Calendário de Eventos UFSC

set
20
sex
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos
set 20@9:00 – 12:00
Oficina: Cinema, Educação e Direitos Humanos @ Laboratório Fotográfico do curso de Cinema da UFSC

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem a oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos de 18 a 20 de setembro, das 9h às 12h, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 11 de setembro através do formulário. A oficina será presencial e será fornecido certificado de participação de 9 horas.

As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação.

Mais informações no site do evento.

out
22
ter
11ª Literar: Romances Gráficos e Narrativas Políticas
out 22 – nov 19 dia inteiro
11ª Literar: Romances Gráficos e Narrativas Políticas

O projeto de extensão Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá três encontros ao longo do segundo semestre de 2024. Com o tema “Romances Gráficos e Narrativas Políticas”, a 11ª edição do Literar irá debater os livros Angola Janga, de Marcelo D’Salete, e Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle. A participação é aberta a todos e as inscrições devem ser feitas neste link. O cronograma dos encontros está disponível aqui.

Coordenado pela professora Luana Renostro Heinen, o grupo foi criado em 2019 com o objetivo de questionar o formalismo e tecnicismo que prevalecem no ambiente jurídico por meio da arte. A análise crítica da literatura permite transportar o imaginativo das páginas para a realidade. O grupo pretende ser um espaço interdisciplinar de troca, onde seja possível construir, através de dilemas humanos (em especial políticos, éticos e jurídicos), um pensamento crítico em relação ao sistema normativo, a partir da arte da leitura, interpretação e escrita literária.

11ª Edição: Romances Gráficos e Narrativas Políticas

A literatura é expressão da liberdade, e essa liberdade reside também em sua forma. Na 11ª edição do Literar será debatido como as narrativas gráficas podem ampliar a consciência política. Nesse sentido, foram selecionadas obras com narrativas intensas e impactantes. Angola Janga, de Marcelo D’Salete, retrata a resistência do quilombo de Palmares, destacando a luta por liberdade e justiça em uma sociedade opressiva. D’Salete utiliza o poder das imagens e das palavras para nos levar a refletir sobre a resistência negra e a importância da memória. Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle, mergulha nas complexas relações entre arte e política, explorando a vida de artistas e suas lutas contra regimes autoritários. Através de uma narrativa envolvente, de la Calle nos mostra como a arte pode ser uma arma poderosa na resistência a toda forma de controle.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações na página do Literar ou no Instagram.