Calendário de Eventos UFSC

mar
2
sáb
Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024
mar 2 – mar 3 dia inteiro

Atletismo será uma das modalidades em disputa. Foto: Alessandra Cabral/CPB/Divulgação

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Florianópolis neste fim de semana, em uma parceria com o Centro de Desporto (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 520 participantes em competições promovidas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, no sábado e no domingo, 2 e 3 de março. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Há cerca de um mês, a Universidade assinou acordo de cooperação com o CPB para implantação do Centro de Referência Paralímpico na UFSC, o que viabilizou a promoção do evento em Florianópolis.

Leia mais em sobre o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024.

 

abr
24
qua
Simultânea de xadrez
abr 24@12:00 – 13:30

O projeto de extensão Xadrez Aberto da UFSC, do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), organiza uma simultânea de xadrez com o mestre nacional Bruno Orlando Starke. O evento ocorre na próxima quarta-feira, 24 de abril, das 12h às 13h30, na feirinha, em frente ao prédio da Reitoria I, em Florianópolis. Em caso de chuva, será transferido para o varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), podendo ser cancelado conforme a intensidade das chuvas.

Bruno, graduado em Relações Internacionais pela UFSC, é instrutor do Programa de Ensino Enxadristico (PENSE). Com experiência no jogo desde os 6 anos de idade e participação em competições desde os 11 anos. É o atual campeão do circuito catarinense de xadrez rápido. A simultânea de xadrez consiste em enfrentar um número determinado de oponentes simultaneamente em tabuleiros distintos.

Para os interessados em jogar, a sala de xadrez da UFSC está localizada no subsolo do bloco administrativo do CDS e funciona nos seguintes horários: 

  • Terça-feira: das 16h às 20h
  • Quinta-feira: das 16h às 20h30 com aula aberta de xadrez das 18h30 às 20h30 com o professor e mestre nacional de xadrez Jaison Bassani.
  • Sexta-feira: das 8h às 12h.

Mais informações através do Instagram.

abr
25
qui
Cine-debate do filme ‘Vida de Inseto’
abr 25@17:15 – 18:30

O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.

Mais informações no Instagram.

maio
13
seg
Semana de Educação Inclusiva na Biologia
maio 13@10:00 – maio 18@17:00
Semana de Educação Inclusiva na Biologia @ auditório do CCB

Estudantes dos cursos de graduação de Biologia e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 13 a 18 maio, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio), das 10h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) . A ação é gratuita e aberta a todos. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo formulário

O evento foi motivado pela percepção da necessidade de se ter espaços, falas, ambientes e sobretudo didáticas mais inclusivas e acessíveis para todos os públicos, o que não condiz com a realidade na qual estamos inseridos. Serão realizadas palestras, rodas de conversa e atividades interativas para discutir os desafios e soluções em torno da inclusão e acessibilidade na educação.

Para mais informações e a programação completa, acesse o instagram do evento.

 

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com