O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com
A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).
O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.
A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.
Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
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- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
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Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
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- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
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A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral.
> Confira a programação completa do Seminário
A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.
O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma audiência pública de elaboração das ações estratégicas relativas às temáticas da extensão universitária no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC, o PDI 2025-2029. A atividade ocorre na próxima segunda-feira, 4 de novembro, das 15h às 17h, na Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), localizada na Rua Desembargador Vitor Lima, nº 222 – 7º andar, sala 702, no prédio da Reitoria 2, no bairro Trindade, em Florianópolis.
A audiência é voltada a coordenadores de extensão de departamento, unidades de ensino e unidades administrativas; coordenadores e participantes de ações de extensão; alunos; técnicos administrativos e demais pessoas interessadas em contribuir com a extensão universitária.
A Cooperativa Central da Reforma Agrária de Santa Catarina (CCRA-SC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária e Economia Solidária (Unicafes), organiza a Feira da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento ocorre de 7 a 9 de novembro na Praça da Cidadania da UFSC, em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC).
Além dos expositores, que oferecem produtos in natura, agroindustrializados, artesanato, gastronomia, fitoterápicos, sementes crioulas e outros produtos da agricultura familiar camponesa, a feira contará com seminários e mesas de diálogo sobre temas relevantes à produção agroecológica e os desafios de se produzir na atual conjuntura, frente às crises sociais, econômica e climática. As inscrições para seminários e mesas de diálogo são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3.
No período da noite e também no sábado (9) de manhã, atrações culturais fazem parte da programação, como a Roda de Samba do Grupo Geosamba, Choro Mulheril e Africatarina. Confira a programação completa no site da CCRA-SC.
O evento tem patrocínio do Sebrae, do Banco do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Mais informações estão disponíveis no perfil da feira no Instagram.
Promovida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), a Audiência Pública marcada para o dia 19 de novembro, às 18h, reunirá a comunidade universitária para conhecer e discutir as propostas de ações para combater o racismo institucional na UFSC. O evento será na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
A audiência pública terá transmissão ao vivo, pelo YouTube da TV UFSC.
Durante a Audiência, a Comissão nomeada a fim de elaborar uma revisão à Resolução Normativa Nº 34/CUn/2013, deve apresentar propostas. A comissão estuda mudanças às normas para o ingresso na carreira do magistério superior na UFSC, buscando ampliar a contratação de servidores docentes negros na instituição.
Segundo apontou o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC, ações do tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% de servidores negros estipulado por lei.
A vice-reitora Joana Célia dos Passos afirmou que essa é a principal pauta do Novembro Negro UFSC. “São muitas as pautas em que precisamos avançar, a principal delas sendo as questões levantadas no Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC. Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupaçao de vagas para docentes negros, a nossa gestão nomeou uma comissão para formular propostas que respondam a esse desafio. As propostas têm sido discutidas nas unidades de ensino e serão apresentadas à comunidade em geral. Todos(as) são convidados a participar”, reforça.
Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves, ao longo dos últimos anos, a UFSC conseguiu entregar à comunidade universitária uma Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional que previa inclusive esse diagnóstico demonstrado no Relatório.
“Agora temos a oportunidade de implementar uma nova ação, desta vez por meio da revisão de nosso regramento, para que a UFSC deixe de figurar entre as instituições que não atingiram esse percentual mínimo exigido por lei. Já tivemos grandes avanços até aqui para demonstrar que a UFSC quer ser uma instituição antirracista. Acredito que conseguiremos promover a equidade também nos concursos públicos, aprimorando a maneira como as ações afirmativas são aplicadas. É muito importante a participação de toda a comunidade nesta Audiência Pública”, disse Leslie.
Após a apresentação em Audiência Pública, as propostas serão reunidas e encaminhadas para apreciação do Conselho Universitário.
Serviço:
O quê: Audiência Pública para discutir combate ao racismo institucional na UFSC
Quando: 19 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde: Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
>> Conheça o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
>> Saiba mais na notícia UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório
O Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (PriNT/UFSC) realiza o III Seminário Internacional Educação Interprofissional em Saúde nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do curso de Enfermagem, Bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde e, segundo os organizadores, será uma oportunidade para compartilhar os principais resultados alcançados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla. A participação dá direito à certificado de seis horas.
O projeto PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde surgiu na perspectiva de conhecer as condições atuais dos cursos de saúde, no que diz respeito às barreiras e potencialidades para o desenvolvimento da educação interprofissional (EIP) nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia do CCS/UFSC.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorre a sessão de abertura, seguida da palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva internacional, a ser ministrada pelo professor Ricardo Ayala da Universidad de las Americas, do Chile. Na sequência, a coordenadora do projeto, professora Jussara Gue Martini apresentará os principais resultados da pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde realizada nos cursos do CCS/UFSC.
Na sexta-feira, 22 de novembro, as atividades iniciam com o compartilhamento das experiências internacionais de Educação interprofissional vivenciadas durante estágios de doutorado sanduíche pelas doutorandas Ana Caroline Machado, do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), Jaqueline Marcos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), e Franciely Daiana Engel, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
O encerramento será com a palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva nacional, ministrada pela professora Marina Peduzzi da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional na temática.
O Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Santa Catarina (PriNT/UFSC) realiza o III Seminário Internacional Educação Interprofissional em Saúde nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do curso de Enfermagem, Bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O seminário marca o encerramento do projeto de pesquisa PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde e, segundo os organizadores, será uma oportunidade para compartilhar os principais resultados alcançados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla. A participação dá direito à certificado de seis horas.
O projeto PriNT/CAPES/UFSC Educação Interprofissional em Saúde surgiu na perspectiva de conhecer as condições atuais dos cursos de saúde, no que diz respeito às barreiras e potencialidades para o desenvolvimento da educação interprofissional (EIP) nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia do CCS/UFSC.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorre a sessão de abertura, seguida da palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva internacional, a ser ministrada pelo professor Ricardo Ayala da Universidad de las Americas, do Chile. Na sequência, a coordenadora do projeto, professora Jussara Gue Martini apresentará os principais resultados da pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde realizada nos cursos do CCS/UFSC.
Na sexta-feira, 22 de novembro, as atividades iniciam com o compartilhamento das experiências internacionais de Educação interprofissional vivenciadas durante estágios de doutorado sanduíche pelas doutorandas Ana Caroline Machado, do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), Jaqueline Marcos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), e Franciely Daiana Engel, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
O encerramento será com a palestra Educação Interprofissional em uma perspectiva nacional, ministrada pela professora Marina Peduzzi da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional na temática.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.