Calendário de Eventos UFSC

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com

jul
1
seg
Curso: Endocanabinologia para profissionais da saúde
jul 1 – ago 30 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Dalla Instituto, organiza o curso de extensão “Endocanabinologia para profissionais de saúde”. O objetivo é capacitar profissionais e estudantes sobre o sistema endocanabinóide e suas diversas formas de modulação para atuarem em suas áreas com esse conhecimento. Os coordenadores do evento são o professor Rui Prediger, do Centro de Ciências Biológicas, e a professora Dalla Colletta, do Dalla Instituto.

O curso será on-line e terá duração de oito semanas, com início em 1 de julho até 30 de agosto. Após esse período, as aulas ainda ficarão disponíveis para revisão até 31 de outubro na plataforma Eduzz/Nutror.

As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser realizadas pelo site do evento. Para a comunidade da UFSC e do HU/UFSC/EBSERH (alunos, TAEs, professores e profissionais) a inscrição é gratuita, mediante comprovação de vínculo com a instituição. Demais profissionais devem pagar o valor de R$960 e alunos externos, R$480.

Serão oito módulos com mais de 70 aulas. Ao final do curso haverá emissão de certificado de 120 horas pela UFSC, após uma avaliação do conteúdo apresentado.

Mais informações estão disponíveis no mesmo site da inscrição.