Calendário de Eventos UFSC

mar
18
seg
Mostra de Cinema e Direitos Humanos
mar 18@16:00 – mar 22@18:00
Mostra de Cinema e Direitos Humanos @ Auditório do EFI

O Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e organização do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina promovem, de 18 a 22 de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Auditório do EFI, campus da Trindade, em Florianópolis.

O evento compreende uma mostra de filmes brasileiros com temas fundamentais aos direitos humanos reunidos em sessões de curtas e longas-metragens. A programação completa está disponível neste link  .Para grupos e turmas é necessário agendamento, que pode ser feitos até o dia 14 de março, enviando uma mensagem para o e-mail mcdh.ufsc@gmail.com.

Para professores da Educação Básica de toda a região haverá uma oficina de formação em cinema e educação entre os dias 18 e 21 de março, no turno da manhã, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, da Universidade Federal Fluminense. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário. Haverá certificação para participantes que garantirem 75% de frequência. Mais informações neste site.  

Programação Confirmada:

DIA 18 (SEGUNDA):

Sessão abertura

16h: Evento de  Abertura – Falas

16h30: Nas Asas da Pan Am ( Brasil, 2020, 115 min, livre)

19h: Coquetel

DIA 19 (TERÇA):

Programa 1 – Raízes

14h30: Travessia (Brasil, 2017, 5 min, livre)

14h35: Filha Natural (Brasil, 2018-19, 16 min, livre)

14h51: Nossa mãe era atriz  (Brasil, 2022, 26 min, 12 anos)

15h17: Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Brasil, 2023, 18 min, livre)

15h35: O que pode um corpo? (Brasil, 2020, 14 min, livre)

15h49: A poeira dos pequenos segredos  (Brasil, 2012, 20 min, 14 anos)

16h10: Debate

DIA 20 (QUARTA):

Programa 2 – Sementes

14h30: Ribeirinhos do Asfalto (Brasil, 2011, 26 min, livre)

14h56: Adão, Eva e o Fruto Proibido (Brasil, 2021, 20 min, 14 anos)

15h16: Nossos espíritos seguem chegando (Brasil, 2021, 15 min, livre)

15h31: Me farei ouvir (Brasil, 2022, 30 min, 10 anos)

16h01: Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo (Brasil, 2021, 26 min, livre)

16h28: Debate

DIA 21 (QUINTA):

Programa 4 – Frutos 2 (51 min)

14h30: Tesouro Quilombola (Brasil, 2021, 23 min, livre)

14h53: Mutirão, O Filme (Brasil, 2022, 10 min, livre)

15h03: Cósmica  (Brasil, 2022, 7 min, livre)

15h10: O Pato (Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)

14h22: Roda de conversa – Representatividade indígena no cinema.

DIA 22 (SEXTA):

Programa 3 – Frutos

09h: Um Filme de Verão  (Brasil, 2019, 95 min, 14 anos)

Sessão Homenagem

14h30: A Bolsa ou a Vida (Brasil, 2021, 102 min,10 anos)

16H15: Debate

OFICINA:

Link para inscrição:

https://forms.gle/h9xGJxV6fu6cnLTY9

Endereço da Oficina: Auditório do EFI / UFSC

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900

Data: 18  a 21 de Março.

Programação confirmada:

DIA 18 A 21 (SEGUNDA  A QUINTA):

9h-12h: Oficina 

abr
5
sex
Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim
abr 5@19:00

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Praça Santos Dumont, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, o evento Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim. Será uma mesa redonda com Waldir Rampinelli e João Vicente Goulart, com mediação de Nildo Ouriques. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. A entrada será liberada por ordem de chegada, com limite máximo de 80 pessoas.

abr
15
seg
Seminário: 60 anos do golpe de 1964
abr 15@14:00 – abr 16@21:00

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.

O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.

A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.

Programação

15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC

14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)

16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)

19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964 

16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV

9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)

Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B

14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)

16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)

19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar

abr
29
seg
Mesa-redonda: ações afirmativas para pessoas trans
abr 29@14:00

A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.

A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.

O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.

 

maio
6
seg
Curso de Introdução à Astronomia
maio 6@19:30 – maio 17@21:30

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.

Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.

Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.

Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.

maio
9
qui
60 anos de Golpe e efeitos na Educação Pública
maio 9@19:00

O PET Pedagogia UFSC promove, no dia 9 de maio, às 19h, o evento 60 Anos De Golpe Empresarial-Militar E Os Seus Efeitos Na Educação Pública, com a presença da palestrante Elenira Oliveira Vilela, no Auditório do EFI, em Florianópolis. Para participar não é necessário inscrever-se e o evento é gratuito. Este será o primeiro evento do projeto Conversas de Escola e de Outros Lugares, em 2024, com foco na formação inicial e formação continuada.

Sobre a palestrante

Elenira Oliveira Vilela é professora e pesquisadora brasileira, concursada como professora de Matemática no IFSC de São José. É militante desde os 12 anos e professora desde os 19. Sua militância teve início no Movimento Estudantil e atualmente ela é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis e da Direção Nacional do Sindicato da Educação Básica Federal (SINASEFE). Também é militante feminista e pela democratização da educação, construindo uma trajetória acadêmica e profissional significativa em todas essas frentes de luta. Elenira nasceu na clandestinidade durante a ditadura, sua mãe precisou fugir para não ser presa e torturada, seu pai infelizmente foi preso, ambos militantes em defesa da democracia. E até o nome de Elenira, tem haver com luta, seus pais realizaram uma justa homenagem a Helenira Rezende, uma guerrilheira, integrante da Guerrilha do Araguaia, que morreu na luta em defesa da democracia, escolhendo esse nome para sua filha.

Para mais informações, entre em contato no Instagram @petpedagoufsc ou no site.

maio
27
seg
Curso de Primeiros Socorros
maio 27@18:00 – maio 28@22:00
Curso de Primeiros Socorros

A Empresa Júnior Integrada de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (EJIFAR/UFSC) promove o I Curso de Primeiros Socorros nos dias 27 e 28 de maio, das 18h às 22h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC). O curso é aberto a todos e as inscrições custam de R$ 30 a R$ 50. As inscrições devem ser feitas no formulário on-line até 27 de maio. Será fornecido certificado de 8 horas de participação. As aulas serão presenciais.

Sobre o curso

Os primeiros socorros são essenciais para preservar vidas e minimizar danos em emergências. Fornecer assistência imediata pode estabilizar a condição da vítima e até mesmo prevenir complicações futuras, destacando a importância universal desta habilidade em qualquer contexto. Apesar disso, são poucos os que têm o conhecimento necessário sobre o assunto.  O curso será ministrado pelo bombeiro e fisioterapeuta Marcos Aurelio Lima.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram da EJIFAR.

jun
6
qui
Curso ‘Comunicação Eficiente’
jun 6@19:30 – 21:30
Curso 'Comunicação Eficiente'

A Empresa Júnior de Fonoaudiologia da da Universidade Federal de Santa Catarina (Qualifon JR/UFSC) promove o curso on-line de Comunicação Eficiente no dia 06 de junho, às 19h30. A atividade é aberta a todos e as inscrições custam R$ 55.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 05 de junho. Acesse aqui. Será fornecido certificado de 2h de participação.

O objetivo da capacitação é desenvolver ou aprimorar habilidades de comunicação. O curso será via Google Meet com duração média de 1 hora e 30 minutos. Serão abordados os seguintes temas: Oratória, Expressividade (entonação, pausa, ênfase, contato visual e gestos/postura corporal), Nervosismo, Dicção e Comunicação Não Violenta. Também será enviado aos participantes um material de apoio sobre o conteúdo.

Mais informações com Sara Manoá pelo telefone (73) 98834-4066 ou e-mail  saramanoa@qualifonjr.com

jun
20
qui
Curso: Vivências e Narrativas Decoloniais
jun 20@19:00 – jul 4@21:00

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) promove o curso de extensão Vivências e Narrativas de Vozes Decoloniais: saberes partilhados. O evento faz parte de uma série de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto de extensão Estudos e ações decoloniais: ouvir/escrever expressões de resistência social, desenvolvido junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, para debater questões voltadas ao pensamento decolonial.

O curso será on-line, transmitido pelo canal do Youtube do projeto entre 20 de junho e 4 de julho, das 19h às 21h. Serão dois ciclos de partilhas em formato de lives, nos quais as narrativas serão agrupadas em temáticas que perpassam vivências em espaços educacionais formais e informais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulárioPara a emissão do certificado de 20 horas será necessário o preenchimento da lista de presença de cada encontro, incluindo a realização de uma atividade final que envolverá a produção de uma narrativa.

