Calendário de Eventos UFSC

mar
9
sáb
Busca e Exposição de Cogumelos, XI Rick Foray
mar 9@8:00

O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.

Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.

Especialistas:

Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.

Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.

Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.

João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.

mar
13
qua
Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres
mar 13@10:30 – 11:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

abr
1
seg
DCE organiza evento sobre os 60 anos do golpe militar
abr 1 dia inteiro

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na segunda-feira, 1º de abril, um evento para marcar os 60 anos do golpe militar. Entre as atividades previstas está a reinauguração do memorial Ditadura nunca mais!às 14h30, entre o Restaurante Universitário e a sede do DCE, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. 

> Confira a programação completa:

9h – Aula Magna do DCE UFSC: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: a UFSC e a luta popular contra o avanço do fascismo, com Cecília Brancher (USP), Luiz Paiva (UFSC) e Gerônimo Machado (UFSC), em frente à reitoria

12h – Assembleia Geral Estudantil, em frente à reitoria

14h30 – Reinauguração do memorial Ditadura Nunca Mais!, entre o RU e o DCE UFSC

16h – concentração na UFSC para o ato em defesa da democracia

18h – ato em defesa da democracia, na Catedral Metropolitana de Florianópolis (Centro)

Para mais informações, acesse o perfil do DCE no Instagram.

abr
5
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
15
seg
Seminário: 60 anos do golpe de 1964
abr 15@14:00 – abr 16@21:00

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.

O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.

A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.

Programação

15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC

14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)

16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)

19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964 

16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV

9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)

Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B

14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)

16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)

19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar

abr
24
qua
Simultânea de xadrez
abr 24@12:00 – 13:30

O projeto de extensão Xadrez Aberto da UFSC, do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), organiza uma simultânea de xadrez com o mestre nacional Bruno Orlando Starke. O evento ocorre na próxima quarta-feira, 24 de abril, das 12h às 13h30, na feirinha, em frente ao prédio da Reitoria I, em Florianópolis. Em caso de chuva, será transferido para o varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), podendo ser cancelado conforme a intensidade das chuvas.

Bruno, graduado em Relações Internacionais pela UFSC, é instrutor do Programa de Ensino Enxadristico (PENSE). Com experiência no jogo desde os 6 anos de idade e participação em competições desde os 11 anos. É o atual campeão do circuito catarinense de xadrez rápido. A simultânea de xadrez consiste em enfrentar um número determinado de oponentes simultaneamente em tabuleiros distintos.

Para os interessados em jogar, a sala de xadrez da UFSC está localizada no subsolo do bloco administrativo do CDS e funciona nos seguintes horários: 

  • Terça-feira: das 16h às 20h
  • Quinta-feira: das 16h às 20h30 com aula aberta de xadrez das 18h30 às 20h30 com o professor e mestre nacional de xadrez Jaison Bassani.
  • Sexta-feira: das 8h às 12h.

Mais informações através do Instagram.

abr
27
sáb
Trote Ecológico Integração Ambiental
abr 27@9:00 – 13:00

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Trote Ecológico – Integração Ambiental. A atividade ocorre em 27 de abril, das 9h às 13h, na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

Durante o evento, os participantes se dedicarão à manutenção de uma área de recuperação ambiental na praça do CTC, e aos canteiros de horta e viveiros. Além disso, será realizado um piquenique coletivo. Mais informações no Instagram do NEAmb.

Onde fica o Centro

Tecnológico (CTC) de Florianópolis.

*Evento atualizado em 24/4/2024, às 14h42, para inclusão de nova data.

abr
29
seg
Dia da Dança
abr 29@10:30

Na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte)  e o Centro de Desportos (CDS) realizarão aulas abertas no Varandão do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 11h. A comunidade da UFSC está convidada a aproveitar as oficinas de dança dos ritmos de samba, forró, jazz funk e danças circulares em homenagem ao dia, ministradas pelo Projeto de Práticas Corporais. Também, às 18h do dia 3 de maio, haverá um bailinho aberto, no mesmo local, para prática das danças a dois. Trata-se de uma oportunidade para curtir e se divertir com a arte da dança nos próximos dias.

29 DE ABRIL, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCven/UFSC:

– 10h30min Lançamento do edital de seleção da Companhia de Dança UFSC Informações em https://secarte.ufsc.br/selecao-de-bailarinos-e-bailarinas-para-formacao-da-companhia-de-danca-ufsc/
– 11h Oficina de Jazz Funk
– 11h30min Oficina de Danças Circulares
– 12h Oficina de Forró
– 12h45min Oficina de Samba

3 DE MAIO, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCEven/UFSC:

– A partir das 18h, Baile Aberto com Oficinas de Forró e Samba: haverá oficinas, a partir das 18h, e em seguida teremos bailinho para prática das danças a dois.

Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br

set
11
qua
Recepção aos estudantes durante o Projeto 12:30
set 11@12:00 – 12:30

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).

O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.

Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.

Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.

Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 11@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
13
sex
Sobre Viver: O cinema do trabalhador
set 13@19:00

O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a entidade Fazendo Escola, exibe o filme Propriedade (2023), de Daniel Bandeira, na sexta-feira, às 19h, no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sinjusc), localizado na Av. Mauro Ramos, nº 448, no Centro, em Florianópolis. Parte da programação do projeto Sobre Viver: O cinema do trabalhador, esta edição exibirá ainda outros filmes que falam sobre trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência.

Propriedade ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Terror do Brooklyn, realizado nos Estados Unidos. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre no mesmo horário, sendo seguidas de rodas de conversa.

A programação completa e mais informações estão disponíveis na página do Lastro.

set
18
qua
Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 18@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
20
sex
Cine Buñuel: Café de los Maestros (2008)
set 20@19:00

Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.

Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

set
23
seg
Semana da Árvore UFSC 2024
set 23@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
24
ter
Semana da Árvore UFSC 2024
set 24@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
25
qua
Semana da Árvore UFSC 2024
set 25@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
26
qui
Semana da Árvore UFSC 2024
set 26@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
27
sex
Semana da Árvore UFSC 2024
set 27@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

Ciclo de cinema alemão: ‘Lene e os espíritos da Floresta’
set 27@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):

out
10
qui
Sobre Viver: o cinema do(a) trabalhador(a)
out 10@19:00

O Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) exibe, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com o projeto Fazendo Escola, o longa metragem Arábia (2017), dos diretores João Dumas e Afonso Uchoa. O filme integra a edição de 2024 d0 Sobre Viver: o cinema do.a trabalhador.a, que exibe, entre setembro e dezembro, quatro produções audiovisuais brasileiras contemporâneas de baixa circulação nas salas de cinema comerciais, com temáticas voltadas ao trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência. A exibição ocorre às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), na Avenida Mauro Ramos, nº 448, no Centro de Florianópolis.

Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Arábia recebeu o Trófeu Candango, sendo eleito o melhor filme nacional no 50° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2018.

Para assistir o filme presencialmente, não é necessário realizar inscrições. Mas, caso queira acompanhá-lo de forma virtual, é necessário se inscrever pelo formulário on-line.

Para conferir as próximas exibições e mais informações, acesse a página do Lastro.

Trailer – Arábia (2017):