Calendário de Eventos UFSC

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

set
30
seg
Simpósio: Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00
Simpósio: Geografia do Conhecimento e da Inovação @ Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)

O Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit) da UFSC promove o V Simpósio de Geografia do Conhecimento e da Inovação de 30 de setembro a 2 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), na UFSC em Florianópolis.

A abertura do evento ocorre no Auditório do CFH, às 18h30. É aberto a estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores na área de Geografia da Inovação. Para participar, é preciso inscrever-se pelo site até o dia 30 de setembro. O evento dá direito a certificado de 24 horas.

O Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (V SIGCI) foi concebido como uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A quinta edição, organizada junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit), é a primeira na região Sul do país.

A proposta é refletir sobre a centralidade urbana em um contexto de crescente digitalização. O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Para mais detalhes, acesse o site oficial.

out
14
seg
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
out 14@8:00 – out 17@20:00

O 29º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre de 14 a 17 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis, com o tema “O futuro dos alimentos: inovação, saúde e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos”.

Realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), o encontro tem o objetivo de reunir autoridades, profissionais, grandes nomes da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes para trocas de experiências e networking. Desde sua primeira edição em 1977, o CBCTA se tornou um dos congressos mais importantes na área de alimentos na América Latina, reunindo mais de 20 mil participantes de 50 países e apresentando cerca de 15 mil trabalhos científicos.

O evento desempenha um papel crucial na promoção da inovação na produção de alimentos, saúde e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos e contará com uma programação científica de alto nível, com palestrantes renomados, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Além disso, oferecerá oportunidades para o contato direto entre pesquisadores e representantes da indústria de alimentos e inovação, bem como oportunidades únicas para empresas de todos os tamanhos, por meio da exposição e divulgação de seus produtos.

A partir da inovação, o CBCTA pretende integrar pesquisadores e indústrias de diferentes áreas do conhecimento e vincular pesquisadores que desenvolvam pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, com a finalidade de sistematizar a experiência da pesquisa, pautar a construção de novos planos de estudo na área em questão, bem como proporcionar uma melhoria do desempenho científico e sua articulação com o ensino, a extensão, a pós-graduação e parceiras.

Mais informações:
Site do evento

Instagram
LinkedIn
Facebook