Calendário de Eventos UFSC

ago
9
sex
Aula aberta: Mulheres, Revolução e Música pop no Caribe
ago 9@10:30

O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.

A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.

ago
15
qui
Mitos e verdades sobre alimentação na gestação
ago 15@19:30

O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.

A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?

A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

set
12
qui
Simpósio sobre Emergência Climática
set 12@14:00 – set 13@21:00

O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.

O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.

set
25
qua
Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.

 

out
2
qua
Aula magna de Geografia: Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil
out 2@19:00

O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.

Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.

out
24
qui
I Simpósio de Emergências Pediátricas
out 24@13:00 – 18:30

A Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, a Liga Acadêmica de Enfermagem Pré-hospitalar e Emergência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Núcleo de Educação em Urgências de SC organizam o I Simpósio de Emergências Pediátricas. O evento contará com palestras sobre a temática da emergência infantil intra e pré hospitalar, ministradas por profissionais especializados na área de atendimento pediátrico em situações de emergência.

A programação incluirá temas como: reconhecimento e manejo de anafilaxia; queimaduras; abordagem ao paciente politraumatizado e mais. O simpósio será realizado no dia 24 de outubro das 13h às 18:30h, no auditório do Hospital Universitário da UFSC, e é aberto a estudantes, professores e profissionais da saúde.
As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até o dia 22 de outubro pelo link: https://inscricoes.ufsc.br/emergencia-ped.
out
30
qua
VI Karyokinesis Symposium
out 30@8:00 – nov 1@18:00
VI Karyokinesis Symposium

O VI Karyokinesis Symposium ocorrerá de 30 de outubro a 1º de novembro. O evento é organizado por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGBCD/UFSC). A submissão de trabalhos está aberta até 22 de setembro. São aceitos resumos em pesquisa, ensino e extensão, incluindo trabalhos de revisão e projetos, em português ou inglês. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro.

Informações, inscrições e submissões podem ser realizadas pela página do evento.

nov
8
sex
Espetáculo: Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes)
nov 8@12:00

O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a peça Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes). O espetáculo acontecerá em 8 de novembro, às 12h, no Teatro Carmen Fossari, como parte da programação da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa livre. Não é necessário retirar ingressos previamente.

Sobre o Espetáculo

Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes) leva o público a uma reflexão satírica sobre os rumos da sociedade e o impacto das normas que restringem a expressão da felicidade. A peça acompanha a vida de Chris, um jovem que vive em uma sociedade distópica onde a manifestação de emoções como amor, alegria e solidariedade é proibida por decreto governamental. Em um cenário onde a humanidade se transforma em uma massa obediente e apática, Chris se vê dividido entre seguir as regras ou explorar a liberdade emocional que há muito tempo foi perdida.

A peça conta com momentos de flashbacks e diálogos cômicos e provocativos que “envolvem o público em uma crítica social sobre o impacto de um mundo robotizado e desumanizado. Com toques de poesia e lirismo, o espetáculo intensifica a ideia de um mundo emque o afeto é proibido, desafiando a audiência a refletir sobre a fragilidade da liberdade emocional na sociedade contemporânea”.

nov
19
ter
Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do PET História
nov 19@17:00 – nov 22@12:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), supervisionado pela professora Daniela Queiroz Campos, promove a V Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão do Programa de Educação Tutorial – História (MEPETH) nos dias 19, 21 e 22 de novembro. O evento ocorre no auditório do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus de Florianópolis. A atividade é organizada em parceria com o Centro Acadêmico Livre de História (CALH/UFSC). O edital, com todas as informações sobre o evento, está disponível aqui.

A MEPETH é um evento voltado a estudantes de graduação em História da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É um espaço para apresentarem seus trabalhos e projetos de pesquisa, ensino ou extensão e compartilharem suas hipóteses e resultados com colegas, comunidade universitária e comunidade externa. A quinta edição do evento será a segunda em formato de simpósio, onde os participantes podem apresentar seus trabalhos junto a mesas temáticas.

O período de inscrições para apresentação de trabalhos será de 13 a 23 de setembro. Todas as informações para a inscrição no evento estão disponíveis no edital.

Mais informações no Instagram e no site do PET.

nov
23
sáb
I Simpósio do Câncer Infantojuvenil e Festival AtivaOnco
nov 23@7:45

O Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico (GPEC) promove o I Simpósio do Câncer Infantojuvenil: Exercício Físico e Nutrição e o Festival AtivaOnco, nos dias 23 e 24 de novembro. O Simpósio ocorre no primeiro dia (23), das 7h45 às 13h, no auditório do Bloco 5 do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já o Festival vai ocorrer no dia 24, das 7h45 às 12h, no ginásio 3 e na pista de atletismo do CDS da UFSC.

Com o objetivo de divulgar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil, 23 de novembro, o evento visa conscientizar estudantes e profissionais da saúde sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, da nutrição e dos tratamentos para o câncer infanto-juvenil. O Simpósio, que terá um caráter multiprofissional, contará com palestras de profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Oncologia. O Festival AtivaOnco vai promover atividades recreativas para crianças de 6 a 12 anos e corrida simbólica de 1,5 km para participantes acima de 13 anos.

Para participar do Simpósio, é necessário se inscrever através do formulário. Para participar do Festival, também é necessário realizar inscrição. As inscrições vão até 23 de novembro e são gratuitas, mas o Grupo solicita doação de itens para a Associação dos Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

A atividade oferece certificado de 5 horas para cada dia de evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do Festival e pelo e-mail da coordenadora do evento cintia.freitas@ufsc.br.

nov
24
dom
I Simpósio do Câncer Infantojuvenil e Festival AtivaOnco
nov 24@7:45

O Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico (GPEC) promove o I Simpósio do Câncer Infantojuvenil: Exercício Físico e Nutrição e o Festival AtivaOnco, nos dias 23 e 24 de novembro. O Simpósio ocorre no primeiro dia (23), das 7h45 às 13h, no auditório do Bloco 5 do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já o Festival vai ocorrer no dia 24, das 7h45 às 12h, no ginásio 3 e na pista de atletismo do CDS da UFSC.

Com o objetivo de divulgar o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil, 23 de novembro, o evento visa conscientizar estudantes e profissionais da saúde sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, da nutrição e dos tratamentos para o câncer infanto-juvenil. O Simpósio, que terá um caráter multiprofissional, contará com palestras de profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Oncologia. O Festival AtivaOnco vai promover atividades recreativas para crianças de 6 a 12 anos e corrida simbólica de 1,5 km para participantes acima de 13 anos.

Para participar do Simpósio, é necessário se inscrever através do formulário. Para participar do Festival, também é necessário realizar inscrição. As inscrições vão até 23 de novembro e são gratuitas, mas o Grupo solicita doação de itens para a Associação dos Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

A atividade oferece certificado de 5 horas para cada dia de evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do Festival e pelo e-mail da coordenadora do evento cintia.freitas@ufsc.br.

dez
4
qua
Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura
dez 4 – dez 6 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições apoiadoras da 17ª edição do Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que ocorre entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2024, em formato híbrido, com programação presencial e on-line. As atividades presenciais serão realizadas no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), no auditório Professora Maria Cristina Pessi da Udesc, na Galeria Jandira Lorenz e no Planetário da UFSC, em Florianópolis.

O tema central Arte, Comunicação e Educação em tempos de eventos climáticos extremos será abordado na programação principal e inspira os Eixos Temáticos Gerais. A programação contará com a participação de Lucas Bambozzi, artista e pesquisador, com trabalhos em audiovisual, instalações e meios interativos exibidos em mais de 45 países; Carlos Nobre, um dos maiores cientistas de clima do Brasil e do mundo; e Eugênio Trivinho, professor, escritor e pesquisador pioneiro no campo da cibercultura no Brasil.

A organização do Simpósio prorrogou o período de submissão de trabalhos até domingo, dia 10 de novembro. Já a mostra Efemera+UVM+Subverso: Emergência/Ecopoética está com chamada aberta até o dia 20 de novembro para a submissão de obras audiovisuais nos formatos fulldome e realidade virtual. Os vídeos devem abordar problemáticas emergentes e/ou reflexões ecopoéticas. Solicitações de mais informações e envios das obras audiovisuais devem ser encaminhados para o e-mail labinter.ufsm@gmail.com.

O evento é realizado pela Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Galeria Jandira Lorenz, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) e Museu da Escola Catarinense (Mesc). Além da UFSC, tem o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae).

Mais informações sobre o evento na página abciber.org.br.

mar
17
seg
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 17@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
18
ter
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 18@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
19
qua
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 19@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
20
qui
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 20@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
21
sex
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 21@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

maio
7
qua
VIII Simpósio Anual de Farmacologia Experimental (SAFE)
maio 7@8:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 7 e 9 de maio, o VIII Simpósio Anual de Farmacologia Experimental (SAFE), que nesta edição será realizado em conjunto com o I Simpósio Sul de Pesquisa Translacional.

O evento acontecerá no Auditório Professor Milton Muniz, no Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC), das 8h às 18h, e será voltado a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da saúde e ciências biológicas. O simpósio contará com palestras de professores nacionais e internacionais, abrangendo diversas áreas do conhecimento em farmacologia e pesquisa translacional.

As inscrições estão abertas de 11 de março a 7 de maio e devem ser feitas pelo site. A participação no evento garante certificação de 20 horas. Os valores das inscrições variam conforme o público e o lote vigente. No primeiro lote, os valores são: R$ 50,00 para alunos da UFSC, R$ 60,00 para docentes e servidores, e R$ 70,00 para o público externo.

A programação completa, bem como outras informações, estão disponíveis no site do evento e também no Instagram da Farmacologia.

maio
8
qui
VIII Simpósio Anual de Farmacologia Experimental (SAFE)
maio 8@8:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 7 e 9 de maio, o VIII Simpósio Anual de Farmacologia Experimental (SAFE), que nesta edição será realizado em conjunto com o I Simpósio Sul de Pesquisa Translacional.

O evento acontecerá no Auditório Professor Milton Muniz, no Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC), das 8h às 18h, e será voltado a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da saúde e ciências biológicas. O simpósio contará com palestras de professores nacionais e internacionais, abrangendo diversas áreas do conhecimento em farmacologia e pesquisa translacional.

As inscrições estão abertas de 11 de março a 7 de maio e devem ser feitas pelo site. A participação no evento garante certificação de 20 horas. Os valores das inscrições variam conforme o público e o lote vigente. No primeiro lote, os valores são: R$ 50,00 para alunos da UFSC, R$ 60,00 para docentes e servidores, e R$ 70,00 para o público externo.

A programação completa, bem como outras informações, estão disponíveis no site do evento e também no Instagram da Farmacologia.