O Núcleo de Estudos em Permacultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fará uma apresentação pública da proposta de um curso de Graduação em Permacultura na instituição. Há mais de uma década, o Núcleo trabalha para popularizar a permacultura, uma ciência socioambiental de planejamento de ambientes humanos autossustentáveis.
> Confira o projeto pedagógico do bacharelado em Permacultura
O evento será realizado na segunda-feira, dia 8 de julho, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado na rodovia Admar Gonzaga, nº 1346, bairro Itacorubi, em Florianópolis. A entrada é gratuita e aberta para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.
Mais informações estão disponíveis no site Permacultura UFSC.
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.
A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.
A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.
Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma audiência pública de elaboração das ações estratégicas relativas às temáticas da extensão universitária no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSC, o PDI 2025-2029. A atividade ocorre na próxima segunda-feira, 4 de novembro, das 15h às 17h, na Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), localizada na Rua Desembargador Vitor Lima, nº 222 – 7º andar, sala 702, no prédio da Reitoria 2, no bairro Trindade, em Florianópolis.
A audiência é voltada a coordenadores de extensão de departamento, unidades de ensino e unidades administrativas; coordenadores e participantes de ações de extensão; alunos; técnicos administrativos e demais pessoas interessadas em contribuir com a extensão universitária.
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.
Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.
Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.
Mais informações no perfil @batalhadoconviva.
Promovida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), a Audiência Pública marcada para o dia 19 de novembro, às 18h, reunirá a comunidade universitária para conhecer e discutir as propostas de ações para combater o racismo institucional na UFSC. O evento será na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
A audiência pública terá transmissão ao vivo, pelo YouTube da TV UFSC.
Durante a Audiência, a Comissão nomeada a fim de elaborar uma revisão à Resolução Normativa Nº 34/CUn/2013, deve apresentar propostas. A comissão estuda mudanças às normas para o ingresso na carreira do magistério superior na UFSC, buscando ampliar a contratação de servidores docentes negros na instituição.
Segundo apontou o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC, ações do tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% de servidores negros estipulado por lei.
A vice-reitora Joana Célia dos Passos afirmou que essa é a principal pauta do Novembro Negro UFSC. “São muitas as pautas em que precisamos avançar, a principal delas sendo as questões levantadas no Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC. Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupaçao de vagas para docentes negros, a nossa gestão nomeou uma comissão para formular propostas que respondam a esse desafio. As propostas têm sido discutidas nas unidades de ensino e serão apresentadas à comunidade em geral. Todos(as) são convidados a participar”, reforça.
Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Sedrez Chaves, ao longo dos últimos anos, a UFSC conseguiu entregar à comunidade universitária uma Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional que previa inclusive esse diagnóstico demonstrado no Relatório.
“Agora temos a oportunidade de implementar uma nova ação, desta vez por meio da revisão de nosso regramento, para que a UFSC deixe de figurar entre as instituições que não atingiram esse percentual mínimo exigido por lei. Já tivemos grandes avanços até aqui para demonstrar que a UFSC quer ser uma instituição antirracista. Acredito que conseguiremos promover a equidade também nos concursos públicos, aprimorando a maneira como as ações afirmativas são aplicadas. É muito importante a participação de toda a comunidade nesta Audiência Pública”, disse Leslie.
Após a apresentação em Audiência Pública, as propostas serão reunidas e encaminhadas para apreciação do Conselho Universitário.
Serviço:
O quê: Audiência Pública para discutir combate ao racismo institucional na UFSC
Quando: 19 de novembro, terça-feira, às 18h
Onde: Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis.
>> Conheça o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
>> Saiba mais na notícia UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), retorna nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 19h, na Igrejinha da UFSC, com a apresentação do concerto O Despertar de Vênus pela Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A atração homenageia as mulheres, trazendo um programa inteiramente dedicado às compositoras da música clássica e do romantismo europeu até a música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O programa conta com obras de Ethel Smyth, uma das principais vozes do movimento sufragista no Reino Unido, e Grace Williams, compositora inglesa do início do século XX, com a suíte orquestral Sea Sketches (Episódios do Mar), que será executada pela primeira vez em Santa Catarina; além das compositoras contemporâneas Daphne Tayo e Elodie Bouny. O concerto também destaca o grande legado da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, pioneira na música popular e erudita nacional.
“A história da música não seria a mesma sem as obras e vidas dessas mulheres, que romperam barreiras e deixaram um legado criativo, sensível e pujante. O concerto é uma celebração da criatividade e da força feminina na música”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.
