Calendário de Eventos UFSC

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43. 

II Colóquio Leo Strauss
ago 13@9:30 – ago 15@18:00
II Colóquio Leo Strauss

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.

O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.

O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.

Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com

set
20
sex
HU-UFSC celebra 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia
set 20@17:00
HU-UFSC celebra 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia @ Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU-UFSC

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.

Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.

set
26
qui
Centenário da Declaração dos Direitos da Criança
set 26@13:45 – 18:00

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.

Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC).  As atividades começam às 13h45.

Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o  lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.

Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.

A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.

out
18
sex
Cerimônia de Aposentadoria
out 18@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomará as cerimônias de homenagens aos servidores técnicos e docentes aposentados, interrompidas desde a pandemia.

A Cerimônia de Aposentadoria para 333 servidores docentes e técnicos que se aposentaram em 2019 e 2020 ocorre no dia 18 de outubro, às 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Haverá a presença de autoridades e convidados dos aposentados.

“A expectativa da Prodegesp é de um reencontro entre a instituição e os aposentados, como forma de agradecimento aos serviços prestados e ressaltar que a UFSC pode estar presente nos desafios e belezas que esta nova fase proporcionará em suas vidas. A Prodegesp retoma as cerimônias, inspirada na gestão atual de reconhecimento e valorização de seus servidores que construíram e constroem nossa Universidade singular e plural em sua diversidade”, ressalta a pró-reitora Sandra Regina Carrieri de Souza. Sandra salienta que no primeiro semestre de 2025 será feita a cerimônia para os aposentados dos anos de 2021 e 2022, e no segundo semestre de 2025, está prevista a cerimônia para os aposentados dos anos de 2023 e 2024.

“Estamos preparando uma cerimônia alegre, com muito carinho. Os aposentados receberão um presente personalizado, além da participação do Coral Vozes da Ilha e apresentação de Dança. Serão momentos de integração entre a instituição e os seus aposentados”, convida.

A Cerimônia é organizada pela Prodegesp com a participação da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi).

nov
19
ter
Live: Desinformação e crise de confiança
nov 19@19:00 – 21:00

A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), programa de extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), transmite o segundo episódio do “CIDAD Convida”, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, comunicação, informação e educação. A live será transmitida pelo canal no YouTube do projeto na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 19h. Para assistir, acesse aqui.

O convidado desta edição é Rogério Christofoletti, professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentará o tema “Desinformação e Crise de Confiança”. O encontro terá a participação do jornalista Luís Ferrari, ex-secretário de Comunicação da UFSC e integrante do CIDAD, que discutirá sobre a relação entre a desinformação, os elementos de credibilidade jornalística e o contexto dos novos comunicadores e influenciadores do universo digital. Será fornecido certificado aos participantes e

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

nov
26
ter
Abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos: Viver com dignidade é um direito humano
nov 26@16:00 – 18:00

A abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre em 26 de novembro, às 16h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis (CFH/UFSC). O tema da edição é “Viver com dignidade é um direito humano”

Na cerimônia, haverá uma homenagem à montadora Cristina Amaral em uma exibição de curta-metragens que compõem a carreira da cineasta. A programação completa está disponível aqui.

A mostra ocorre em todo o país no mês de novembro. É uma realização dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Departamento de Jornalismo da UFSC.

Mais informações na página do evento.

mar
26
qua
Live do Programa de Monitoria da UFSC 2025
mar 26@17:00

A da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 26 de março, quarta-feira, às 17h, uma live sobre o Programa de Monitoria da UFSC 2025. Durante a transmissão, serão apresentados os principais aspectos do regulamento do programa, bem como informações sobre o Sistema Moni e suas funcionalidades para monitores(as) e supervisores(as).

A live será transmitida pelo canal do Programa de Monitoria no YouTube e poderá ser acessada por meio do link.

abr
4
sex
Cerimônia de homenagem a servidores aposentados
abr 4@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 4 de abril, a cerimônia anual de homenagem às servidoras e aos servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação aposentados da instituição. Neste ano, serão homenageados os aposentados dos anos de 2021 a 2024. A solenidade ocorre a partir das 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.

Por meio de uma programação que envolve arte, educação e cultura, a cerimônia de homenagem visa ao reconhecimento e valorização dos servidores que construíram e constroem a Universidade. De acordo com a Prodegesp, o evento é uma forma de “evidenciar a relevância dessas pessoas que viveram a UFSC, dedicando parte de suas vidas às atividades na instituição, o que fortalece o compromisso da gestão em reconhecer, valorizar e prestar essa justa homenagem”.

abr
16
qua
Live ‘Negacionismo e Ciência’, com Emilio Garcia
abr 16@19:00

Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão da Biblioetca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), transmite pelo canal do YouTube mais uma edicação do Cidad Convida, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, à comunicação, à informação e à educação.

O convidado da vez é Emilio Garcia, produtor de conteúdo do canal BlaBlaLogia e do podcast Os Três Elementos, biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor. Com o tema Negacionismo e Ciência, o encontro ainda conta com a participação da professora Suely Figueiredo, pesquisadora integrante do Cidad, e discutirá sobre o papel da divulgação científica nas redes e os fluxos de desinformação que afetam a ciência e a educação. Haverá certificados aos participantes.

Mais informações no perfil @confiabilidadeinformacional

abr
28
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
7
qua
Colóquio ‘Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações’
maio 7@8:00 – 12:00

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o colóquio Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo, em 7 de maio, quarta-feira, das 8h às 12h, no Auditório Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line até o dia de realização da atividade.

