Calendário de Eventos UFSC

set
25
qua
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC
set 25@8:00 – 17:00
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC @ Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC)

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.

A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.

Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

out
10
qui
Visita técnica para docentes – FIESC e C-Pack
out 10@7:30 – 14:00
Visita técnica para docentes - FIESC e C-Pack @ Saída do estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE)

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove uma visita técnica exclusiva para docentes às sedes do C-Pack Creative Packaging, empresa de fabricação de embalagens plásticas com foco em soluções para os setores farmacêutico e cosmético, e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O objetivo da visita é estreitar as relações entre a universidade e a indústria catarinense. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 10 de outubro. O ponto de encontro para a saída da UFSC é o estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 7h30, com retorno previsto para as 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

Fórum do Grupo de Estudos em Lean
out 10@8:00 – 18:30

A oitava edição do Kaigi Lean ocorrerá no dia 10 de outubro, das 8h às 18h30, na Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo), em São José. Kaigi Lean é um fórum de discussão em Lean realizado pelo Grupo de Estudos em Lean (GLean), uma entidade do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (DEPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

O evento reunirá diversos palestrantes e terá como propósito fomentar o debate sobre a melhoria contínua em empresas e indústrias da região. Na edição desse ano, as palestras serão ministradas por representantes da Bosch, Mercedes-Benz, Lean Institute Brasil, Embraer e WEG.

O fórum tem como público-alvo estudantes, professores e profissionais de empresas da região. Para participar, é necessário realizar a inscrição através do site até o dia 4 de outubro.

Mais informações no site ou no Instagram do evento.

nov
8
sex
Espetáculo: Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes)
nov 8@12:00

O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a peça Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes). O espetáculo acontecerá em 8 de novembro, às 12h, no Teatro Carmen Fossari, como parte da programação da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, com classificação indicativa livre. Não é necessário retirar ingressos previamente.

Sobre o Espetáculo

Humano, Muito Humano (Sociedade dos Infelizes) leva o público a uma reflexão satírica sobre os rumos da sociedade e o impacto das normas que restringem a expressão da felicidade. A peça acompanha a vida de Chris, um jovem que vive em uma sociedade distópica onde a manifestação de emoções como amor, alegria e solidariedade é proibida por decreto governamental. Em um cenário onde a humanidade se transforma em uma massa obediente e apática, Chris se vê dividido entre seguir as regras ou explorar a liberdade emocional que há muito tempo foi perdida.

A peça conta com momentos de flashbacks e diálogos cômicos e provocativos que “envolvem o público em uma crítica social sobre o impacto de um mundo robotizado e desumanizado. Com toques de poesia e lirismo, o espetáculo intensifica a ideia de um mundo emque o afeto é proibido, desafiando a audiência a refletir sobre a fragilidade da liberdade emocional na sociedade contemporânea”.

nov
26
ter
Fórum: Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje
nov 26@19:30 – nov 28@21:00

A primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje” ocorre de 26 a 28 de novembro (terça, quarta e quinta-feira), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas e uma apresentação do espetáculo “Amor, Negro Amor”. Todas as atividades são gratuitas.

Promovido pele coletivo Ação Zumbi, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Programação:

Terça-feira| 26/11
19h30 – Abertura
20h30 – Palestra 1 – Teatro Negro de Ontem: Compreendendo as Trajetórias de Quem Veio Antes
Ministrante: Julianna Rosa.
Descrição: Como o teatro negro de Abdias do Nascimento contribuiu para a criação e continuidade de coletivos negros contemporâneos? Quais as mudanças, quais as descontinuidades? E como seria refletir tudo isso em um território específico, com suas tensões raciais e também resistências negras, como é o caso do estado catarinense? Esses serão os eixos da palestra, tendo como território o estado catarinense e a formação de coletivos negros locais.

Quarta-feira | 27/11 
9h – 12h: Oficina 1 – SLAM: Oralidade e Resistência
Ministrante: Professor Luan Renato Telles
Descrição: Esta primeira parte da oficina aborda o SLAM (competições de poesia falada) como ferramenta de resistência e expressão da luta negra. Fundamentos e regras do “Slam Poetry” serão introduzidos, incentivando a criação e a apresentação de poemas que reflitam sobre as experiências, desafios e conquistas da comunidade afro-brasileira.