Orquestra Filarmônica Catarinense
A Associação Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a cultura musical em todas as suas formas e correlações, dando incentivo à música brasileira, estando entre as suas prioridades a manutenção da Orquestra Filarmônica Catarinense.
Em 2024, a Orquestra iniciou uma nova fase de programas culturais e sociais. A instituição conta com um amplo e diversificado portfólio desenvolvido desde 2005, quando foi fundada sob a denominação de R&R Classic. Durante todo esse período, atuou fortemente na área de produção artística, gerindo projetos diferenciados e eventos culturais de alta qualidade sonora no Estado de Santa Catarina.
Com intuito de incentivar uma maior inclusão cultural utilizando a música e as artes como ferramentas, a OFiC promoverá à sociedade o acesso aos bens culturais, por meio de ingressos acessíveis e/ou gratuitos, em todas as atividades realizadas por ela nesta temporada.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, o projeto Igrejinha Musical busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
As apresentações do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço:
O quê: Igrejinha Musical | Orquestra Filarmônica Catarinense – Concerto O Despertar de Vênus
Quando: 13/03/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto a comunidade – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Mídias sociais Orquestra Filarmônica Catarinense: Instagram | Facebook | YouTube
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.
Serviço:
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), com o apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realiza, no dia 4 de abril, o 1º Funzana de 2025. O evento, que ocorre às 18h30 no espaço físico do NUER, localizado no 2º andar do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa e projetos em andamento do núcleo.
O iniciativa busca ampliar as discussões sobre identidades, relações interétnicas e epistemologias afro-diaspóricas, fortalecendo o debate acadêmico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre as experiências das populações negras e quilombolas. Aberto ao público acadêmico e não acadêmico, o evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além disso, os participantes receberão certificado de 4 horas de participação.
Entre as palestrantes confirmadas estão:
Drª Alexandra Alencar: falará sobre “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Co-coordenadora NUER e do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha, é mãe do Nagô e do Irê e apresentará o trabalho “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.
Drª Ilka Boaventura Leite: apresentará o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. Professora titular aposentada do Departamento e do PPGAS, Ilka é também professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER, bem como coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
Drª Samara Freire: sua fala é intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. Samara é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), além de coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras e atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.
Drª Thainá Castro: falará sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Memória Social pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC e co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do NUER (@nuer.ufsc) e do Instituto Kadila (@institutokadila).
A banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, no dia 28 de maio às 12h30 no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço.
O Projeto 12:30 é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio do projeto, a UFSC recebe apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
A banda Jubarte Elevador já participou de eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural. O repertório da banda é composto por músicas autorais, com diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail projeto1230@contato.ufsc.br e ou pelo instagram da banda @jubarteelevador.
O Grupo de Estudos, Educação Ambiental e Agroecologia da Biologia (GEABio) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o projeto Ecoando Sustentabilidade promovem a Audiência Pública Popular – Floripa Livre de Petróleo nesta quinta-feira, 12 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em Florianópolis. O evento é aberto ao público geral.
Segundo os organizadores, a ameaça da expansão da exploração de petróleo na costa catarinense acende um alerta entre comunidades tradicionais, pescadores, especialistas em meio ambiente e ativistas ambientais. A atividade que ocorre em Florianópolis nesta quinta faz parte de um movimento que também realiza na segunda-feira, 9 de junho, a audiência SOS Litoral Sul – SC: Garopaba diz não ao petróleo, na Câmara de Vereadores de Garopaba.
As audiências públicas em Garopaba e Florianópolis têm como objetivo promover um debate qualificado, regional e participativo, ancorado em dados técnicos, na vivência da comunidade local e no reconhecimento da urgência de decisões políticas compatíveis com a emergência climática. A presença e o engajamento da sociedade são fundamentais para fortalecer a mobilização coletiva em defesa do litoral catarinense e contra os impactos da exploração petrolífera.
Ainda conforme a organização, as audiências públicas também ocorrem em um contexto de ataques legislativos à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por meio de dois projetos apresentados pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC): o Projeto de Lei 849/2025, que propõe a redução da faixa territorial da APA, e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 130/2025, que visa revogar o decreto de criação da unidade de conservação. Ambos os projetos foram amplamente criticados por representantes das comunidades tradicionais, pesquisadores, ambientalistas e parlamentares comprometidos com a preservação do litoral catarinense.
Para mais informações, acesse o Instagram do Ecoando Sustentabilidade.