Mais informações no Instagram do projeto.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

jul
1
seg
Curso: Endocanabinologia para profissionais da saúde
jul 1@0:00 – 0:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Dalla Instituto, organiza o curso de extensão “Endocanabinologia para profissionais de saúde”. O objetivo é capacitar profissionais e estudantes sobre o sistema endocanabinóide e suas diversas formas de modulação para atuarem em suas áreas com esse conhecimento. Os coordenadores do evento são o professor Rui Prediger, do Centro de Ciências Biológicas, e a professora Dalla Colletta, do Dalla Instituto.

O curso será on-line e terá duração de oito semanas, com início em 1º de julho até 30 de agosto. Após esse período, as aulas ainda ficarão disponíveis para revisão até 31 de outubro na plataforma Eduzz/Nutror.

As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser realizadas pelo site do evento. Para a comunidade da UFSC e do HU/UFSC/EBSERH (alunos, TAEs, professores e profissionais) a inscrição é gratuita, mediante comprovação de vínculo com a instituição. Demais profissionais devem pagar o valor de R$960 e alunos externos, R$480.

Serão oito módulos com mais de 70 aulas. Ao final do curso haverá emissão de certificado de 120 horas pela UFSC, após uma avaliação do conteúdo apresentado.

Mais informações estão disponíveis no mesmo site da inscrição.

jul
9
ter
Hackeando a educação: segredos e truques de IA dos estudantes
jul 9@14:00 – 18:00
Hackeando a educação: segredos e truques de IA dos estudantes @ Laboratório de Informática – LABINFO

O Academy UFSC, programa da Universidade Federal de Santa Catarina que faz parte do INOVA UFSC, criado pelo Departamento de Inovação (SINOVA/UFSC), promove o evento Hackeando os estudos: Os Segredos e Truques de IA dos Estudantes no dia  9 de julho, às 14h. A atividade é uma capacitação exclusiva aos professores da universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui.

O objetivo da atividade é desvendar as maneiras que os alunos utilizam as IA nos estudos, além fornecer conhecimentos e ferramentas que irão ajudar a navegar neste novo cenário da história da educação. A capacitação ocorre no Laboratório de Informática (LABINFO) do Centro Socioeconômico (CSE).

Mais informações na página das inscrições ou pelo Instagram.

ago
24
sáb
Inovação Social – II Workshop FESINOVA-PS
ago 24@14:30 – 17:30

O projeto Fortalecendo a Economia Solidária no Distrito do Pântano do Sul (Florianópolis) mediante o estimulo de empreendedorismo e inovação social, coordenado pelo professor Fernando Ostuni Gauthier, do Departamento de Engenharia do Conhecimento, do Centro Tecnológico da UFSC, promove, neste sábado, 24 de agosto, o  II Workshop FESINOVA-PS, com a temática de Inovação Social.

O evento ocorre de 14h30 às 17h30, na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), localizado na Estr. João Belarmino da Silva, 2528 – Pântano do Sul, Florianópolis. É aberto à comunidade mediante inscrições pelo link.

O workshop é preparatório para o Curso “Empreendedorismo e Projetos Sociais: Da Ideia à Transformação Comunitária”, a ser oferecido pelo FESINOVA. Conta com o apoio institicional da SINOVA-UFSC e PROEX-UFSC.

Programação:
• Workshop sobre Inovação social, Palestrante e Mediadora: Marcia Prim – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC/UFSC
• Apresentação do Curso, Palestrante: Professor Fernando Gauthier – EGC/UFSC

Mais informações: https://fesinova.ufsc.br/

set
8
dom
SINOVA UFSC Startup Mentoring
set 8@9:00

O Departamento de Inovação (SINOVA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem o evento SINOVA UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2024/2, entre 2 de setembro a 6 de dezembro, de forma remota.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do formulário entre 5 de julho até 8 de setembro. Além disso, o evento também disponibiliza um certificado de 60 horas aos inscritos.

O evento possui a duração de 15 semanas e contará com sete blocos temáticos para o desenvolvimento do negócio. Cada bloco temático é desenvolvido a partir de conteúdos específicos para uma prática mão na massa considerando a ideia de negócio.

Para mais informações, acesse o edital disponível em https://sinova.ufsc.br/sinova-ufsc-startup-mentoring ou envie um e-mail para o sinova.ufsc@gmail.com. 

set
12
qui
Mesa temática ‘O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios’
set 12@18:30 – 21:30

A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).

O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.

A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.

Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.

set
16
seg
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 16 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
17
ter
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 17 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
18
qua
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 18 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
19
qui
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 19 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
20
sex
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 20 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.