O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH), promove o evento Maio África, de 8 a 29 de maio, com atividades presenciais na UFSC e por meio de transmissão online no canal do YouTube.
Os encontros contam com a Oficina de Leitura, Seminário Kadila Afrodiásporas, estudos de linguagem e debates envolvendo os estudos africanos e das diásporas. Não é necessário fazer inscrição.
O instituto tem suas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. Articula-se com redes locais, nacionais e internacionais e com instituições e associações acadêmicas e da sociedade civil. Além disso, busca estar comprometido com sociedade democrática, baseada no respeito à diversidade e à pluralidade.
O evento é abertos para toda a comunidade. Mais informações no site ou no Instagram .

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 7 de junho, o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação. As atividades serão realizadas no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, das 8h às 18h.
O seminário é voltado para estudantes do ensino superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 40h de participação.
A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, exposição de pôsteres, oficinas, sessão de lançamentos e autógrafos. Nas atividades, estarão presentes pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário. O objetivo do evento é congregar professores de educação básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – LITERALISE (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.
Mais informações no site do LITERALISE, no Facebook e no Instagram

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.
A palestra será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).
Para assistir à palestra, acesse aqui.
Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O Núcleo de Estudos Literários & Culturais da Universidade Federal de Santa Catarina (Nelic/UFSC) promove o seminário Guimarães Rosa: veredas & derivas, de 24 a 27 de junho, das 10h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e público em geral. As inscrições para ouvintes já estão abertas e devem ser feitas preferencialmente pela plataforma online até o final do evento. Participantes externos à comunidade acadêmica da UFSC devem realizar sua inscrição no local do evento.
O evento é gratuito e a participação dá direito a certificado. É resultado do ciclo de encontros dedicados à leitura e estudo das obras de João Guimarães Rosa, realizados ao longo de 2023. Sua proposta é promover a discussão dos textos de Guimarães, fomentar a pesquisa em torno de sua obra e pensar a permanência de seu legado no panorama literário e cultural brasileiro do século XXI.
O espaço no qual se compõe este trabalho tem sua gênese nos colóquios Poesia, Memória e Arquivo I e II (2017 e 2018) e Cabral, Clarice, Coincidências (2021) – constituídos, respectivamente, a partir dos estudos acerca das produções de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector.
As inscrições para comunicação estarão abertas até 27 de abril. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: nelic@contato.ufsc.br contendo nome completo, e-mail, vínculo institucional, título do trabalho, resumo e palavras-chave.
Mais informações no site do Nelic ou pelo Instagram.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, promove o seminário Desafios Contemporâneos da Educação no Brasil no dia 22 de julho às 9h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura Eventos, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário.
A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O evento faz parte do Festival Palco Giratório, que traz à capital 17 espetáculos do circuito de artes nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Na UFSC, a realização do evento tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.
A apresentação será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A entrada é gratuita com ingresso social na doação de itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) promove, no dia 26 de agosto, segunda-feira, às 14h, no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), um seminário de abertura das atividades do semestre 2024.2 com a palestra “Algorithmic Institutionalism”, a ser proferida pelo professor Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política da UFMG.
Fabrino irá apresentar seu novo livro, escrito em parceria com Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, intitulado Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life. Publicado pela Oxford University Press em 2023, o livro está no prelo e é vencedor do Prêmio Vitor Nunes Leal de melhor livro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) em 2024.
O capítulo 6 do livro está disponível às interessadas e aos interessados através do QR Code na imagem, ou pelo link.
No mesmo dia, às 9h30, Fabrino fará a aula “Desafios contemporâneos da comunicação política”, abrindo o semestre do PPGJor. Saiba mais aqui.
Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).
Além da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), organizou Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.
Mais informações:
Site do PPGSP
E-mail: ppgsp.ufsc@gmail.com

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia nesta quarta-feira, 28 de agosto, a 12ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (Siem). Cerca de 1.200 estudantes secundaristas se reunirão para uma simulação da Assembleia Geral da ONU. O evento ocorre das 8h às 18h e contará com algumas sessões paralelas ao longo do dia, como a Sessão da União Africana, a Sessão do Conselho de Segurança e a Sessão da União Europeia. As inscrições para escolas já estão encerradas, mas o evento é aberto a visitantes.
O Siem visa proporcionar uma oportunidade única para estudantes do Ensino Médio vivenciarem uma experiência acadêmica avançada, enquanto aprofundam a sua compreensão do cenário internacional da atualidade. Cada escola ou delegação representa um país e deve defender os interesses de seu país na assembleia. O trabalho com os adolescentes é feito ao longo de um semestre inteiro, e proporciona aprendizados em áreas diversas, como geografia, oratória e diplomacia. A preparação do evento também envolve alunos, técnicos administrativos e professores do curso de Relações Internacionais da UFSC.
No vídeo abaixo, o coordenador-geral do evento, o técnico administrativo do Centro Centro Socioeconômico (CSE) Filipe Dias, explica como funciona a atividade:
Mais informações no site do XII Siem, no Instagram e no Facebook.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.

