Calendário de Eventos UFSC

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

jul
11
qui
Lançamento de Livro: ‘O Animal Humano da Caixa de Pandora’
jul 11@17:30 – 19:00

O PET Biologia UFSC realizará o lançamento do livro “O Animal Humano da Caixa de Pandora” e a inauguração do Laboratório de Divulgação Científica na quinta-feira, 11 de julho, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). O lançamento da obra, de autoria do professor Paulo César Simões-Lopes ocorrerá no Auditório, e posteriormente, o evento será transferido para o prédio Fritz Muller, para a inauguração do Laboratório de Divulgação Cinetífica do Centro de Ciências Biológicas, na sala 201-A.

O novo Laboratório de Divulgação Científica tem o objetivo de incentivar a divulgação científica de outros laboratórios da Universidade, disponibilizando um espaço com câmeras, microfones, computadores e outros aparelhos eletrônicos para a elaboração de material de divulgação científica de quaisquer laboratórios que tiverem interesse em utilizá-lo, uma vez que tenham realizado o agendamento prévio.

Mais informações estão disponíveis no instagram @projetosporum.

ago
3
sáb
Relançamento: ‘As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786’
ago 3@10:00 – 12:00

Lançamento do livro sobre as fortalezasO livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, publicado pela Editora da UFSC, tem relançamento programado para o sábado, 3 de agosto,  na Livraria Desterrados, localizada na Rua Tiradentes, 204, no centro de Florianópolis. O evento ocorrerá das 10h às 12h. A primeira edição do livro foi publicada em setembro de 2011 e a segunda edição revisada aconteceu em julho de 2015.

O livro é de autoria dos arquitetos Roberto Tonera, servidor aposentado da Coordenadoria das Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

A publicação é baseada no manuscrito elaborado, em 1786, pelo engenheiro militar José Correia Rangel, um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul,  contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil. 

O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois autores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência. 

Para mais informações sobre o livro, acesse o link.

set
10
ter
Lançamento de livro: Guatemala, a Democracia e o Império
set 10@19:00

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.

A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.

Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.

Para mais informações, acesse o site do IELA.

set
12
qui
Debate: Nova Resolução para professores
set 12@14:00

O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.

O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.

Para participar não é necessário inscrição prévia.

Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.

Simpósio sobre Emergência Climática
set 12@14:00 – set 13@21:00

O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.

O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.

Mesa temática ‘O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios’
set 12@18:30 – 21:30

A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).

O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.

A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.

Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.

set
16
seg
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 16 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
17
ter
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 17 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
18
qua
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 18 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
19
qui
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 19 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
20
sex
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 20 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.

 

out
7
seg
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 7@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

Lançamento de livro sobre Instituto do Indigenato
out 7@12:45 – 14:00

O Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica promove na segunda-feira, 7 de outubro, o lançamento do livro O Instituto do Indigenato e Teoria Crítica: fundamento jurídico, territorialidade e processos de luta Guarani, publicado pela Apolodoro Virtual Edições. A obra é resultado da tese de doutorado da pesquisadora do Observatório de Justiça Ecológica Adriana Biller Aparicio, defendida no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a orientação da professora Leticia Albuquerque. O encontro é aberto à comunidade e será realizado das 12h45 às 14h, por meio da plataforma Zoom.

O livro aborda o fortalecimento do Instituto do Indigenato e a efetiva concretização dos direitos territoriais indígenas, essenciais para a justiça social e a preservação das culturas tradicionais. “A defesa desses direitos enfrenta desafios significativos, mas é crucial para assegurar que os povos indígenas possam manter e usufruir de seus territórios de maneira sustentável e em harmonia com sua visão de mundo. A função social do conhecimento em direitos humanos, nesse contexto, é transformar a teoria em práticas efetivas que protejam e promovam os direitos dos povos indígenas no Brasil”, traz o prefácio de autoria da professora Letícia.

> Faça o download da obra no site da editora

O livro está dividido em quatro capítulos. No primeiro, é apresentado o Instituto do Indigenato e a historicidade da categoria jurídica “terra indígena”. No segundo capítulo, a autora destaca a realidade sociojurídica das terras indígenas no Brasil, ressaltando a questão fundiária e, em particular, o caso Raposo Serra do Sol, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O capítulo seguinbte estabelece a ligação entre direito e antropologia, por meio da análise da territorialidade do povo Guarani. E, no capítulo final, a autora propõe a reinvenção do Instituto do Indigenato com base na teoria crítica dos direitos humanos e nos processos de luta do povo Guarani.

Mais informações na página justicaecologica.ufsc.br.

out
8
ter
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 8@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

out
9
qua
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 9@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

out
10
qui
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 10@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

out
11
sex
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 11@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

out
14
seg
Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.