O Projeto Cine Ata-me do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Santa Catarina (NOS/UFSC) promove a exibição do documentário “Aqui en la frontera” nesta sexta-feira, 28 de junho, às 19h, no auditório do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita, com limite máximo de 45 pessoas na plateia. A tolerância de atraso após o início da sessão é de até 15 minutos. Os participantes têm direito a certificado de 4 horas.
O evento é uma edição especial em parceria com o Programa Bem Viver do Ministério Público Federal, ONU Migração (OIM) e a Círculos de Hospitalidade, em celebração à Semana Nacional do Migrante e Refugiado, de 19 a 23 de junho.
Sobre o documentário
Filmado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela em meio a uma das maiores crises migratórias da América Latina, Aqui en la Frontera conta a história de três venezuelanos com vivências de acolhida bem distintas. O filme retrata Stephanny, uma jovem mãe de 21 anos que precisa retornar ao país para buscar sua filha; Francis, uma mulher trans e liderança de um abrigo de refugiados militarizado do Governo Brasileiro; e Argenis, que organiza uma ocupação com mais de 300 venezuelanos em Boa Vista, sob ameaça de despejo.
O projeto Práxis Antirracista, vinculado ao Coletivo Veias Abertas, do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA), e ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quinta-feira, 25 de julho, uma oficina de formação antirracista para profissionais da Assistência Social, saúde e demais interessados. O evento será realizado das 9h às 16h, no salão Frei Fidêncio, em Santo Amaro do Imperatriz, na Grande Florianópolis. Para mais informações, entre em contato com o e-mail projetopraxisantirracista@gmail.com.
O Laboratório de Estudos em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC), organiza o evento África no Cinema, que acontecerá em 30 de julho, às 19h, no Auditório do SESC Prainha, em Florianópolis.
O encontro será marcado pela exibição do filme: A Árvore Sem Fruto, com inscrições gratuitas e abertas ao público em geral.
O África no Cinema é um projeto de extensão organizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC. Além disso, tem por objetivo a divulgação de filmes africanos e o fomento da cultura cinematográfica na cidade.
Para mais informações, acesse o site.
O programa Academy UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, promove a oficina Proatividade x Procrastinação. O evento irá conceituar os termos que dão título à oficina e trazer orientações sobre como caminhar rumo à proatividade e obter melhores resultados pessoais e profissionais.
A atividade ocorrerá na quarta-feira, 14 de agosto, às 19h, de forma online, pelo Canal do Youtube do programa. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado de uma hora e meia.
O projeto África no Cinema exibirá gratuitamente no dia 28 de agosto uma sessão do filme “Sobre a Tábua”, de Leïla Kilani, às 19 horas. O evento ocorrerá no Teatro Sesc Prainha, no centro de Florianópolis, e tem como público-alvo a comunidade universitária.
Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.
África no Cinema é uma projeto de extensão universitária do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) do Departamento de História da UFSC, sob a supervisão do professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O projeto conta com o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do SESC.
Sinopse do filme: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Para mais informações, acesse o site.
O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.
Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.
O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.
O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.
Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).
O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.
Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.
Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.
Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.
Confira a programação:
- 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
- 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
- 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)
Mais informações no Instagram.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.
As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.
Mais informações no site do evento.
Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.
Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.
As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.
A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.
Conheça as atividades e inscreva-se nos links
Data | Horário | Atividade | Ministrante | Local | Link para Inscrições |
23/09 | 9h às 12h | Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) | Equipe da Sala Verde UFSC | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488 |
23/09 | 14h30min às 17h | Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) | Jade Bustos | No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489 |
24/09 | 9h às 12h | Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” | Professora Maria Alice Neves (CCB) | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490 |
25/09 | 11h às 13h | Troca Verde: mudas de árvores | Equipe da Sala Verde UFSC e CGA | Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I | Atividade sem Inscrição |
25/09 | 13h às 18h | Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis | Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) | Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491 |
26/09 | 9h às 11h30min | Caminho das Árvores UFSC | Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) | Saída em frente à Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493 |
27/09 | 14h às 17h | Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas | Isolete Voltolini | Sala Verde UFSC | https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492 |
Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.
O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.
Confira a programação:
- 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
- 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
- 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)
Mais informações no Instagram.