Calendário de Eventos UFSC

fev
28
qua
Guia Ilustrado AlterNativas
fev 28@13:00 – 14:00

Capa do guia ilustrado Alternativas.

O guia ilustrado Alternativas, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renato Fiacador de Lima, será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em uma reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento é aberto ao público e ocorre na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.

O trabalho teve orientação de Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC). O TCC que originou o guia – cujo título é “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais” – teve por objetivo indicar espécies nativas de plantas da restinga e da floresta do litoral em Santa Catarina que possam ser utilizadas como alternativas às plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais no estado.

A seleção das plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais e com ocorrência em Santa Catarina foi feita a partir da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Já as espécies nativas foram selecionadas em duas etapas: (1) um primeiro grupo de espécies foi definido por serem da mesma família botânica e apresentarem a mesma forma de vida das respectivas plantas exóticas invasoras a serem substituídas, (2) a lista de plantas exóticas invasoras foi enviada a profissionais da área do paisagismo, e juntamente com consulta a outros materiais técnicos, novas espécies puderam ser indicadas para substituição.

A professora Michele destaca o potencial do guia: “Esperamos que este guia seja utilizado como uma referência para as pessoas que buscam jardins mais integrados à paisagem natural e que querem contribuir para a conservação da biodiversidade. Esperamos também que possa ser utilizado como fonte de inspiração por profissionais paisagistas e do setor de produção de plantas ornamentais.”

O guia está disponível aqui.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

abr
19
sex
Debate sobre orçamento das universidades federais
abr 19@9:00

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá  o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação.  O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.

O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.

Palestra ‘A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica’
abr 19@20:00 – 22:00
Palestra 'A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica' @ Planetário da UFSC

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra “A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica” nesta sexta-feira, 19 de abril, às 20h. O evento ocorre no planetário e é aberto a todos. Não é preciso se inscrever.

Sinopse

A evolução da célula simples ou procariota (bactérias e arqueas) para a célula complexa ou eucariota é ainda pouco elucidada e mal compreendida. Este evento envolve o aparecimento de inúmeras inovações estruturais e bioquímicas/funcionais, o aumento expressivo do volume celular e o estabelecimento de simbioses que culminaram com o surgimento das organelas ligadas à energética celular (mitocôndrias e cloroplastos). Não existem fósseis e intermediários que atestem esta passagem evolutiva, que ocorreu uma única vez na história da vida. Ao longo do tempo, as células complexas abriram caminho para o surgimento da vida macroscópica, constituída de organismos pluricelulares dos mais diferentes tipos. Muito recentemente (há menos de 10 anos) foi identificado um grupo de arqueas, denominado Asgard, que compreende as células mais aparentadas filogeneticamente das células eucariotas: seria o Elo Perdido? Esta apresentação  focará no grupo Asgard e suas relações filogenéticas com a célula eucariota, além de apresentar um recente trabalho (2020) sobre o  isolamento e cultivo da primeira espécie de Asgard e que propõe um mecanismo alternativo para o controvertido processo da eucariogênese.

Mais informações na página do GEA.

maio
6
seg
Curso de Introdução à Astronomia
maio 6@19:30 – maio 17@21:30

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.

Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.

Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.

Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.