Calendário de Eventos UFSC

mar
25
seg
Palestra ‘Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade’
mar 25@16:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.

No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.

 

abr
5
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
12
sex
Cine Meridianum: ‘A Lenda do Cavaleiro Verde’
abr 12@14:00
Cine Meridianum: 'A Lenda do Cavaleiro Verde' @ Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza neste semestre mais uma edição do Cine Meridianum, um ciclo de exibições e debates sobre filmes com temáticas relacionadas à Idade Média. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária e ao público em geral.

A primeira sessão ocorre nesta sexta-feira, 12 de abril, com o filme A Lenda do Cavaleiro Verde (2021) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis, a partir das 14h. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pela professora Aline Dias da Silveira.

Estrelado por Dev Patel, A Lenda do Cavaleiro Verde é um filme de fantasia inspirado nas lendas arturianas e conta a história de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur. As demais sessões do Cine Meridianum estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho, no CFH. Os filmes e os locais de exibição serão divulgados em breve nas redes sociais do Meridianum.

Serviço:
O quê: Exibição do filme A lenda do Cavaleiro Verde
Quando: Sexta-feira, 12/04, às 14h
Onde: Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://meridianum.ufsc.br/

abr
17
qua
Encontro: Laboratório Feminista de Literatura Atual
abr 17@13:00

O projeto de extensão LOLA – Laboratório Feminista de Literatura Atual, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quarta-feira, 17 de abril, a partir das 13h, um encontro presencial para debater a obra O Acontecimento (2022), de Annie Ernaux. O evento organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), será realizado na Sala 217, do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O LOLA é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. Qualquer pessoa interessada pode participar do encontro, não é necessário possuir vínculo com a Universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com.

Sinopse do livro:
Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois, quando já é uma das principais escritoras de seu país.

Mais informações pelo perfil do projeto no Instagram.

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

abr
29
seg
Palestra: Uma reflexão sobre vida e morte negras
abr 29@18:30

O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas. 

Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana,  ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro.