Calendário de Eventos UFSC

mar
8
sex
Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência
mar 8@10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B, no Campus de Florianópolis.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, divulgando-as de forma ampla. O prêmio é outorgado a pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC e dividido em três áreas do conhecimento e em categorias de premiação, de acordo com o tempo de carreira acadêmica de cada pesquisadora.

Confira as contempladas na terceira edição do Prêmio:

Área do conhecimento Humanidades

Categoria Junior
Lia Vainer Schucman – Departamento de Psicologia – CFH

Categoria Plena
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – CCE

Categoria Sênior
Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política – CFH

Área do conhecimento Vida

Categoria Junior
Michele de Sá Dechoum – Departamento de Ecologia e Zoologia – CCB

Categoria Plena
Eleonora D’Orsi – Departamento de Saúde Pública – CCS

Área do conhecimento Exatas e da Terra

Categoria Junior
Adriana Passarella Gerola – Departamento de Química – CFM

Categoria Plena
Débora de Oliveira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – CTC

Mais informações no site da premiação.

abr
24
qua
Premiação Expojor
abr 24@18:30

A premiação da VII EXPOJOR, edição 2024, para os melhores trabalhos do curso de Jornalismo da UFSC, será realizada nesta quarta-feira, 24/04, às 18h30, no Auditório do Centro Socioeconômico.

Os primeiros lugares serão premiados com troféus e certificados. São 39 trabalhos, dos quais 28 se inscreveram na categoria de Jornalismo (JO), um em Cinema e Audiovisual (CA), três na categoria Produção Transdisciplinar (PT) e sete em Rádio, TV e Internet (RT).

 

out
10
qui
Visita técnica para docentes – FIESC e C-Pack
out 10@7:30 – 14:00
Visita técnica para docentes - FIESC e C-Pack @ Saída do estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE)

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove uma visita técnica exclusiva para docentes às sedes do C-Pack Creative Packaging, empresa de fabricação de embalagens plásticas com foco em soluções para os setores farmacêutico e cosmético, e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O objetivo da visita é estreitar as relações entre a universidade e a indústria catarinense. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 10 de outubro. O ponto de encontro para a saída da UFSC é o estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 7h30, com retorno previsto para as 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

nov
27
qua
Prêmio Inova UFSC
nov 27@13:30

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) promove a  a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC no dia 27 de novembro, às 13h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições para acompanhar e prestigiar o evento são gratuitas, vão até domingo, 10 de novembro, e podem ser realizadas pelo Sympla.

A premiação busca valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos. O prêmio se divide em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Conheça os finalistas.

Para a diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, o prêmio reforça o compromisso da Universidade com a comunidade e também valoriza todo o potencial dos pesquisadores. “Queremos dar luz ao que vem sendo feito e como a pesquisa, a criatividade, a inovação e a tecnologia são motores de transformação para a sociedade”, destaca.

Mais informações na página da Sinova.

 

dez
11
qua
Final do Startup Mentoring 2024-2
dez 11@15:00
Final do Startup Mentoring 2024-2 @ Sapiens Parque

A Secretaria de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Final do Programa Sinova UFSC Startup Mentoring 2024/2 na quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 15h, no Sapiens Parque – Parque de Inovação de Florianópolis, no bairro Canasvieiras.

O evento reunirá finalistas do programa, mentores, jurados, e toda a comunidade interessada em inovação e empreendedorismo. Na ocasião, os participantes terão a chance de apresentar suas ideias de negócio e concorrer ao reconhecimento por seus esforços, criatividade e impacto no ecossistema empreendedor.

Além da apresentação dos projetos finalistas desenvolvidos ao longo do programa, haverá oportunidade de networking com especialistas e empreendedores e premiação para os melhores projetos. O evento é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e empreendedores.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário.

Mais informações no site da Sinova.

jun
3
ter
Feira de Cursos UFSC 2025
jun 3@8:00 – jun 4@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) convida estudantes do Ensino Médio e instituições de ensino públicas e privadas para participarem da Feira de Cursos UFSC 2025, que ocorre nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no campus de Florianópolis.

As inscrições de escolas e instituições de ensino já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou diretamente pelo formulário. O prazo para se inscrever vai até 22 de maio.

Voltada especialmente para estudantes do Ensino Médio, a Feira tem como objetivo apresentar a diversidade de cursos de graduação da UFSC, proporcionando uma imersão no ambiente universitário. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as áreas de formação, as possibilidades profissionais, o currículo dos cursos e o mercado de trabalho em diferentes áreas do conhecimento.

A programação inclui:

  • Estandes dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, com representantes de todos os cursos de graduação presenciais;
  • Rotas guiadas (tours) por espaços que fazem parte do cotidiano universitário;
  • Palestras sobre políticas de permanência estudantil, intercâmbio, inserção no mundo do trabalho e atuação das entidades estudantis;
  • Atividades artístico-culturais.

Outro destaque da Feira é a apresentação das políticas de permanência estudantil da UFSC, que oferecem suporte financeiro, pedagógico e psicológico a estudantes de diferentes perfis socioeconômicos.

A universidade conta atualmente com 110 cursos presenciais de graduação e cinco cursos de graduação EAD, e a Feira é uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o processo de ingresso e a vivência universitária.

A programação completa está disponível no site do evento. 

Mais informações pelo e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.