O evento busca aproximar estudantes, professores e profissionais nas discussões acerca de avanços e iniciativas em transição energética. “A busca por manter a produção de petróleo e gás em condições offshore cada vez mais exigentes, assim como a busca pela produção de energias limpas em ambientes semelhantes, representam enormes desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) atuais”, afirmam os organizadores.

Programação:

  • O que o Brasil pode aprender com o Japão, líder em eólica offshore? – Prof. Dr. Rodolfo Gonçalves (Universidade de Tóquio);
  •  Colheita de Energia de Vibrações Induzidas por Vórtices em Cilindros Flexíveis com Rigidez Ortotrópica – Prof. Dr. Celso Pupo Pesce (Universidade de São Paulo – USP);
  •  Ciência, Tecnologia e Inovação em Foco com a FEESC – João Hélio Martins e Tatiana Shigunov (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC);
  •  Dutos Flexíveis e Umbilicais Submarinos – Eng. Naval Fábio Pompeo da Silva Mineiro (Petrobras).

Para mais informações, entre em contato com o e-mail comunicacao.jve@contato.ufsc.br.

 

maio
12
seg
Live: O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes
maio 12@20:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio dos projetos de extensão Profissão, Carreiras & Projetos de Vida (LIOP), UFSC sem Fronteiras e a instituição beneficente Círculos de Hospitalidade promovem, nesta segunda-feira, 12 de maio, às 20h a live “O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes”, via YouTube.

>> clique aqui para assistir à live

A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à informação sobre o edital de Processo Seletivo da UFSC voltado para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário. A roda de conversa será informativa e incluirá uma visita virtual guiada pelos centros com estudantes internacionais ingressantes.

Além de abordar o processo seletivo exclusivo para refugiados, a live trará informações sobre a revalidação de diplomas estrangeiros e documentação e acesso às universidades públicas, além de programas de apoio à políticas institucionais. São parceiros da iniciativa a Rede Migra, e Caritas Brasileira Regional SC.

maio
14
qua
Cidad Convida: Teorias da Conspiração em Rede
maio 14@19:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad) da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) transmite a live Teorias da Conspiração em Rede na quarta-feira, 14 de maio, às 19h. A transmissão ocorre no canal no YouTube do projeto e faz parte da série Cidad Convida, que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, comunicação, informação e educação.

Terra plana, Reptilianos, Nova Ordem Mundial, Solução Mineral Milagrosa…. O que essas e outras teorias têm em comum e como elas se articulam em comunidades nas redes? Para discutir sobre o tema, o convidado é Ergon Cugler, atualmente vinculado à Universitat de Barcelona na área de Ciência de Dados, com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sobre desinformação e políticas públicas, conta com mais de 500 produções, incluindo artigos científicos, ensaios e palestras no Brasil e no exterior.

O encontro ainda conta com a participação de José Claudio Matos, professor da Udesc e um dos coordenadores do Cidad, e discutirá sobre o atual cenário das teorias de conspiração que circulam no contexto brasileiro e latino-americano.

Os participantes terão direito a certificado.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
26
seg
Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho’
maio 26@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG.  O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.

A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.

O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.

As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.

Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

 

ago
19
ter
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 19 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
20
qua
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 20 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.

 

ago
21
qui
2° Colóquio Internacional ‘O Brasil Fora de Si’
ago 21 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 19 e 22 de agosto, o 2° Colóquio Internacional O Brasil Fora de Si. O evento é espaço para fomentar reflexões críticas sobre formas, circulação, tradução, políticas de divulgação, ensino de literatura e do pensamento brasileiro em trânsito. O objetivo é aprofundar discussões sobre acolhimento de falantes de outras línguas e pessoas em situação de refúgio, representação de estrangeiros pelas culturas lusófonas e políticas públicas de internacionalização.

O colóquio terá atividades presenciais abertas ao público, com inscrição prévia. Haverá conferências e mesas de debates, sessões de apresentação de comunicações, minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento, tradução e ensino de língua portuguesa e literatura brasileira na educação básica, mostra cultural com sarau, poesia digital e exposição de artistas visuais a partir do tema das migrações.

Já estão confirmados nomes como Godofredo de Oliveira Neto, Ieda Magri e Regina Dalcastagnè, e os convidados internacionais Gisèle Sapiro, Pedro Meira Monteiro e Leonardo Tonus.

A realização do Colóquio é do Grupo de Estudos Percursos e funcionamentos das produções literárias e culturais contemporâneas (PERFLICT-UFSC), Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL-UFSC), Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit-UFSC), Programa de Pós-graduação em Tradução (PGET-UFSC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP-UFSC) e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEPG).

Inscrições

As inscrições para assistir às atividades do Colóquio estão abertas até 18 de agosto. Haverá, diante de frequência mínima de 70%, certificado de participação.

Também estão abertas, até 20 de junho, as inscrições para apresentação de comunicações nas sessões temáticas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e docentes de instituições nacionais e internacionais. As inscrições devem ser feitas aqui.

As comunicações deverão dialogar com as seguintes sessões temáticas: trânsitos de literaturas, culturas, ideias brasileiras no exterior; ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas como língua adicional; migrações em diálogos com literatura e outras produções culturais; literaturas brasileiras ex-cêntricas; e migrações e deslocamentos humanos em Santa Catarina na contemporaneidade.

Já para os minicursos voltados a profissionais das áreas de ensino de português como língua de acolhimento e de literaturas brasileiras na educação básica, as inscrições serão abertas em breve.

Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site do evento.