Calendário de Eventos UFSC

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ter
Semana da Educação Financeira
maio 14@9:00 – 12:00

O Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da Universidade Federal de Santa Catarina (NUFIPEC/UFSC) realiza, na terça-feira, 14 de maio, a Semana da Educação Financeira NUFIPEC, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE/ UFSC), campus Trindade.

O evento ocorrerá das 9h às 12h e terá como foco três palestras com temáticas voltadas para ingresso ou aprofundamento no mundo financeiro. Os assuntos discutidos serão: “Entenda seu cérebro para melhores decisões financeiras”, “Desenvolva hábitos saudáveis para construir segurança financeira” e “Estratégias para superar o endividamento”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formulário on-line até 14 de maio. Será fornecido certificado de três horas de participação.

Confira a programação:

9h – Palestra “Entenda seu cérebro para melhores decisões financeiras”, com com Rafaela Céspedes.
Compreender a origem do padrão de comportamento de cada um é fundamental para a construção ativa e intencional de uma vida financeira próspera. Na palestra serão abordados temas relacionados ao funcionamento do cérebro, ao surgimento de crenças individuais e sociais, bem como bloqueadores comportamentais, através de atividades práticas interativas de identificação de perfis e elaboração de um plano de ações estratégicas com o seu dinheiro.

10h10 – “Desenvolva hábitos saudáveis para construir segurança financeira”, com Giulia Pardini e Otávio Kich Mata.
Para alcançar estabilidade financeira e segurança a longo prazo é essencial cultivar hábitos saudáveis e assumir responsabilidade por nossas ações no presente. A palestra enfatiza a importância da consciência financeira, abordando gastos, poupanças e investimentos. Ela explora os hábitos financeiros saudáveis que podem melhorar significativamente a qualidade de vida financeira e fornece orientações sobre como iniciar a construção de uma reserva de emergência.

11h – Palestra “Saindo do vermelho: estratégias para superar o endividamento”, com Carlos Eduardo Rosa dos Santos.
Nessa palestra, serão explorados os comportamentos financeiros que levam uma pessoa ao endividamento, seus impactos emocionais e psicológicos, e apresentaremos estratégias práticas para sair das dívidas.

Mais informações na página da do Nufipec.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com