O Seminário “Dano Ambiental e Justiça Ecológica no Antropoceno” ocorre no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 9h às 12h. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC), com a participação de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFSC) e convidados.
O evento ocorre na Sala dos Conselhos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC), localizada no 4º andar do Bloco F (sala 405). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação.
O objetivo do evento é divulgar e promover discussões em torno dos estudos realizados por investigadores do grupo de pesquisa, além de promover a internacionalização do PPGD, considerando sua inserção no âmbito do Projeto Speak4Nature: approaches on ecological justice, apoiado pelo HORIZON-MSCA-SE-2021, do Marie Skłodowska-Curie Actions. Busca-se aproximar alunos e pesquisadores das questões práticas pertinentes à aplicação da Justiça Ecológica, bem como o intercâmbio de conhecimentos com a perspectiva Brasil-Itália.
Programação:
Coordenação Geral: Prof. José Rubens Morato Leite
Mediação: Profa. Dra. Silvia Regina Siqueira Loureiro.
Mesa 1: Dano Ambiental – aspectos civis (9:15- 9:45)
Prof. Dr. José Rubens Morato Leite – Dano Ambiental na Sociedade de Risco
Profa. Dra. Carolina M. Bahia – Nexo de causalidade nos desastres ambientais.
Mesa 2 – Dano Ambiental – aspectos criminais (9:45- 10:15)
Prof. Riccardo Battistoni – O caso Eternit na Itália: entre a saúde pública e a proteção do ambiente
Prof. Luiz Fernando R. Borges – Danos sociais, agronegócio e o lobby corporativo da indústria química no Brasil: análise sob as lentes da Criminologia Verde e dos Crimes dos Poderosos
Mesa 3 – O Dano Ambiental e a Justiça Ecológica (10:15- 10:45)
Profa. Dra. Melissa Ely Melo – O dever jurídico de preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais.
Profa. Dra. Tônia A. H. Dutra – Implicações da concepção de Justiça Ecológica na abordagem do dano ambiental
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações no Instagram do Grupo de Pesquisa
O Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Socioeconômico do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências de Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (NEATES/UFSC), promove o seminário Desafios Contemporâneos do Direito em Transformação, que ocorrerá entre 5 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, em formato híbrido.
De acordo com os organizadores, o evento também conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (PPCJ/UNIVALI) e representa uma importante oportunidade para fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre as instituições, promovendo um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias sobre temas jurídicos contemporâneos.
As inscrições estão abertas desde 22 de julho e se estenderão até 2 de setembro. Além disso, são gratuitas e devem ser realizadas pelo site.
Aos participantes, será disponibilizado uma certificado de 16 horas.
Mais informações através do e-mail: mostradoseminarioufscunivali@gmail.com.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.
Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), em parceria com Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Confúcio (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove o evento Seminário Desafios e Potencialidades na Cooperação Acadêmica Brasil-China. A atividade ocorre de 9 a 10 de setembro, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, até o dia do evento. Os participantes têm direito a um certificado.
O seminário tem como objetivo celebrar os 50 anos de relacionamento Brasil-China, além de discutir os desafios e as potencialidades da cooperação acadêmica entre os países, com um foco especial na parceria entre a UFSC e as instituições chinesas.
A programação inclui mesas de debate, apresentações culturais e uma aula pública de mandarim.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site.
O Departamento de Serviço Social (DSS) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) promovem no dia 9 de setembro o Seminário Supervisão e estágio em serviço social: a experiência da UFSC e da Universidade Católica de Angola (UCAN), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 18h30.
O evento contará com a palestra do professor Amor António Monteiro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UCAN, que será mediada pelo professor Hélder Boska de Moraes Sarmento. O Seminário acontece como uma das atividades do docente da UCAN enquanto visita o PPGSS/UFSC. A iniciativa foi viabilizada a partir da aprovação no edital de seleção de candidatos às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita será de 2 a 20 de setembro, tendo como professora anfitriã Tânia Regina Krüger.
O evento é gratuito e tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social, mas é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição. O Seminário dá direito a certificado que deve ser solicitado.
Mais informações no site ou no Instagram da Coordenadoria de Estágios do DSS.

Estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de conhecer a infraestrutura e obter informações de 110 graduações presenciais e seis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição da Feira de Cursos, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
Essa será a segunda edição do evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O objetivo da inscrição antecipada é planejar a logística para o desenvolvimento da programação. A 2ª Feira de Cursos da UFSC também será realizada nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As datas e a programação estão em fase de definição e serão disponibilizadas no site do evento.
Como chegar ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Visitas guiadas a laboratórios e informações de intercâmbio
Nos estandes montados, os estudantes conhecerão detalhes das graduações, como disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico e orientação para estágios e intercâmbios.
Haverá ainda visitas guiadas a laboratórios, palestras sobre as graduações, atividades culturais e orientação vocacional para ajudar na escolha do curso superior. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da Universidade. A programação completa do evento pode ser consultada no site feiradecursos.ufsc.br. Para esclarecimento de dúvidas, os organizadores disponibilizaram o e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br.
A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.
O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.
Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.
De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.
Confira a programação:
Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.
Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.
Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.
A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.
O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.
Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.
De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.
Confira a programação:
Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.
Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.
Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.
O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.
O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.
A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.
O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.
Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.
De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.
Confira a programação:
Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.
Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.
Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.
O Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove os eventos 20 anos do PPGC da UFSC e 6° UFSC International Accounting Research Conference entre os dias 16 e 20 setembro, no Campus Trindade da UFSC. Os eventos acontecem de forma concomitante.
A comemoração dos 20 anos do PPGC da UFSC contará com a presença de palestrantes convidados. A programação inclui palestras, discussões com grupos de pesquisa e minicurso. Os eventos são gratuitos e destinados a docentes e estudantes da pós-graduação em Contabilidade.
Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página de eventos do PPGC da UFSC.