Calendário de Eventos UFSC

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Turnê teatral ‘Pacacoenco nos lugares onde o povo está’
mar 8@9:30 – mar 11@14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, a partir desta sexta-feira, 8 de março. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, que está circulando pelas cidades Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As peças são apresentadas pelo artista Charles Augusto.

No fechamento da turnê, que será UFSC, além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, também haverá as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, e a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”. Os espetáculos serão gratuitos e todas as sessões terão intérpretes de Libras e audiodescrição. A classificação indicativa é livre.

Programação:

08/03 | sexta-feira

 Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós 20h30 | Tarrafa Elétrica
Bugio Trindade
21h30 | Partilha Festiva

09/03 | sábado

Praça Santos Dumont – Trindade
19h | Palhastê

11/03 | segunda-feira

Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso

Sobre os espetáculos 

Um nascimento do boi de mamão

Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.

Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)

Só eu e nós

Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?

Tarrafa Elétrica

A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.

Palhastê

Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.

Gala dos (A)Gentes do Riso

Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Arreda Boi

A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.

Sobre Charles Augusto

Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.

A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).

Mais informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco

Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.



abr
25
qui
Conferência ‘Cuidar da Amazônia arriscando a vida’
abr 25@14:30 – 16:00
Conferência 'Cuidar da Amazônia arriscando a vida'

A Conferência “Cuidar da Amazônia arriscando a vida. Sangue, terra e acumulação de riquezas no Brasil” ocorre no dia 25 de abril, às 14h30, na sala 102 do Bloco B do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). O evento é aberto a todos e não é preciso se inscrever. A palestra será ministrada pela professora convidada Susana Bleil, da Université de Havre, França.

O evento ocorre no âmbito do convênio de intercâmbio entre o Departamento de Economia e Relações Internacionais  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Université de Havre, mediado pelo professor Agripa Faria Alexandre. Durante a conferência, haverá também informes sobre como participar do convênio de intercâmbio.

Mais informações pelo e-mail do professor Agripa:  agripa.alexandre@gmail.com

abr
27
sáb
Lançamento do livro ‘Que sabia ela de ser filósofa’
abr 27@15:00 – 18:00

A professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil/UFSC), Janyne Sattler, lançará seu novo livro Que sabia ela de ser filósofa neste sábado, 27 de abril, às 15h. O lançamento será na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e integra a programação do I Encontro Regional Sul do Mulherio das Letras.

O livro foi publicado pela Folha Editora e tem o prefácio escrito por Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC.

Mais informações sobre o livro na página da editora.

ago
6
ter
II Jornada Brasileira da Canção
ago 6@8:00 – ago 9@18:00

O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.

Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.

A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.

A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.

Mas informações no site do GECAN UFSCnas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com

set
10
ter
Lançamento de livro: Guatemala, a Democracia e o Império
set 10@19:00

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.

A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.

Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.

Para mais informações, acesse o site do IELA.