Calendário de Eventos UFSC

ago
9
sex
Aula aberta: Mulheres, Revolução e Música pop no Caribe
ago 9@10:30

O Laboratório de Ensino de história do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHCA/UFSC) promove, no dia 9 de agosto, às 10h30, a aula aberta Mulheres, revolução e música pop no Caribe, no auditório do Colégio, sendo ministrada pelo professor Igor Lemos Moreira. O evento é aberto para toda comunidade UFSC e pessoas da comunidade externa. As inscrições serão realizadas através de QR-Code disponibilizado na entrada. Os participantes têm o direito a certificado de 2 horas complementares.

A aula irá explorar as diferentes formas como trajetórias de mulheres cubanas exiladas produziram representações, pertencimentos e narrativas sobre o Caribe e suas experiências de deslocamento na indústria da cultura e na cultura pop. A partir da trajetória de artistas como Gloria Estefan e Camila Cabello, a aula abordará dimensões como exílio, identidade, comunidade emocional e nostalgia a partir das experiências do Caribe Hemisférico.

ago
15
qui
Mitos e verdades sobre alimentação na gestação
ago 15@19:30

O projeto de extensão Nutrimães, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a aula intitulada Aulão sobre mitos e verdades sobre alimentação e nutrição na gestação, no dia 15 de agosto, às 19h30, pelo Google Meet. Para participar da aula é necessário realizar a inscrição até 14 de agosto, através do formulário. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.

A aula, em celebração ao Dia da Gestante, abordará as dúvidas mais comuns sobre alimentação na gravidez, como por exemplo: Gestante pode beber café? Pode comer sushi? E o adoçante, pode ser utilizado para controlar o ganho de peso?

A equipe do projeto Nutrimães, coordenada pela professora Ana Paula Gines Geraldo e composta por alunas do curso de graduação em nutrição da UFSC, irá conduzir todo o conteúdo para que as gestantes tenham informações de qualidade, baseadas em evidências científicas, para fazer escolhas alimentares saudáveis e promover a saúde da mãe e do bebê.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

ago
17
sáb
Musical: ‘Leci Brandão – Na palma da mão’
ago 17@20:00

Cena do espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, Grupo Lapilar. Foto: Alberto Mauricio/Divulgação

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Leci Brandão – Na palma da mão, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção. O evento faz parte do Festival Palco Giratório, que traz à capital 17 espetáculos do circuito de artes nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Na UFSC, a realização do evento tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

O espetáculo conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, e, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci e um de seus grandes aliados nessa trajetória Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como Isso é fundo de quintal e Zé do Caroço.

A apresentação será no sábado, dia 17 de agosto, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, com classificação indicativa para maiores de 14 anos. A entrada é gratuita com ingresso social na doação de itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no local da apresentação.

 

ago
29
qui
Dia Nacional de Combate ao Fumo
ago 29@8:30 – 12:00
Dia Nacional de Combate ao Fumo @ Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.

Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.

A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.

Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.

ago
30
sex
Espetáculo ‘Espalhar a pólvora para colher o fogo’
ago 30@19:00 – 21:00

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco do espetáculo Espalhar a pólvora para colher o fogo, seguido de bate-papo com a atriz Monica Siedler, nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 19h. A apresentação, com entrada gratuita, é uma atividade de extensão do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), organizada pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NÓS/CED/UFSC) e pelo Projeto Sintoma. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A performance é o terceiro capítulo do Projeto Sintoma, que realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade e mentira, narcisismo e trauma. Dentro da ação cênica atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, abre-se para a crítica à cultura e a comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.

Mais informações no site do Projeto Sintoma ou pelo Instagram.

set
20
sex
Mostra: Um Cinema Preto Maranhense
set 20@15:00

O instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mostra Um Cinema Preto Maranhense, no dia 20 de setembro, às 15h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A mostra conta com a presença do diretor Isidoro Cruz, que é cineasta, acadêmico, e estudou cinema em Cuba. Os participantes têm direito a certificado de duas horas.

Durante a mostra, serão apresentados os seguintes filmes:

Confinados: durante a pandemia, os personagens falam de seus quotidianos;
Perro Caliente: filmado em Cuba, este filme mistura música com política;
Tulhas à mesa: uma manifestação afromaranhense e sua resistência cultural.

A mostra contou com o apoio do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Associação dos Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e do Movimento Negro Unificado (MNU). 

Para mais informações sobre o instituto, acesse o site ou o Instagram.

set
23
seg
Semana da Árvore UFSC 2024
set 23@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
24
ter
Semana da Árvore UFSC 2024
set 24@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
25
qua
Katarina Kartonera: 16 anos
set 25@8:00 – 22:00
Katarina Kartonera: 16 anos @ Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.

O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.

Para mais informações, acesse o site da editora.

Semana da Árvore UFSC 2024
set 25@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

set
26
qui
Semana da Árvore UFSC 2024
set 26@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
27
sex
Semana da Árvore UFSC 2024
set 27@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

out
2
qua
Peça teatral ‘A dor da gente não sai no jornal!!!’
out 2@12:30 – 13:30

A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!!, sobre a vida do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, será apresentada nesta quarta-feira, 2 de outubro, data em que se completa sete anos do falecimento de Cancellier. A apresentação ocorre na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, às 12h30. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, será transferida para o hall da Reitoria.

Sobre a apresentação

No dia 2 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino a distância. Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais, e, sem julgamento, foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia.

A peça teatral A dor da gente não sai no jornal!!! foi o único projeto aprovado na Região Sul do Brasil pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro. Com duração de 52 minutos, será apresentada em oito cidades, sendo cinco capitais, com 20 apresentações no total. A narrativa discorre sobre a vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi condenado antes de ser ouvido. Cancellier não resistiu e decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023.

Serviço

O quê: peça teatral – A dor da gente não sai no jornal!!!
Quando: 2 de outubro | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I | Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a apresentação será realizada no hall da Reitoria da UFSC.
Informações: lamarcadasartes@gmail.com

Texto: divulgação SeCArtE, com informações de Ale Riquelme e Beto Chaves – Lamarca das Artes

Aula magna de Geografia: Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil
out 2@19:00

O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.

Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.

out
7
seg
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 7 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

out
8
ter
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 8 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

out
9
qua
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 9 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

out
10
qui
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 10 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

out
11
sex
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 11 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.