Calendário de Eventos UFSC

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43. 

II Colóquio Leo Strauss
ago 13@9:30 – ago 15@18:00
II Colóquio Leo Strauss

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.

O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.

O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.

Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com

set
11
qua
Recepção aos estudantes durante o Projeto 12:30
set 11@12:00 – 12:30

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).

O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.

Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.

Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.

Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 11@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
18
qua
Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 18@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
23
seg
Semana da Árvore UFSC 2024
set 23@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
24
ter
Semana da Árvore UFSC 2024
set 24@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
25
qua
Semana da Árvore UFSC 2024
set 25@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
26
qui
Semana da Árvore UFSC 2024
set 26@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
27
sex
Semana da Árvore UFSC 2024
set 27@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

out
10
qui
Visita técnica para docentes – FIESC e C-Pack
out 10@7:30 – 14:00
Visita técnica para docentes - FIESC e C-Pack @ Saída do estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE)

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove uma visita técnica exclusiva para docentes às sedes do C-Pack Creative Packaging, empresa de fabricação de embalagens plásticas com foco em soluções para os setores farmacêutico e cosmético, e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O objetivo da visita é estreitar as relações entre a universidade e a indústria catarinense. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 10 de outubro. O ponto de encontro para a saída da UFSC é o estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 7h30, com retorno previsto para as 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

out
17
qui
Oficina IFSC Coqueiros-Luz
out 17@9:00

A primeira Oficina IFSC Coqueiros-Luz vai ocorrer amanhã, 17 de outubro, a partir das 9h, na orla próxima ao IFSC Continente. A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros). O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.

A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC. O objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica invasora da orla, com vistas a recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque CoqueirosLuz.

Para participar, é necessário se inscrever individualmente em cada atividade através dos formulários disponíveis na página do IFSC. As vagas são limitadas.

Mais informações no Instagram do Projeto Campus-Parque-Cidade.

Programação:

9h às 12h – Oficina Manejo vegetal

Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas

Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

 

9h30 às 12h – Oficina Bioconstrução

Coleta de lixo para construção de escultura

Coordenador: Juan Mandala

 

19h às 21h – Diálogo Apresentação do projeto Coqueiros-luz: Reimaginando a orla 

Coordenador: professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

nov
11
seg
Batalha de Rima: Edição Conhecimento
nov 11@17:00

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.

Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.

Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.

Mais informações no perfil @batalhadoconviva.

nov
27
qua
Prêmio Inova UFSC
nov 27@13:30

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) promove a  a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC no dia 27 de novembro, às 13h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições para acompanhar e prestigiar o evento são gratuitas, vão até domingo, 10 de novembro, e podem ser realizadas pelo Sympla.

A premiação busca valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos. O prêmio se divide em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Conheça os finalistas.

Para a diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, o prêmio reforça o compromisso da Universidade com a comunidade e também valoriza todo o potencial dos pesquisadores. “Queremos dar luz ao que vem sendo feito e como a pesquisa, a criatividade, a inovação e a tecnologia são motores de transformação para a sociedade”, destaca.

Mais informações na página da Sinova.

 

dez
11
qua
Final do Startup Mentoring 2024-2
dez 11@15:00
Final do Startup Mentoring 2024-2 @ Sapiens Parque

A Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Final do Programa Sinova UFSC Startup Mentoring 2024/2 na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Sapiens Parque – Parque de Inovação de Florianópolis, no bairro Canasvieiras.

O evento reunirá finalistas do programa, mentores, jurados, e toda a comunidade interessada em inovação e empreendedorismo. Na ocasião, os participantes terão a chance de apresentar suas ideias de negócio e concorrer ao reconhecimento por seus esforços, criatividade e impacto no ecossistema empreendedor.

Além da apresentação dos projetos finalistas desenvolvidos ao longo do programa, haverá oportunidade de networking com especialistas e empreendedores e premiação para os melhores projetos. O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e empreendedores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário.

Mais informações no site da Sinova.

mar
15
sáb
Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos
mar 15@8:00 – 16:00

O Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Micolab/UFSC), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Restaurante Porongo e do Treelos Cogu & Cia. e Fermentaria, promove o evento Rick Foray: Micotrilha na Ilha e busca de cogumelos. O evento ocorrerá em 15 de março, sábado, com início às 8h no Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri. A inscrição tem valor de R$ 40,00 e pode ser realizada até 10 de março. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se enviarem documento da PRAE.

A manhã é reservada para as pessoas que fizerem inscrição e desejam fazer a trilha para observação e busca de fungos. A partir das 13h30, o evento é aberto e ocorre a exposição de cogumelos coletados durante a manhã. Às 14h, haverá uma palestra sobre cogumelos comestíveis e fungos com a professora Maria Alice Neves e uma ‘cogustação’ com petiscos elaborados pela chef Hannah Fontel do Restaurante Porongo. Serão discutidos aspectos da Funga da Ilha de Santa Catarina e aspectos importantes sobre a conservação de fungos e dos ambientes onde eles crescem, com espaço para perguntas e trocas de informações entre as pessoas participantes.

A participação dá direito a certificado de oito horas de atividade científico-cultural. Inscrições e mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do Micolab.

mar
26
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
mar 26@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, todas as quartas-feiras do semestre letivo, a partir do dia 26 de março, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio.

A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

mar
28
sex
Cine Paredão apresenta o filme ‘Um Lance no Escuro’
mar 28@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, o Cine Paredão apresenta o filme Um Lance no Escuro (Night Moves), de Arthur Penn. O evento faz parte da mostra Gene Hackman, In Memorian. A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é gratuito, aberto para a comunidade.

O filme conta a história de Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles e é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo. Com duração de 1h40, o filme tem classificação para maiores de 16 anos.

Mais informações no Instagram @cineparedao.

abr
2
qua
Observação Solar na Praça da Cidadania
abr 2@11:30 – 12:30

O Sol e suas manchas vistos através de um telescópio.

O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, às quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 11h30 às 12h30.

Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail