.
O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.
Para participar não é necessário inscrição prévia.
Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.

A roda integra o projeto Multilinguismos (CNPq), coordenado pela professora Cristine Severo (DLLV/PPGL/DICH) com vistas à valorização de línguas minorizadas no Brasil; divulgação de grupos e pesquisadoras/es envolvidas/os com as línguas e comunidades linguísticas minorizadas; difusão e reflexão sobre as línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani; reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes comunidades minorizadas no Brasil.
O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.
O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.
O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.
O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.
Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove os eventos 20 anos do PPGC da UFSC e 6° UFSC International Accounting Research Conference entre os dias 16 e 20 setembro, no Campus Trindade da UFSC. Os eventos acontecem de forma concomitante.
A comemoração dos 20 anos do PPGC da UFSC contará com a presença de palestrantes convidados. A programação inclui palestras, discussões com grupos de pesquisa e minicurso. Os eventos são gratuitos e destinados a docentes e estudantes da pós-graduação em Contabilidade.
Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página de eventos do PPGC da UFSC.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.