14h-17h: Oficina 2 – Teatro e Voz: “O corpo africano em seus movimentos vocais e corporais expressa sua ancestralidade”
Ministrante: Preparador vocal Estevão Javela
Descrição: Nesta oficina, será dinamizada a partir de jogos africanos de teatro e voz.
A oficina “O corpo africano em seus movimentos vocais e corporais expressa sua ancestralidade” propõe abordar as diversas tradições e expressões artísticas africanas que estão intrinsecamente ligadas à ancestralidade do continente. Os movimentos vocais e corporais típicos da cultura africana possuem raízes profundas nas crenças, mitos e rituais das comunidades, repetindo a conexão direta com os antepassados.

19h30-20h30: Palestra – “Corpo e Memória afrodiaspórica em processos artísticos cênicos”, com a professora Adriana Santos
A fala levanta reflexões sobre oralidade, escrita, memórias e afrogradas em corpos afro-diaspóricos. Apoiada nos pensamentos de Hambaté Bâ e Leda Maria Martins, a palestra discorre sobre as substâncias materiais e imateriais que atravessaram o Atlântico em nossos corpos e que transbordam em nossas criações artísticas.

Quinta-feira | 28/11
19h30 – Espetáculo “Amor, Negro Amor”
Local: Auditório Garapuvu
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min

O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.

As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.

Coletivo Ação Zumbi

O Coletivo Ação Zumbi nasceu em novembro de 2003, em Florianópolis – SC, fruto do anseio de suas idealizadoras e fundadoras Lelette Coutto, Marga Vieira e Fernanda Rosa, com o propósito principal de fomentar e incentivar iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a visibilidade artística/cultural da cultura negra. Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, cinema, dança, vídeo, entre outras, que incluem a montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos. Suas ações sempre denotaram o objetivo da inclusão social, o desenvolvimento sócio educativo, através da capacitação de jovens e da revelação de talentos trazidos de comunidades periféricas. O Ação Zumbi sempre lutou para a manutenção de seu espaço cultural para uso, sobretudo, da população negra, a fim de popularizar as modalidades artísticas próprias desta cultura.

mar
17
seg
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 17@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
18
ter
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 18@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
19
qua
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 19@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
20
qui
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 20@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
21
sex
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 21@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

maio
30
sex
IV Jornada Acadêmica de Toxicologia
maio 30@13:00 – 18:30

A Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica da Universidade Federal de Santa Catarina (LiATox/UFSC) promove, no dia 30 de maio, das 13h às 18h30, a IV Jornada Acadêmica de Toxicologia, que será realizada no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC), no campus Florianópolis. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 29 de maio, pelo formulário on-line.

Os valores de inscrição são: estudantes de graduação – R$ 15,00; estudantes de pós-graduação – R$ 20,00; profissionais e/ou público externo – R$ 30,00. Os participantes terão direito a certificado de 6 horas complementares.

A programação conta com palestras e uma mesa-redonda:

13h00 às 13h30: Credenciamento e Cerimônia de Abertura;

13h30 às 14h30: Palestra: Biotoxinas Marinhas em foco: da contaminação de ostras e mexilhões às doenças de Haff e Ciguatera;

14h30 às 15h30: Palestra: Biomarcadores Bioquímicos de Contaminação Aquática: ferramentas para o monitoramento ambiental;

15h30 às 16h00: Coffee Break;

16h00 às 17h00: Palestra: Toxicologia Forense na Prática: o dia a dia de um Perito na Polícia Científica;

17h00 às 18h30: Mesa-redonda: Intoxicação por Arsênio: da exposição ao tratamento.

Mais informações no Instagram da LiATox.

jul
1
ter
Teatro ‘A sesta da terça-feira’
jul 1@21:00 – 22:00

A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta nesta terça-feira, 8 de julho, às 21h, a peça teatral A sesta da terça-feira no Teatro Carmen Fossari. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação.

Sinopse

Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira convida a um exercício ético do pensar a ação humana.

Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.

Ficha Técnica

Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha;
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini;
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria;
Duração aproximada: 45 minutos.

Serviço

O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira;
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h;
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC;
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca;
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo.

jul
10
qui
Performance: ‘La Phénix’
jul 10@15:00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.

A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.

Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.