Calendário de Eventos UFSC

mar
2
sáb
Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024
mar 2 – mar 3 dia inteiro

Atletismo será uma das modalidades em disputa. Foto: Alessandra Cabral/CPB/Divulgação

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Florianópolis neste fim de semana, em uma parceria com o Centro de Desporto (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 520 participantes em competições promovidas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, no sábado e no domingo, 2 e 3 de março. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Há cerca de um mês, a Universidade assinou acordo de cooperação com o CPB para implantação do Centro de Referência Paralímpico na UFSC, o que viabilizou a promoção do evento em Florianópolis.

Leia mais em sobre o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024.

 

abr
19
sex
Palestra ‘A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica’
abr 19@20:00 – 22:00
Palestra 'A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica' @ Planetário da UFSC

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra “A origem da célula complexa: o portal para a vida macroscópica” nesta sexta-feira, 19 de abril, às 20h. O evento ocorre no planetário e é aberto a todos. Não é preciso se inscrever.

Sinopse

A evolução da célula simples ou procariota (bactérias e arqueas) para a célula complexa ou eucariota é ainda pouco elucidada e mal compreendida. Este evento envolve o aparecimento de inúmeras inovações estruturais e bioquímicas/funcionais, o aumento expressivo do volume celular e o estabelecimento de simbioses que culminaram com o surgimento das organelas ligadas à energética celular (mitocôndrias e cloroplastos). Não existem fósseis e intermediários que atestem esta passagem evolutiva, que ocorreu uma única vez na história da vida. Ao longo do tempo, as células complexas abriram caminho para o surgimento da vida macroscópica, constituída de organismos pluricelulares dos mais diferentes tipos. Muito recentemente (há menos de 10 anos) foi identificado um grupo de arqueas, denominado Asgard, que compreende as células mais aparentadas filogeneticamente das células eucariotas: seria o Elo Perdido? Esta apresentação  focará no grupo Asgard e suas relações filogenéticas com a célula eucariota, além de apresentar um recente trabalho (2020) sobre o  isolamento e cultivo da primeira espécie de Asgard e que propõe um mecanismo alternativo para o controvertido processo da eucariogênese.

Mais informações na página do GEA.