Calendário de Eventos UFSC

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

maio
7
ter
Palestra ‘Infâncias, Imagem e Pesquisa’
maio 7@10:00 – 17:00

A palestra “Infâncias, Imagem e Pesquisa”, ministrada pela professora Wendy Luttrell, da City University of New York, ocorre no dia 7 de maio, terça-feira, às 10h, no auditório do Bloco Amarelo, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart/Udesc). No mesmo dia, às 14h30, ocorre uma roda de conversa com a pesquisadora, na sala Básica 1, do Bloco Amarelo (térreo). As atividades são gratuitas e abertas a todos.

O evento é promovido pelo Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CED/UFSC), com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC). A palestra abre o Ciclo de Encontros que irá celebrar os 25 anos de criação do NICA.

Sobre a palestrante

Wendy Luttrell é professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia da City University of New York e autora de diversos livros sobre pesquisas qualitativas comprometidas com a justiça social, principalmente no campo da educação, e perspectivas críticas nos estudos da infância.

Mais informações por e-mail, com as coordenadoras do NICA: gilkagirardello@gmail.com (Gilka Girardello) e
fantin.monica@gmail.com (Mônica Fantin).

clique para ampliar

 

* Notícia editada em 6 de maio, às 10:02, para alteração de local do evento, a pedido da organização

jun
20
qui
Curso: Vivências e Narrativas Decoloniais
jun 20@19:00 – jul 4@21:00

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.

O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulárioPara a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.

Mais informações no Instagram do projeto.